PLACAR

Fonseca torce agora por vaga no quali de Roland Garros

Foto: Tiriac Open

Por Felipe Priante
Da redação

Embora ainda tenha idade para competir na chave juvenil dos Grand Slam, o carioca João Fonseca já está se aproximando de um ranking que lhe garante ao menos um lugar nos qualificatórios dos quatro principais torneios do circuito. Ele poderia inclusive ter carimbado a vaga para o quali de Roland Garros nesta sexta-feira caso tivesse vencido em Bucareste.

Atual 276 do mundo, o carioca conseguirá nova boa subida com as duas vitórias que obteve na semana. Ele aparecerá em ótimo 241º lugar na lista da próxima segunda-feira. Contudo, essa marca deve ser insuficiente para levá-lo diretamente ao quali no saibro parisiense, uma vez que na temporada passada o último a entrar na disputa foi o argentino Mariano Navone, então 230º do mundo.

A lista de classificados para o quali de Roland Garros sairá daqui duas semanas, no meio da disputa do Masters 1000 de Madri. Por isso o ranking utilizado deve ser o da próxima segunda-feira. Fonseca poderia ter garantido vaga se tivesse vencido o chileno Alejandro Tabilo, uma vez que indo à semi de Bucareste ele subiria para o 212º lugar.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A relação de jogadores do quali também será impactada pela definição dos oito convites para a chave principal. Se os jogadores convidados estiverem numa faixa de ranking entre o 100º e o 230º lugar e inicialmente inscritos para o quali, os tenistas da lista de espera podem se beneficiar. Entre os tenistas que hoje não têm ranking para entrar diretamente em Roland Garros e dependeriam de convites para não ter que jogar o quali estão os franceses Richard Gasquet, 112º do mundo, Pierre-Hugues Herbert, 148º colocado, e o jovem Giovanni Mpetshi Perricard, 162º, além do austríaco Dominic Thiem, 105º do ranking e duas vezes finalista em Paris.

Outra possibilidade para o jovem brasileiro é receber convite da Federação Francesa de Tênis (FFT), que organiza o torneio. Todos os convites para o quali, no entanto, têm sido dados a atletas da casa nos últimos anos. A última vez que um estrangeiro ganhou chance foi em 2016. Nessa edição, o australiano Matthew Barton ganhou a oportunidade de buscar uma vaga na chave de Roland Garros.

37 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Rossa
Felipe Rossa
1 mês atrás

Onde está a Federação Brasileira de tênis neste momento e Guga tbm, bora pressionar os Franceses por este convite.

Richard Krajicek
Richard Krajicek
1 mês atrás
Responder para  Felipe Rossa

Infelizmente, o critério para a distribuição de convites em Grand Slams não é o mérito ou o potencial, mas sim a nacionalidade e, em alguns raros casos, o currículo, como aconteceu na despedida do Guga.

CBT e Guga até podem tentar conversar com a organização, mas nada sugere que esse cenário será alterado no caso do João. Basta ver que Alcaraz, Sinner, Zverev, Tsitsipas, Rune, etc, também foram grandes promessas e jamais receberam convite.

Eles sempre preferiram destinar convites para jovens ou veteranos locais e desta vez não deve ser diferente.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
1 mês atrás
Responder para  Richard Krajicek

E convenhamos também. Será que jogar Roland Garros nesse momento seria interessante para o Fonseca? Ele ainda não está conseguindo segurar o ritmo em partidas longas. Talvez seja mais proveitoso pra ele nesse momento continuar disputando os fortíssimos challengers, onde está fazendo bonito conseguindo vitórias em cima de jogadores muito mais experientes e bem ranqueados, além dos convites que tem recebido para os ATP 250, como esse último na Romênia onde teve um desempenho excepcional.

João
João
1 mês atrás
Responder para  Ricardo Ortegal

Por isso existe o quali que é em melhor de 3 sets seria uma ótima para o João ele tem potencial pra isso o thiem sou fã dele mais ele não está jogando nada tem um tenis brilhante mais parece que está querendo parar se ele enfrenta o João ele perde

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Receber convite para o qualy de Roland Garros não deve ser tão difícil assim para o Federer. Afinal, a marca do uniforme (Federer é sócio)
do Fonseca já rendeu belos convites para esses últimos torneios menores. E tem valido a pena o investimento, Fonseca tem ido bem nos torneios.

Última edição 1 mês atrás by Rockton
Richard Krajicek
Richard Krajicek
1 mês atrás
Responder para  Rockton

O Fonseca foi convidado para os Atps de Santiago, Estoril e Bucareste em razão do excelente desempenho no Rio Open, quando venceu Fils e Garin com autoridade e estilo, exibindo um grande repertório de golpes. Se tivesse perdido na primeira rodada, muito provavelmente não teria recebido esses convites, mesmo com o patrocínio da On.

Arthur
Arthur
1 mês atrás

LETS Go Jhon, LETS Go!!

Cassio
Cassio
1 mês atrás
Responder para  Arthur

FON SE CA! FON SE CA!

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

RG já era, teria que acontecer uma hecatombe de desistência pra entrar pelo ranking no Qualy e a FFT simplesmente n dá convites para atletas não franceses fora acordos com outros GSs..

Deve disputar seu primeiro Qualy em GS em Wimblendon msm e o melhor: com as boas respostas em quadra, deve continuar recebendo convites pros ATPs esse ano(acho bem possível inclusive já rolar um convite pro Masters 1000 de Madri na próxima semana..

João Pedro
João Pedro
1 mês atrás

O Guga tinha que entrar no meio, tem muita moral lá, Guga e Federer tinha que pressionar pra essa vaga. Mas o Guga peca muito nesse aspecto, na hora de receber homenagem ele vai, mas agora que é algo importantissimo pro crescimento pro tennis no Brasil ele some? Pô Guga..

Brunocc
Brunocc
1 mês atrás
Responder para  João Pedro

Não entendi, está criticando o guga por algo que nem aconteceu?

Jose Carlos
Jose Carlos
1 mês atrás
Responder para  João Pedro

Guga nem ninguém tem obrigação alguma de satisfazer suas vontadezinhas, João Pedro. Cresça.

Rogério Jeaua
Rogério Jeaua
1 mês atrás
Responder para  João Pedro

” Mas o Guga peca muito nesse aspecto” , essa frase dá a entender que isso já ocorreu antes. Pode citar quando?

Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás
Responder para  João Pedro

Não entendi…. Vc está criticando o Guga por teoricamente não fazer algo que ele não tem nenhuma obrigação ou responsabilidade de fazer?

Paulo Mala
Paulo Mala
1 mês atrás
Responder para  João Pedro

Também sinto falta da figura dele, ajudaria bastante o tenis brasileiro.
Mas ele optou por uma vida mais reclusa e temos de entender.

Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
1 mês atrás
Responder para  Paulo Mala

Até porque a parte dele ele fez e muito bem!

JONY MARCIO SANTOS
JONY MARCIO SANTOS
1 mês atrás

Será que pode pintar uma vaga pra chave principal de Madrid? O único concedido até agora foi pro Martin Landaluce.

Leonel
Leonel
1 mês atrás

Ele merece um convite pro Quali de RG. Merecer ele merece porém a realidade é distante do bom senso e merecimento em Slam. Não dá pra reclamar não. Menino agora vai subir igual rojão e frequentar os ATPs ou por ranking ou convites. Joga muito isso é o que interessa. Talvez tenha pesado ele saber que dependia da vitória contra o Tabilo pra entrar em Rolanga. Nervosismo aumenta.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Também acho que a vaga no quali de RG pode ter passado pela cabeça dele naquele tiebreak, o que fez com que segurasse um pouco o braço.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Por isso André de ter tido o cuidado psicológico pra não pressionar demais o atleta. Ninguém sabe o limite mental do outro. Quantos já pediram tempo devido pra tratar saúde mental Decamps, Osaka, Byles(ginástica olímpica) e aquele que não pede tempo camufla nas derrotas incompreensíveis. Será que a Bia não é pra ficar atento. Queda muito grande de rendimentos dela gera sinal de alerta. Blz? Bora lá sem ansiedade. Rsrs

Felipe Rossa
Felipe Rossa
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Estava pensando nisso tbm!
Ele sentiu na hora de fechar o jogo, pq era um jogo grande e valia muito…

Porkuat
Porkuat
1 mês atrás

Calma pessoal, não é o fim do mundo se ele não jogar o quali. Vamos deixar as coisas acontecerem no seu tempo.

Fabio
Fabio
1 mês atrás
Responder para  Porkuat

Ótimo comentário!

Jose Carlos
Jose Carlos
1 mês atrás

Realisticamente ter convite ou não no quali de RG não vai fazer diferença alguma para o desenvolvimento da carreira dele. O importante é montar uma base de treinamento na Europa e começar a treinar e jogar todo dia no piso duro. Resultados na terra sempre vão ter asteriscos. Espelhe-se em Sinner e Alcaraz.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás

Ano passado, o Navone, último a entrar no quali de RG, era o 235º no ranking de entrada e não 230°, como publicado. A lista fechou no 234°, mas houve uma desistência que o beneficiou.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Corrigindo o meu comentário anterior: ano passado, o Mariano Navone entrou no quali de RG de fato como 230°, mas o último a entrar foi o alternate Renzo Olivo, então 235º no ranking de entrada. A lista fechou no 234°, mas houve uma desistência que o beneficiou.

Balbino Neto
Balbino Neto
1 mês atrás

Foi um ótimo jogo do Fonseca, mas sem essa vitória maiores pretensões foram prorrogadas. Não faltarão oportunidades e 2025 já está aí. Avante!

Vanessa
Vanessa
1 mês atrás
Responder para  Balbino Neto

Concordo com o fato de que terão novas oportunidades, mas falta muito para 2025 RS… Agora acredito que ele tem grandes chances para os dois últimos Grand Slams da temporada.

Eduardo Braga
Eduardo Braga
1 mês atrás

Fonseca merece convite para a chave principal, isso sim. Sensação. Histórico.

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás

Pessoal, sinceramente…. Acho que Roland Garros precisa mais do João do que o João de Roland Garros nesse momento…Se tudo continuar acontecendo como está daqui alguns anos vamos lembrar de qual primeiro Slam esse garoto jogou.
Só minha opinião tá…

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Agora eu li um comentário consistente. Parabéns!

Carlos
Carlos
1 mês atrás

Era só ter ganho do Tabilo e pronto!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás

Parabéns Fonseca, continue assim. Step-by-step, se não sair agora o 1o. GS, logo sairá. Não ligue pros apressadinhos. Faça seu jogo.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Infelizmente temos que encarar a realidade. Roland garros só da convites para franceses.entao ele não joga o qualy de Roland garros. Jogaria se o João fosse francês .foi o que aconteceu com alizet cornet que recebeu convite para chave principal quando tinha 17 anos e jogou contra serena.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE