Lexington (EUA) – O domingo de finais do tênis olímpico foi especial também para João Fonseca, que conquistou o primeiro título de sua carreira profissional em simples. O carioca d 17 anos venceu o challenger de Lexington, em quadras duras nos Estados Unidos, superando o australiano Li Tu, de 28 anos e 222º colocado, com parciais de 6/1 e 6/4 em apenas 1h14 de partida.
Fonseca disputou sua segunda final de challenger na carreira, depois de ter ficado com o vice no saibro de Assunção, em março, quando perdeu uma final brasileira para o paulista Gustavo Heide. No começo do ano, ele foi semifinalista em Buenos Aires e ganhou também o título de duplas, ao lado de Pedro Sakamoto.
Durante a semana, Fonseca venceu cinco jogos sem perder sets. Ele estreou conta o japonês Kaichi Uchida e depois bateu o canadense Liam Draxl nas oitavas. Por conta da chuva, teve que jogar as quartas e a semifinal no sábado, superando o canadense Gabriel Diallo pela manhã e o francês Hugo Grenier no fim da tarde.
What a backhand from Joao Fonseca 🔥😱#ATPChallenger pic.twitter.com/Bg5Z103ZLu
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) August 4, 2024
Fonseca terá melhor ranking, Sinner já venceu torneio
A conquista em Lexington rende 75 pontos na ATP para Fonseca e um prêmio em dinheiro de US$ 11.200. Ele começou a semana como 214º do mundo e vai entrar no top 200, alcançando o 166º lugar. Entre os brasileiros no ranking, já será o quinto melhor do país e cada vez mais próximo de Felipe Meligeni (143º) e Gustavo Heide (148º).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O challenger de Lexington é uma competição estabelecida há muito tempo no circuito, desde 1995. Um dos campeões é o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, que venceu o torneio em 2019. A galeria de vencedores também conta com nomes como John Isner, Lloyd Harris e o jovem chinês Juncheng Shang. Fonseca também se torna o brasileiro mais jovem a vencer um torneio deste nível.
Time flies 🤯
Five years ago today, now world No. 1 @janniksin claimed his second Challenger title in Lexington!#ATPChallenger | @atptour pic.twitter.com/HwnYMHrrvK
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) August 4, 2024
Início arrasador e quebra decisiva no segundo set
O início de partida foi o melhor possível para Fonseca, que não enfrentou break-points no primeiro set e conseguiu duas quebras. Ele chegou a abrir 5/0 no placar antes do australiano, que executa o backhand com apenas uma mão, fazer seu primeiro game na partida e o único no set. Bem adaptado às condições mais rápidas do torneio, o carioca estava muito firme no saque e ditava o ritmo dos ralis de fundo.
Com pressão constante sobre os games de saque do australiano, Fonseca teve um break-point já na abertura do segundo set, mas só conseguiu quebrar em um game muito longo para fazer 3/2.
E na sequência, teve o serviço ameaçado pela primeira vez na partida, mas salvou o break-point, e depois encaixou um ace no meio da quadra e ainda venceu um ponto na rede para confirmar o game. Depois disso, soube administrar a vantagem, com direito a vários winners de forehand para confirmar a vitória em sets diretos.
This is only the beginning for Joao Fonseca 🤩#OnTheRise | @atptour pic.twitter.com/4vAykbcA6O
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) August 4, 2024
Brilhante João. 1º título na carreira. Primeiro de muitos, com certeza. Será o 55º brasileiro no TOP200. Como 166 do mundo, já vai estrear no TOP200 passando por Leonardo Kirche, Fábio Silberberg, Matheus Pucinelli, Mauro Menezes, Joaquim Rasgado, Caio Zampieri, João Menezes, Eleutério Martins e Alexandre Hocevar.
Orlando Luz tbm
Orlandinho nunca foi top 200, e tomara que isso sirva para parar os paralelos absurdos com Tiago Fernandes e Orlandinho, que não foram da dimensão do Fonseca no juvenil, muito menos na transição para o profissional
Comparação, desculpa a palavra, esdrúxula. Orlando teve como melhor ranking da carreira a posição de 272 do mundo, já aos 23 anos, bem longe do que o Fonseca conseguiu. Seu melhor ranking enquanto ainda tinha idade de juvenil foi 449 do mundo, Fonseca ja é 166 e deve subir mais. Fonseca já disputou sua 2° final de Challenger e conquistou seu 1° título antes de completar 18 anos. Luz só disputou 1 final de Challenger na carreira, e ficou com o vice. Luz foi um excelente juvenil, mas não confirmou todas as expectativas no profissional. Eu ainda torço por isso, apesar de parecer praticamente uma ilusão hoje. Fonseca já é completamente diferente. Já falei em outros posts, o que que está fazendo nessa idade é comparável a poucos, e todos praticamente que fizeram isso são tops. Se ele será, veremos. Mas as chances são grandes.
Sim mano, eu só comentei Orlando Luz, pois vc esqueceu de incluir ele na lista dos que foram ultrapassados pelo Fonseca
Tera sido um bom presságio o atual número um do mundo ter vencido o mesmo torneio há 5 anos? Hahahaha.
João é um talento e tanto!
Fantástico. Cada vez mais perto de ser número 2 do Brasil
Que seja o primeiro de muitos títulos, João!! Voa garoto!!
Fonsecão da massa! Voa garoto…
Parabéns pelo título de campeão Fonseca! Que seja o primeiro de muitos outros, de preferência ATPs 500, Masters 1000 d GSs!
Siga sempre por mais, você merece!
GIGANTÃO JOÃOZÃO!!!
Esse garoto tem vocação para Campeão!
Joga ‘bsurdo’!
Que dia! O maior do mundo vencendo as Olimpíadas e o futuro número 1 vencendo o seu primeiro título no profissional.
E o que é muito significativo: em uma rápida quadra norte-americana, onde quase todos os brasileiros se dão mal, fugindo da sujeição nacional ao saibro…
Maior do mundo? Qual mundo?
Voa Fonseca. Domingo mágico com o goat e agora a nova promessa brasileira.
Vai empilhar títulos. Vai jogar confortável no piso rápido.e em.todos os pisos. Que dó dos argentinos saibristas.rsrs.
Abriu a porteira agora é um título atrás do outro kkkkk
Me sinto honrado em assistir a ascensão desse jovem tenista que muito engrandece o Tenis Brasileiro. A humildade, a determinação e técnica o credencia a ir longe na carreira, já homologado por Carlos Alcaraz e Novak Djokovic. Ansioso pra assistir pessoalmente suas exibições no Brasil. Um novo Guga esta surgindo.
Nao e um novo Guga. E o joao que Vai ter sua propria historia.
Mais do mesmo do q aconteceu na semana toda. Se jogar 70% do que pode já não tem adversário pra ele nesse nível de challenger 80 no hard. Hoje se o João jogar 75% do que pode ele bate de frente com os top50. A chave eh como ficar forte mentalmente pra manter isso e melhorar.
Até o narrador da transmissão destacou isso. Falou por várias vezes que o João estava num nível bem acima de todos os outros jogadores da chave…
Hoje ele elevou o nível
Sim, elevou. 2 rodada e quartas ele jogou um pouco abaixo, muitos erros, mas o mais do mesmo que eu me referia é ao fato de que se ele jogar o arroz com feijão nesse nivel aí ele já sobra muito.
João é monstro demais, se conseguir se manter jogando nesse nível por longos períodos o céu o limite… Parabéns!!
Sobrou na partida. Que seja o primeiro título de muitos. E com o grande número de torneios na América Latina no final do ano não é de duvidar que o Fonseca atinja o Top 100 ainda nessa temporada, embora eu ache que o grande salto vai ficar pra 25 ou 26. Missão difícil o Top 100 aínda nesse ano, mas se continuar nesse ritmo pode chegar lá. Tem tudo pra ir muito longe.
Nesse ritmo jogar o challenger 75, 100 e 125 vira treino. Na real, o garoto já vai dar trabalho pra QQ um do circuito. Vai perder alguns jogos pela inexperiência ou vacilo mental que ainda tá amadurecendo. Como diZ os mais entendidos. Vai faltar “casca” pra vencer alguns jogos. Faz parte. Bora ser feliz agora rumo ao top 100. Esses pontos de hoje praticamente coloca ele no next gen de final de ano. É o 6 colocado j
Hoje.
Ótima partida! Está de parabéns! Que seja o primeiro de muitos!
Que dia ! O GOAT e Fonseca campeões !
Sensacional, hoje só alegria com Djokovic e agora o Fonseca
Parabéns João Fonseca. Vi o jogo todo foi uma Vitória tranquila
Boa João, parabéns garoto, nosso futuro top one from brazil
Pulou os ITF’s já saiu ganhando Challenger.
O futuro, também pelo mental que ele aparenta ter pelas entrevistas, é brilhante.
Vem um tenista top 10 aí, se Deus quiser.
Que potência nos golpes e que postura tem esse João Fonseca. Todos os jogos dessa semana foram em alto nível. Espero que continue evoluindo e não sofra com lesões e teremos muitas alegrias.
Uma pequena esperança para um país de tenis desesperançoso.
No feminino temos a Beatriz Haddad Maia que, de agosto/2022 pra cá, ficou quase todas as semanas no Top 20 e ainda está no Top 30. Então, é questão de abaixar o nível de exigência e curtir o momento da Bia, que conseguiu um grande feito até agora. O Fonseca parece que tem um grande potencial e tem grande chance de construir uma carreira mais bem sucedida que a da Bia. Inclusive, a Bia é uma de suas inspirações. Portanto, como brasileiro, não me coloco como desesperançoso. Estou satisfeito com a Bia e na torcida para que ela consiga evoluir.
Ah meu amigo, vai dormir kkkkk vc tá querendo lacrar, ngm aguenta mais opinioes tipo a sua, todo mundo tem um cérebro pensante. Tenho ctza que entendeu mto bem o comentário do nosso parceiro.
Excelente João. Reúne muita qualidade, e o que lhe falta vem com o tempo. Mas lembro dos comentários na semana posterior ao Wild ter vencido seu 250. Novo Guga, top 10 no ano que vem…etc. Vamos pegar leve com esse garoto e deixar ele escalar o ranking com toda a calma do mundo.
Baita vitória do João, jogou muito. Parabéns pelo título
Grande dia! Parabéns garoto. E o mais legal é que ele está fazendo o trabalho para jogar bem no circuito. Em vez de ficar no saibro europeu, no conforto, foi para os EUA, dar a cara para bater na quadra dura, onde será o próximo slam. Está dedicado a se desenvolver. (Nada contra os demais brasileiros que ficaram na Europa).
Quando começar a entrar direto na chave principal dos 250 o ranking dele vai disparar. Segunda ou terceira rodada de 250 já dá bastante pontos.
Se esse jogo fosse no torneio interno lá do clube…
Iam falar que o Fonseca era “gato” na categoria… Rsrsrs
Tamanho o domínio dele em todas as rodadas… Jogou demais!!!
Que pecado seria ele ter ido pra uma universidade americana qualquer. Em alguns anos vejo top 10 no masculino e feminino. Fonseca & Barros.
Simplesmente genial, com humildade sempre. Continuarei acompanhando essa escalada.
Grande Fonseca, é só o primeiro de muitos títulos, parabéns Fonseca do Brasil.
Comecou mais cedo que eu previa.
[…] (EUA) – Depois de conquistar o primeiro título de sua carreira profissional em simples, no challenger de Lexington, João Fonseca destacou a evolução que vive […]
Foi quase um duelo geracional em Lexington também. 11 anos de diferença entre os jogadores, apenas cinco a menos do que a diferença na final olímpica. Bom que o mais jovem, nesse caso, venceu.
A gente tem que ir com calma e tal, mas com 17 anos, ganhar da forma como ganhou, não tem como não nos empolgarmos como torcedores.