Manchester (Inglaterra) – No primeiro dia de confrontos pela fase de grupos da Copa Davis, as equipes da França, Chile, Sérvia e Holanda saíram na frente. E três desses times venceram suas séries por 3 a 0, o que ajuda na busca por vagas no mata-mata.
Jogando em Manchester, na Inglaterra, os franceses venceram os três jogos contra os suíços. A série começou com a virada de Adrian Mannarino contra o jovem Dominic Stricker por 3/6, 6/1 e 6/4. Na sequência, o canhoto Ugo Humbert passou com duplo 6/4 por Stan Wawrinka. Já na partida de duplas, Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin venceram Marc-Andrea Huesler e Stan Wawrinka por duplo 6/2. Os países estão no Grupo B, que ainda tem Grã Bretanha e Austrália.
Pelo Grupo A, disputado em Bolonha, na Itália, o Chile varreu a Suécia. Cristian Garin derrotou Leo Borg por 7/6 (8-6), 3/6 e 7/5. Depois, Nicolas Jarry venceu Elias Ymer por 6/2 e 6/4. Nas duplas, Tomas Barrios Vera e Alejandro Tabilo venceram Filip Bergevi e Andre Goranson por 6/4 e 7/5. No mesmo grupo estão a anfitriã Itália e o atual campeão Canadá.
What a match between Leo Borg and @Garin_Cris, ultimately Garin takes the win for Chile 🇨🇱#DavisCup | @Ftch_oficial pic.twitter.com/24UcMJI0ts
— Davis Cup (@DavisCup) September 12, 2023
No Grupo C, em Valência, na Espanha, a Sérvia dominou o confronto contra a Coreia do Sul. Dusan Lajovic superou Seongchan Hong por 6/4 e 7/6 (7-3). Na sequência, Laslo Djere venceu de virada Soonwoo Kwon por 4/6, 6/2 e 6/2. E nas duplas, Nikola Cacic e Miomir Kecmanovic venceram Ji Sung Nam e Min-Kyu Song por 3/6, 6/4 e 7/6 (7-5). Espanha e República Tcheca também estão na chave.
Já no Grupo D, disputado em Split, na Croácia, a Holanda fez 2 a 1 contra a Finlândia. Os finlandeses saíram na frente, com Otto Virtanen vencendo Botic van de Zandschlup por 7/6 (7-0) e 6/4. Na sequência, Tallon Griekspoor derrotou Emil Ruusuvuori por 7/6 (7-4) e 6/3. A definição ficou para a partida de duplas, em que Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop venceram Harri Heliovaara e Patrik Niklas-Salminen por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3. O grupo ainda tem Croácia e Estados Unidos.
Dutch Delight 🇳🇱@wesleykoolhof and @Mside83 win the deciding doubles match!#DavisCup | @KNLTB pic.twitter.com/1iujYq31qc
— Davis Cup (@DavisCup) September 12, 2023