Fonseca tem grande atuação e chega à segunda final seguida

Foto: ATP Challenger Tour

Camberra (Austrália) – A grande fase de João Fonseca na virada do ano continua. Depois de terminar 2024 com o título do Next Gen ATP Finals, o carioca garantiu vaga na final do challenger de Camberra, na Austrália, torneio com premiação total de US$ 200 mil. Com grande atuação na madrugada desta sexta-feira, o brasileiro de 18 anos superou o britânico Jacob Fearnley, número 99 do mundo, por duplo 6/3 em 1h12 de partida. Ele segue sem perder set no torneio.

Esta será a terceira final de challenger na carreira de Fonseca, que ganhou seu primeiro título profissional em Lexington, nos Estados Unidos, também sobre quadra sintética aberta, e tem um vice-campeonato no saibro de Assunção, onde foi superado por Gustavo Heide em final brasileira. Ele pode enfrentar neste sábado o espanhol Martin Landaluce, seu rival dos tempos de juvenil, ou o norte-americano de 20 anos Ethan Quinn.

É certo que o atual número 3 do Brasil e 145º do mundo terá o melhor ranking da carreira após o torneio. Ele está somando 64 pontos pela campanha e vai se firmar entre os 130 melhores, podendo ser 127º ou 128º na lista de segunda-feira. Em caso de título, os 125 pontos o levarão ao 113º lugar. O challenger desta semana é preparatório para o quali do Australian Open, que começa na segunda-feira em Melbourne.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Superado por Fonseca nesta sexta-feira, Fearnley está com 23 anos e conquistou quatro títulos de challenger na última temporada. O brasileiro e o britânico treinaram juntos em Londres durante uma semana de preparação de Fonseca para o Next Gen, antes de seguir para a Arábia Saudita.

Devoluções firmes no primeiro set

Apesar do índice apenas razoável de acerto do primeiro saque, abaixo de 60%, Fonseca passou muito bem pelos primeiros três games de serviço da partida, em que cedeu apenas um ponto ao britânico. Fearnley, por seu lado, acertou acima de 80%, porém sofreu muito mais. Precisou salvar três break-points logo no segundo game e foi quebrado no sexto diante do bom trabalho de devoluções do brasileiro.

Logo em seguida, o carioca escapou de 0-30 e saltou para 5/2 diante de muitos erros do adversário ao bater de forehand em bolas mais profundas. Fonseca concluiu a tarefa parcial com serviços bem variados. Ao todo, permitiu apenas cinco pontos de devolução a Fearnley na primeira série, com destaque para 11 de 13 quando precisou do segundo saque.

Paciência rende frutos

Fonseca continuou apertando o adversário com devoluções profundas, mas desperdiçou um break-point no game inicial e precisou de paciência com o jogo agressivo e irregular de Fearnley. Depois de perder nova chance de quebra, o brasileiro conseguiu capitalizar em cima do forehand errático mais uma vez, abriu 3/2 e sacou firme para confirmar a vantagem, incluindo seu quinto ace na partida.

Em game importante e apertado, Fonseca voltou a mostrar cabeça fria. Com 15-30, cravou ace e, no 30-40, arrancou um winner de forehand na paralela muito difícil. Por fim, chegou ao 5/3 com ótimos serviços. E na hora de fechar, pressionou com uma devolução mortal de backhand e grande esforço para chegar em curtinha.

A estatística mostrou sete aces do brasileiro, com acerto de 60% do saque, apenas sete pontos perdidos com o primeiro serviço e quatro ao utilizar o segundo saque, tendo cedido um único break-point na partida. Na devolução, foi muito firme, com 33% de sucesso diante do bom primeiro serviço do britânico e notáveis 65% de pontos ao retornar o segundo saque.

Subscribe
Notificar
guest
55 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás

Jogou muito bem. Defendeu demais hoje.

Adalberto
Adalberto
2 dias atrás

João Fonseca do Brasil! kkk…

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
2 dias atrás

O jogo terminou exatamente às 01:30h, igualzinho a ontem. O nosso JF dessa vez não vacilou, ou seja, foi perfeito nos dois sets. Teve 9 breaks contra 1 apenas. Grande jogo, que venha o espanhol. Realmente, contra tenistas nessa faixa, tá sobrando. Penso que pela campanha até aqui, merecia um WC. Vamos torcer muito amanhã!! Foco, fé e força, JF!!!!

Marco Aurelio
Marco Aurelio
2 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Merecia um WC, mesmo. Mas, mesmo sendo campeão em Canberra, vai ter que disputar o qualy para o AO… porém, algo me diz que o qualy para o Australian Open será o Último qualy para Grand Slam que nosso Big Jay vai ter que submeter-se, neste, e nos próximos anos….

Pressinto que ele participará do AO, e conseguirá bons pontos. Ainda terá sucesso no próximo challenger, e irá muito bem no Rio de Janeiro…

Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
2 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Que venha o americano!

Fernando Romero
Fernando Romero
1 dia atrás
Responder para  Nelson Sakuma

O espanhol perdeu do americano: 6×3 6×3

Thiago
Thiago
1 dia atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Pela milésima vez… os WCs já foram distribuídos e não existe essa possibilidade…

Fernando Romero
Fernando Romero
1 dia atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Eu vi o jogo do Landaluce contra o Quinn e gostei muito da performance do americano. Tranquilo, não deixou o espanhol entrar no jogo. Típico tenista que não faz força pra bater na bola. Saca bem. Minha impressão é que falta um pouco de potência nos golpes. Isso pode dar mais tempo de bola para o Fonseca

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
2 dias atrás

Nosso João segue triturando os adversários,vamos faturar esse título e ir com tudo pro quali do AO,vamos João!!!

Tadeu
Tadeu
2 dias atrás

6×3 6×3 fácil. Era para ser 6×1 6×2 ou 6×1 6×3. Menor dificuldade. O fernsley quase perdeu o saque 3x e foi quebrado 3x. Só teve 3 games fácil.

Daniel
Daniel
2 dias atrás

Cada vez mais maduro. Não tem jeito, não adianta ficar poupando comentários, o moleque é diferente e vai estar no topo muito rápido.

Tadeu
Tadeu
1 dia atrás
Responder para  Daniel

4 anos… Vai se decepcionar se pensar em acúmulos de vitorias

Maurício
Maurício
2 dias atrás

Grande vitória do João Fonseca, vitória incontestável

Gil Oliveira
Gil Oliveira
2 dias atrás

Ele joga de forma fácil, parece fácil e o adversário lá, cuspindo os bofes pra devolver a bola morta.

Edil
Edil
2 dias atrás

Big J (foi assim que ele respondeu ao entrevistador quando ganhou a primeira partida que perguntou como ele gostaria de ser chamado.) Confesso que fiquei um pouco preocupado, mas agora, posso chama-lo de Grande J. Ele nem precisou jogar 100% contra o ganhador de Challenges. Num dia que nao estava sacando tao bem, parecia dizer para ele mesmo que era uma questao de tempo para ir pra final. Vai levar este caneco e toda a confianca que merece para o AO. Big J amazing.

Realista
Realista
1 dia atrás
Responder para  Edil

Está certo ele. Brasileiro tem a péssima mania de colocar “inho” em tudo. Orlandinho, Thiaguinho, Felipinho, Daniel zinco, Rogérinho, etc

Andre Borges
Andre Borges
1 dia atrás
Responder para  Realista

Nossa concordo 100%, um inferno essa historia de inho. Nem combina um numero 1 do mundo, vencedor de Slam chamado Joãozinho. Os caras são Leão da Montanha, Comedor de Fígado, Touro Miúra, porque ele tem que ser Joãozinho??? É Big J mesmo, tá certíssimo.

Ivan
Ivan
1 dia atrás
Responder para  Realista

Nossa, eu nunca concordei tanto com você, Leonardo!

André Aguiar
André Aguiar
1 dia atrás
Responder para  Realista

O tal Big J foi invenção do entrevistador australiano, já que para eles é difícil pronunciar o “ão”. O João foi apenas simpático dizendo que gostou do apelido.
Dito isso, o seu comentário é típico de colonizado. O “inho” não é depreciativo, muito pelo contrário. Expressa intimidade, carinho.
Além do Big J, talvez você prefira também Jet Jack ou Johnny Rockets a Joãozinho.
Já eu prefiro ver os gringos esforçando-se para pronunciar o “ão”, exclusividade da nossa última flor do Lácio, inculta e bela.

Última edição 1 dia atrás by André Aguiar
Realista
Realista
1 dia atrás
Responder para  André Aguiar

Acho bem depreciativo, como bem afirmou o André Borges. Mas entendo seu ponto de vista, Andrézinho.

Alexandre de Magalhães
Alexandre de Magalhães
2 dias atrás

Realmente está jogando em um grande nível. Todos os golpes são excelentes e causam dificuldades aos adversários. Não dá para negar que gera expectativas altas. É por isso que muitos estão (estamos) assistindo Challenger às 1h30 da manhã… Vamos torcer para que o João siga evoluindo com essa consistência que estamos vendo.

Fukuha
Fukuha
2 dias atrás

O JF tem um tenis perfeito , ou seja sem buracos e ainda joga com variações de slice de direita, coisa menos comum no estilo atual, devoluções profundas , variação de altura e um forhand que faz estragos, ou seja, não dá brecha para o adversário, ele é o tipo de adversário que ninguém quer pegar e pode surpreender qq jogador top 20 com certeza, esse garoto vai longe e tem cabeça de campeão, não larga o osso. Mestre Dalcim , será que exagerei, sendo muito otimista com o Garoto?

José Nilton Dalcim
Admin
2 dias atrás
Responder para  Fukuha

Acho que sua empolgação é totalmente justificável! Ele está jogando em nível bem acima do ranking atual dele.

Carlos
Carlos
1 dia atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcin também acordado para ver challenger não deixa dúvida quanto a expectativa. Oxalá tenhamos motivos pra comemorar, e que o pessoal tenha paciência nos momentos difíceis, pois fazem parte.

Tadeu
Tadeu
1 dia atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Perfeito Dalcim… Só um adendo o Fearnsley fez o melhor jogo da Vida ontem desde a derrota em 4 sets para o Djokovic em Wimbledon. Chegou a ter 88% de 1 serviço em quadra. Percentual absurdo!!! 4 aces em 3 serviços. Mesmo com isso o João quebrava de forma seguida o saque dele sem a menor dificuldade. No final caiu para 72% de serviço já de cabeça baixa e aceitando a derrota. Perdeu o saque de zero ainda no Final. Só fez mais de 2 pontos em 6 dos 9 games q sacou. Sendo que em 3 deles quase foi quebrado. No fundo de quadra foi um massacre, João ganhou quase 80% dos pontos. O Jogo seguinte do Landaluce com o Quinn foi horroroso. Chegaram a ter 42% e 44% de saque. Quebra atrás de quebra. Muito erro não forçado.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
1 dia atrás
Responder para  Fukuha

Acrescento ainda o saque mortal, capaz de reverter games de 0-40, como aconteceu nas quartas de final.

Andre Borges
Andre Borges
1 dia atrás
Responder para  Fukuha

Mano, se até o comedido Dalcim está se dando o direito de sonhar kkkkkk eu quero é delirar assistindo o João

Clodoelson
Clodoelson
2 dias atrás

João Fonseca consegue aprofundar as bolas sem se arriscar tanto, assim como faz o Sinner (sem querer comparar, mas já comparando), na hora que precisa ir pro winner vai sem medo, este equilíbrio em se manter regular, mas ao mesmo tempo não permitir os ataques do adversário é o diferencial no tênis atual, o João consegue fazer isso.

Leandro
Leandro
1 dia atrás
Responder para  Clodoelson

Clodoelson, só vou discordar de você quanto ao “não se arriscar tanto”, pois ainda está colocando muitas bolas para além da linha de fundo. O garoto é um craque, concordo com alguém que disse que tem tudo para ser mais bem sucedido que o Guga, mas ainda tem muitos golpes a serem aprimorados.

Rafael
Rafael
2 dias atrás

Vai ser campeão amanhã e vai furar o quali do AO.

Tomé
Tomé
2 dias atrás

Soltou o braço como nos outros jogos. Parecia um ritmo diferente entre os dois jogadores. A intensidade que o Fonseca está colocando é de jogador top 30. Única preocupação que eu tenho é com variações de jogo. Saber fazer um jogo mais cadenciado e paciente, usando mais slices e top spins. De resto, tá tudo no lugar. Saque e movimentação melhoraram muito de poucos meses pra cá. Que venha mais um challenger pro currículo e, a partir da semana que vem, um novo desafio a ser superado no qualy do Australian Open.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
2 dias atrás

Parabéns ao João Fonseca pelo grande jogo. Ganhou com autoridade. Está jogando bem mas eu prefiro esperar a final pra saber se ele vai ganhar ou não. Pra mim, o importante é que ele está mostrando uma grande força mental, potência nos golpes, grande técnica e ainda deve amadurecer e evoluir bastante. Então, o otimismo nos comentários é compreensível. Estava assistindo o jogo do Fonseca e pensando que os brasileiros que assistiram os últimos jogos dele ficaram mais ou menos como os italianos assistindo o jogo do Sinner ou os poloneses assistindo o jogo da Swiatek, ou seja, tiveram menos sofrimento durante o jogo.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
1 dia atrás

Parece q logo logo teremos tpo 10 no circuito

Marcos RJ
Marcos RJ
1 dia atrás

O João tem uma maturidade de jogo enorme apesar de tão jovem. Segurou a cabeça diante de uma evolução de qualidade meteórica, com grande exposição de mídia no momento ideal – às vésperas do AO-2025.
Tudo isso deveria justificar, com sobra, um convite Wild Card para entrar direto na chave em Melbourne. Ainda assim espero que ele jogue e FURE esse quali, pra ganhar ainda mais ritmo de jogo e confiança…. quem sabe assim vencendo mais algumas rodadas.
A confirmar!

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 dia atrás

Que maravilha. Abrir o ano com uma final. Parabéns João. Na torcida pelo 2° título de Challenger na carreira. E torcendo muito para o João Furar o quali do AO. Bora garoto arrebentar em 2025

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
1 dia atrás

O Céu é o limite.
Voa Fonseca

Renato
Renato
1 dia atrás

Duas coisas que acho que fazem a diferença. O nível do tênis que vem jogando e o foco. Ele não se deixa levar pela empolgação da torcida. Mas é difícil a gente não ver esse rapaz no topo do ranking. Posso me empolgar pois sou torcedor.

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 dia atrás

Esse rapaz tá ficando bonzinho….kkkkk…. pode melhorar. Parabéns excelente João Fonseca. Sem criar expectativas para o AO. Mas o ano promete…um top 30/20 daqui um ano começa a ficar uma grande possibilidade.

Danilo
Danilo
1 dia atrás

Será que por ter chego na final ele ganha convite para o AO? Se for campeão é certeza, mas acho que já merece o convite.

Gustavo Santos
Gustavo Santos
1 dia atrás

tem tudo pra ser campeão futuro top 10 no mínimo

Silvio
Silvio
1 dia atrás

Dalcim, já estão definidos os cabeças de chave do quali do AO? Se ocorrer após esse chalenger seria ótimo por Fonseca…

José Nilton Dalcim
Admin
1 dia atrás
Responder para  Silvio

Na teoria, o sorteio será domingo. Portanto, o ranking-=base deverá ser o da segunda-feira anterior.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 dia atrás

Menino de ouro, sensacional

Tibúrcio
Tibúrcio
1 dia atrás

Tenho visto apenas os jogos condensados, que acabam não mostrando alguns pontos. Mas é incrível como ele tem jogado desde o Next Gen em um nível surpreendente.
Meu receio, e na minha opinião o grande desafio que eu acho que ele tenha para 2025, é manter a consistência em torneios seguidos. Em 2024 ele fazia uma boa semana e depois tomava R1 no torneio da semana seguinte. E ele joga neste sábado a final e talvez já tenha que fazer a 1ª rodada do qualificatório do AO já segunda.
Torcemos.

david
david
1 dia atrás
Responder para  Tibúrcio

está no auge tem que pontuar

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
1 dia atrás

Mesmo se vencer a final do Challenger de Camberra e se tornar 115º do mundo, Fonseca provavelmente, vai ter que disputar o quali do Australian Open, o que é uma pena. Diante da franca evolução que estamos observando, talvez seja o seu último quali de Grand Slam, não tenho nenhuma dúvida que será top 100 em breve. Obviamente, vai ter que defender ainda muitos pontos no Rio Open 2025 em Fevereiro (quartas de fina) – Mas, é assim que funciona o circuito, não há o que lamentar, tem repertório para repetir o feito, está em grande fase…

Refaelov
Refaelov
1 dia atrás

Destacaria ainda o aproveitamento excelente com o 2° saque do JF hj, realmente n deu brechas para o promissor britânico, BR chega voando para essa final..

Curioso para ver como ele vai lidar com o inevitável favoritismo q terá na disputa do Qualy do AOpen, o BR já demonstrou oscilações antes nessas circunstâncias..

Última edição 1 dia atrás by Refaelov
Vicente
Vicente
1 dia atrás

João está dando os pequenos passos que levarão a grandes destinos. É um challenger? Sim. Não podemos esperar que ele ganhe o australian open, mas sim, ele tá fazendo a parte dele em se sair bem nesse challenger e se jogar outros também deverá fazer sua parte e ir bem. Certamente trará confiança e com possibilidades de beliscar uma semifinal ou título em algum 250 esse ano. Terá batalha dura no quali do australian e entrar na chave no atual momento será uma vitória

Paulo Rangel
Paulo Rangel
1 dia atrás

Belíssimo jogo do João e vamos para o primeiro título dele no ano, que parece muito promissor pra ele, se ele continuar nesse ritmo.

Walter
Walter
1 dia atrás

Melhor jogo do João no torneio. Ainda deu sorte que não vai pegar o Landaluce na final.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 dia atrás

Bom, o E. Quimm não chegou à finl por acaso. Torçamos para que nosso Big J. mantenha o ritmo, e vença por 2 x0, com duplo 6×3.

Jonny
Jonny
1 dia atrás

Só digo uma coisa, se o Federer patrocina o garoto é porque vem coisa muito boa pela frente. Os olhos de um dos maiores campeões de todos os tempos não se enganam. Amaaaaassa, Big J

Marsgene
Marsgene
1 dia atrás

Big J está exalando um tenro espírito vencedor irresistível aos adversários…

José Roberto
José Roberto
1 dia atrás

Nosso menino do Rio está indo muito bem. Que venha o título pois merece demais!!!!

Fernando
Fernando
1 dia atrás

Se eu fosse o Fonseca continuaria jogando os Challengers até atingir uma posição confortável no ranking da ATP por exemplo 80 do mundo. Depois iria para os master séries para depois Grande slam. Sei que as chaves dos grand slams são 127 jogadores do ranking. Mas acho que ele tem que evoluir mais um pouco para meter as caras nos grandes torneios. Se é para fazer só configuração em Grande slam então vamos deixar o Felipe Meligeni e o Thiago Monteiro que isso eles sabem fazer muito bem.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.