Lexington (EUA) – A difícil rodada dupla que João Fonseca teve que disputar neste sábado no challenger de Lexington terminou da melhor maneira possível. O carioca de 17 anos garantiu seu lugar na final depois de superar o francês Hugo Grenier, 187º do ranking, por 6/3 e 7/5 em 1h32 de partida.
Pela manhã, Fonseca havia vencido o jogo das quartas contra o canadense Gabriel Diallo também em sets diretos. Ainda em busca de seu primeiro título profissional em simples, ele alcança sua segunda final de challenger na carreira, repetindo o resultado feito em março, no saibro de Assunção.
É certo que Fonseca terá o melhor ranking da carreira. Ele está somando 44 pontos pela campanha e entrará no top 200, segundo a projeção oficial da ATP. Provisoriamente, está subindo para o 183º lugar. E em caso de título, irá se firmar entre os 170 melhores.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Fonseca na final deste domingo às 14h (de Brasília) será o australiano Li Tu, de 28 anos e 222º do ranking, que venceu o jovem de 20 anos Coleman Wong, de Hong Kong, 179º colocado, por 6/2 e 6/3. O confronto é inédito no circuito e o australiano tem um título de challenger, conquistado em 2022 em Seul.
HEAR HIM 🗣️
In his second hard court tournament of the year, Joao Fonseca advances to the Lexington final with a 6-3, 7-5 win over Grenier!#ATPChallenger pic.twitter.com/vZ54VFCFsS
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) August 3, 2024
Domínio no primeiro set e quebra no fim do jogo
Apesar de ter enfrentado um 15-40 logo em seu primeiro game de partida, Fonseca foi dominante no primeiro set. Com duas quebras, chegou a vencer cinco games seguidos para abrir 5/1. E embora não tenha aproveitado a chance de sacar para o set, ele voltou a quebrar na sequência. Destaque para o ataque ao segundo saque do adversário, vencendo 12 pontos em 16 possíveis nessas condições.
Fonseca voltou a quebrar no início do segundo set e fez 2/0, permitiu o empate, mas não teria mais o saque ameaçado até o final do jogo. Quando o brasileiro já liderava por 6/5 e um tiebreak se encaminhava, Grenier fez duas duplas faltas seguidas. Pressionado e com match-point contra, o francês também não colocou o primeiro saque na quadra. Fonseca atacou a devolução na cruzada e tomou a iniciativa no ponto até que um forehand errado pelo rival deu números finais ao jogo.
Parabéns
Amanhã penso que tudo vai depender do mental dele. Se segurar a natural ansiedade terá boas chances…good luck, John!
Ninguém segura esse moço.
Parabéns João
Calma pessoal, devagar com o andor que o santo é de barro.
Fonseca fazendo bonito,que venha o tão sonhado primeiro título,o garoto segue em franca evolução,bora Brasil!!!
Que coisa maravilhosa. Há tempos que um brasileiro não nos trazia tanta alegria no tênis. Fonseca é diferenciado mesmo! Pra cima do australiano amanhã, esse título já é quase nosso!!
Calma pessoal, calma.
Monstro!
Parabéns Fonseca! Está jogando muito bem! Amanhã vai por mais, o título!
Boa garoto. Bastante treino e trabalho em casa. Vai escalando bons degraus.
Se ele conseguir segurar melhor as chances. As vezes ele ta bem e vacila feio. Hoje teve 30/15 no 2×0 do segundo set e fez 2 duas faltas sem motivo antes de perder o saque. Apesar disso, é obvio o potencial, e teve a cabeça boa hj
Boa garoto! Voa…
Mesma historia da semana toda, muitos erros não forçados e decisões ruins, porém se joga 70% do que sabe não tem mais jogo. Vide a maneira humilhante como salvou o break point no 2×0 30×40 do segundo set.
Sim. E o francês no meio do segundo set sentiu a perna direita .estava com dificuldades para se movimentar. Quase complicou o jogo.mas foi uma boa vitoria
Muita margem pra melhora, e isso é bom
Moleque tá voando
Menino de ouro
Grande Fonseca, não vai demorar muito e será o número um do Brasil
E vai continuar sendo por muitos anos.
É a tendência natural, mas não vamos pressionar e nem criar expectativas exageradas. Easy!
Parabéns, João Fonseca !
Grande vitória do João, vamos pra cima amanhã
Next Gen Finals à vista
Qual a posição do João nesse grupo dos novatos? Sabe, Alexandre? E qual será o ranking dele no ano?
Facil; é somente ir no site da ATP Rankings e clicar no Race to Jeddah https://www.atptour.com/en/rankings/next-gen-race
Está em sexto no next gen.
Para a corrida do Next Gen ta 6° com 318 pontos. O 9° está com 185 pontos. No ano ta em 135° no geral
Fonseca claramente superior. 2º final de Challenger. E acho que vem o primeiro título. Australiano sabe jogar no hard, mas não tinha nenhum bom resultado no ano até esta semana. Aposto no brasileiro. Fonseca será o 55º brasileiro a ser TOP200 na história, o primeiro no mundo da geração 2006 a furar o TOP200.
Boa info!! É por isso que a ATP e o mundo especializado põem uma lupa bem grande sobre o menino João!
Se até o GOAT Djokovic já o comparou a si mesmo, fica bem evidente o potencial do João. Sem dúvida ele é o futuro do tênis masculino. Mas nada está garantido ainda; muitos desafios estão por vir na jornada profissional dele…
Parabens Fonseca, muito bom. E indo com força , mas de forma adequada. O cara tem 17 anos e tem gente que já fala do mental do garoto. São aqueles que se o brasileiro perde arranjam desculpas esdrúxulas. E mudando de assunto 1000 vezes o Fonseca na Davis do que o Wild.
Eu gostaria muito que o Oncins o prestigiasse com participações na Davis até mesmo para ganho de rodagem. E, pensando em média de aproveitamento, concordo também que ele pode nos trazer melhores resultados que o Wild devido à sua maior estabilidade emocional, apesar dos seus meros 17 anos.
Parabéns Fonseca.
Jogou com discernimento, buscando desgastar o adversário .
Joga com postura, elegância, paciência e respeito, tipo Federer, a diferença é que Fonseca ataca mais, é estilo dele, bater forte.
Agora é manter na mesma pegada. Melhor atacar, eprecionar o adversário, do que ir para o fundão, e ser presa fácil.
Força Fonseca para buscar esse Título.
É impressão minha ou o João evoluiu até fisicamente…
Me parece estar bem mais forte do que estava no Rio Open…
Também pensei nisso vendo ele no primeiro jogo de quartas de Finais .
Sim, TB acho
Não é impressão sua não! Ele ficou 1 mês parado só focando a parte física, claramente está mais forte.
Fonseca termina o ano no top 70 podem printar e cobrar isso fim do ano .
Parabéns ao Fonseca, ganhou com autoridade. Não sei quantas pessoas pensam dessa forma, mas acho que o Fonseca pode ser um tenista que pode rivalizar com o Alcaraz talvez a partir de 2026, ano em que completará 20 anos. O vejo como um tenista inteligente e humilde, sempre disposto a aprender coisas novas e evoluir. Sendo três anos mais novo que o Alcaraz, pode ser que no máximo em um ano e meio já comece a conquistar torneios mais importantes a partir do nível ATP 500.
Não creio nessa possibilidade do Fonseca rivalizar com Alcaraz. Estamos falando de um fenômeno absurdo… Não devemos ter tamanhas expectativas. Mas, pelo que vem apresentando até aqui, Fonseca deverá atingir o top ten dentro desses 2 a 3 anos que você mencionou. Isso é absolutamente plausível.
Calma menos bem menos, pra rivalizar com Alcaraz vai ter que virar um jogador favorito a ganhar Masters 1000 e Grand Slams toda vez que jogar essas competições e o único no Brasil que fez isso foi o Guga, que por sinal ganhou seu primeiro título de Roland Garros aos 21 anos. Fonseca vai ter que subir de nível de forma inimaginável pra atingir esse status
Parabéns , João Fonsceca e equipe.
Jogou bem mas o frances Brasileirou., fez duas duplas faltas no final
Vi o segundo jogo contra o Griener. Estava claríssimo quem era o melhor jogador. Griener é um cara experiente, já foi 95o do mundo e era nítido quem tinha mais lenha pra queimar. A única coisa que separa o
Fonseca dos top 30 do mundo é um pouco mais de consistência e QI de jogo, sabendo escolher a jogada certa e cometendo menos erros bobos. Se focar e fizer escolhas certas dá para terminar o ano no top 100 e jogar o Next Gen Finals com chance de título.
Boa fonseca, nossa esperança do tênis brasileiro
[…] semana, o brasileiro não perdeu nenhum set. E por causa da chuva na última sexta-feira, teve que superar uma rodada dupla no sábado, com jogos das quartas e semifinal. Uma das vitórias no torneio foi sobre o canadense Gabriel […]