Fonseca tenta tirar aprendizado e trabalha para seguir evoluindo

Foto: Peter Power/National Bank Open Presented by Rogers

Cincinnati (EUA) – Eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Cincinnati, o jovem carioca João Fonseca fez um breve balanço da derrota sofrida na última segunda-feira diante do francês Térence Atmane, que marcou parciais de 6/3 e 6/4 sobre o brasileiro.

“Ontem não foi um bom jogo. Cada semana que passa no circuito vou aprendendo mais e vendo onde tenho que evoluir. Seguimos trabalhando e aprendendo”, observou o carioca de 18 anos, que terá como próximo compromisso a disputa do US Open.

As duas vitórias conquistadas em Cincinnati levarão Fonseca de volta para o top 50 e deverão o fazer bater sua melhor marca no ranking. Ele está saindo provisoriamente da atual 52ª colocação para a 44ª na próxima lista, mas espera pelos resultados desta semana.

Na corrida da temporada, o carioca está ainda mais bem colocado. Contando apenas os pontos somados em 2025, ele é o 36º mais bem colocado, à frente de nomes como Gael Monfils, Hubert Hurkacz e Giovanni Perricard.

Subscribe
Notificar
guest
29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
3 horas atrás

Como sempre né,sempre a mesma coisa
Ontem mais uma vez não era jogo para perder
É esporte sempre tem surpresas,mas com Fonseca tem acontecido muito,tem perdido muitos jogos que não podia,e pior,atuando mal

Carver
Carver
1 hora atrás
Responder para  Diego

Enumere os “muitos jogos”. De Jong, Schoolkate, Altmane? Nesse mesmo período ele jogou de igual pra igual com Tommy Paul, Taylor Fritz e Cobolli. Chegou à R3 de Roland Garros e Wimbledon, o cara mais novo a fazer isso em 25 anos. A gente tem que parar de ser imediatista e olhar para o quadro mais amplo. Ninguém evolui em linha reta. A caminhada é cheia de altos e baixos, ainda mais nessa idade. Quer dizer que tá tudo lindo e perfeito? Claro que não. Mas é preciso ter um pouquinho mais de paciência. Eu hein.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
46 minutos atrás
Responder para  Carver

Realmente não sei se isso acontece no restante no mundo, mas o brasileiro tem prazer em ir contra a boa previsão para um atleta nacional. Então aparecem nas derrotas não para criticar o desempenho do dia, mas para questionar a qualidade do atleta. Mesmo com um jogador de 18 anos. Eu confesso que ainda me surpreendo com isso

Lucas F.
Lucas F.
3 horas atrás

Sempre diz isso, mas sempre joga igual…

Bryanna Nasck
Bryanna Nasck
3 horas atrás

Concordo plenamente! Está evoluindo de uma maneira impressionante. O problema é que não consigo assistir mais do que um set dessa evolução.

F.F.
F.F.
3 horas atrás

Fogo de palha

Neto
Neto
36 minutos atrás
Responder para  F.F.

Bom mesmo é o teu queridinho, o pseudo selvagem, né?

melkizedeke menezes
melkizedeke menezes
3 horas atrás

Essa evolução dele, pode levar o mesmo ao 100º lugar no ranking, mais cedo que todos esperávamos. Se os pais desse garoto não se atentarem e buscarem algo novo, técnico de renome e experiência para tirar o potencial do mesmo, orbitará no top 50/60.

Luiz Otavio
Luiz Otavio
1 hora atrás
Responder para  melkizedeke menezes

tecnico de renome? Isto não garante nada…. Ja esta entre os 40/50 sem este tecnico de renome.

Lara
Lara
3 horas atrás

João é top 50 e deveria jogar toneios 250 e abaixo. Ele não é top 10

FugiL
FugiL
1 hora atrás
Responder para  Lara

Em boca fechada não entra mosquito, cada barbaridade que se vê… O cara tem ranking para jogar os torneios grandes e não vai jogá-los? Concordo que a equipe está se equivocando com o calendário, poderia ter jogado alguns torneios menores que não coincidiram com os M1000 e Grand Slam, mas deixar de jogar esses, tendo ranking para isso? Que bobagem, vai procurar entender um pouco mais do esporte e depois venha dar opiniões mais coesas.

Sergio lopes
Sergio lopes
3 horas atrás

Impressionante. Msm com todas as críticas, é o 36 na corrida., falar mais o quê? É Corrigir os defeitos, mais do que normais para a idade e físico, pois ainda el crescimento, e seguir na evolução dia a dia! Parabéns, João!

FugiL
FugiL
1 hora atrás
Responder para  Sergio lopes

Exatamente, o problema são os “entendidos” que publicam qualquer asneira, o moleque tem 18, vai fazer 19 agora, e já é top 50.. deve fechar o ano entre os 30,40. O que querem mais?

Rocky Balboa
Rocky Balboa
2 horas atrás

João é jovem e vai crescer, o que preocupa é hoje ele estar jogando menos do que estava jogando quando ganhou o next gen finals. No próprio Masters 1000 de Miami que foi em março o tênis dele estava melhor do que nesta gira norte americana.

Robson
Robson
2 horas atrás

João tem um bom saque, boas direita e esquerda, mas falta consistência. Tem que aprender muito a receber saque. Leva muito ace pq fica tentando adivinhar o saque. Não é um bom voleiador, só sabe fazer voleios para o fundo. Tem q aprender a matar o voleio nas deixadas. Mas ainda é jovem e tem muito a aprender.

JClaudio
JClaudio
2 horas atrás

Quando criança, é necessário aprender a lidar com a frustração, é algo muito importante para o desenvolvimento humano.
O fracasso é uma possibilidade que pode acontecer, mesmo protegido numa redoma familiar.
Lidar com as derrotas e decepções não é para qualquer um.
João Fonseca demonstra frustração por não ser aquilo que todos esperam dele…
Até ele.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
1 hora atrás
Responder para  JClaudio

Você realmente acha que o JF, ou qualquer pessoa de seu entorno profissional, imaginavam que o caminho seria diferente? Essa expectativa por todas as vitórias é talvez sua, e de parte da torcida, mas com certeza não de quem importa para construção dessa carreira de um atleta de 18 anos, que está na melhor posição de um tenista brasileiro nos últimos 15.
Claro que a performance dele no jogo de ontem está passível de criticas, foi bem abaixo, mas dai a falar que ele está frustrado? Felizmente acredito que a formação desse atleta tem sido boa a ponto de não se preocupar com a minha ou a sua previsão ou expectativa sobre ele.

JClaudio
JClaudio
41 minutos atrás
Responder para  Pedro Henrique

Olá Pedro

Outro dia, o jovem quebrou uma raquete após uma derrota, num outro jogo, cumprimentou com muita má vontade o adversário após uma derrota, no Canadá, senão me engano não ofereceu uma entrevista para os jornalistas (algo comum nas vitórias).
Existe uma frustração, basta observar a linguagem corporal do jovem tenista (durante o jogo).
Com certeza é um bom jogador de tênis, coloca-lo como “fenômeno” é algo que foge da realidade.
No meu caso, nunca tive expectativa sobre ele, é um bom jogador e ponto.

Rogerio
Rogerio
2 horas atrás

O francês foi muito inteligente pra entender o jogo do oponente, não esperar ele ser agressivo e sim comandando o jogo desde do 1° game, quando João foi abrir os olhos já estava 4/0 , no segundo set….tomara que sirva de aprendizado e tire um pouco de pressão…tá muito carrancudo…se inspire no Shelton.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
2 horas atrás

Espero que o Fonseca e sua equipe estejam realmente avaliando os motivos da queda de performance e trabalhem para evoluir nos pontos necessários. Precisa melhorar a movimentação de pernas e velocidade, trazer mais variação no jogo, saber jogar as vezes com mais margem pra sustentar trocas mais longas e melhorar a batida do BH, principalmente na corrida. De qualquer forma é um ano até aqui muito positivo. Deve bater o melhor ranking e essas duas vitórias em Cincinnati o levam a 28 vitórias em nível ATP, passando João Souza e igualando Danilo Marcelino.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
1 hora atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Vejo que sempre há um confusão entre muitos que querem questionar a precocidade do João. Ele é um fenômeno, não porque já é um jogador pronto, que não precisa evoluir e pode disputar com os top10, mas sim pq aos 18 anos ele acumula feitos incríveis desde o seu tempo de juvenil. O ano dele é fantástico, se acabasse hoje. Ontem jogou mal, e pode ter a performance questionada, claro. Mas não deixa de me incomodar quem quer desmerecer o que ele já faz com tão pouca idade. Cabe a nós torcer para que a evolução e principalmente trabalho ( que não falta) sigam e ele sempre se mantenha acima da média.

Paulo A.
Paulo A.
2 horas atrás

Será mais um erro não jogar o próximo ATP 250 para ganhar ritmo e, quem sabe, mais vitórias e ritmo.

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
2 horas atrás

Anotem bem o nome desse francês, pois, em breve será “top ten”. Quanto ao nosso João, resta muito trabalho e dedicação que os resultados serão consequência.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
2 horas atrás

Disse que está aprendendo a cada dia, mas a realidade é que não está.

Artur
Artur
1 hora atrás

João tem apenas 18 anos e essa instabilidade é normal; embora queiramos sempre resultados rápidos para satisfazer nossa carência por um ídolo nacional no circuito de tenis.

Só acho que ele deveria ser treinado por alguém de mais peso e experiência.

andre dalla
andre dalla
1 hora atrás

Eu passo pano pro João mesmo e acho que é apenas um fase ruim, no Us Open vai ser diferente. E se conseguir chegar na terceira rodada também já estará ótimo. Torço sempre e não é uma ou duas derrotas que vai fazer eu criticar a mais nova esperança do esporte brasileiro. Estão querendo torrar o garoto como se ele tivesse obrigação de vencer todos os jogos.

Andre Bacellar
Andre Bacellar
1 hora atrás

Ontem João insistiu no forehand do francês, dando chance pros winners. Coisa que até amador evita. Só que ele é profissional e deveria ter uma equipe pra treinar isso e lembrá-lo durante o jogo.

Brasileiro
Brasileiro
1 hora atrás

João ainda é Juvenil, e jogou como um juvenil contra um profissional … a partir do dia 21 de agosto entre em outra categoria deverá jogar como um profissional, …. daí as cobranças por resultado podem começar

Luciano
Luciano
24 minutos atrás

A nova Bia!! A cada nova eliminação as mesmas desculpas!! Levantar a cabeça , trabalhar para seguir evoluindo!! Coisa que faz tempo que não vem acontecendo!!

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.