Concepción (Chile) – O pernambucano João Lucas Reis, número 2 do país no ranking internacional, será o representante brasileiro nas quartas de final do challenger de nível 100 que acontece no saibro chileno. Thiago Monteiro e Daniel Dutra da Silva foram eliminados.
Reis conseguiu uma boa vitória, apesar da partida em que alternou altos e baixos, e superou o experiente Dusan Lajovic, sérvio de 35 anos que já figurou entre os 25 mais bem classificados do ranking, com as parciais de 6/3, 2/6 e 6/1.
Depois de derrotas precoces no qualificatório do Australian Open e no challenger de Itajaí, ele embala duas vitórias em Concepción e tentará vaga nas semifinais diante do paraguaio Adolfo Vallejo, cabeça 6 e campeão de Itajaí no domingo. Ele superou o peruano Juan Pablo Varillas em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2. O duelo é inédito.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com o resultado, Reis ao menos garante o mesmo ranking de começo de temporada, o 207º posto, e poderá voltar à faixa dos 200 primeiros caso obtenha uma nova vitória. Seu recorde pessoal é a 187ª classificação.
Monteiro encarou o local e cabeça 2 Tomás Barriós, não fez um bom início de partida e conseguiu evoluir no segundo set. Chegou a ter 5/3, perdeu um set-point no 10º game e não conseguiu aproveitar 0-40 no game final, que levaria a disputa ao tiebreak. Assim, caiu com o placar de 6/2 e 7/5.
O começo de temporada com apenas uma vitória custará a perda de 14 posições no ranking para o ex-top 70, que assim cairá para o 210º posto.
+ Veja todos os resultados dos brasileiros nesta quinta-feira
Já o veterano Daniel Dutra da Silva fez um jogo de dois equilibrados, mas parou no taiwanês Chun-Hsin Tseng, terceiro principal inscrito da semana, com parciais de 7/5 e 6/4. Danielzinho veio do qualificatório, soma oito pontos em Concepción e deve subir 19 postos e voltar ao 325º lugar.
Natan perde no México
Depois de duas vitórias na quarta-feira, Natan Rodrigues parou na quartas de final do ITF M15 de Huamantla, sobre o piso sintético mexicano. Ele foi superado pelo norte-americano Brandon Shick, cabeça 2, por 6/2 e 6/1.











Ótima surpresa do João, fazendo bom torneio. Não vi o jogo, mas fico feliz pelo resultado
Impressionante esse Thiago monteiro. Cara sacou pro segundo set e conseguiu tomar dois breaks seguidos meu deus…
como diz um internauta: Monteiro virou “fim de feira”. é impressionante. será que ele continua com aquela bomba míssil aleatório de forehand; e recebendo grudado no paredão? Danielzinho surpreendeu fazendo quase 10 games no Xing cabeça 3. Reis acaba a turnê chilena contra o paraguaio exterminador. amanhã. me cobrem meninos.
É. Monteiro parece que terá dificuldade de voltar ao TOP100. Acho que dá pra voltar ao TOP200, talvez se aproximar de um 150 do mundo. Mas mais do que isso está parecendo cada vez mais difícil. Bela vitoria do Joao Lucas Reis. 1° quartas de Challenger no ano. Paraguaio vem embalado e será o favorito. E Daniel fez um bom jogo, bem digno.
2026 deve ser o ultimo ano do Monteiro. Se continuar vai começar a ser financeiramente deficitário.
Talvez nao se ficar jogando pela América e no top 200 garante Slam. Veja que nem foi pra Austrália, sabe economizar
Meu Deus do céu! O tênis masculino não engrenou ainda este ano….
Parabéns pro Reis! Tomare que o paraguaio esteja cansado da semana passada completa e mais estas rodadas deste torneio. Do contrário, será difícil pro Reis.
O Monteiro parece que não segura mais um bom torneio Challenger contra os atuais adversários sul-americanos. Sacou pro segundo set e decepcionou, e olha que o Barrios Vera não é nada de mais. Parabéns ao Danielzinho, continua a sua saga.
Cansaço é prá brasileiros meu caro
Quem assistiu os últimos games do jogo do Monteiro com certeza ficou muiiiito mais puto doq quem viu só o lifescore: cidadão perdeu o saque em 5×3, teve um set point no 4×5 com uma bola na mão e o adversário fora da quadra: jogou no pé da rede. Perdeu o saque facilmente em seguida e, com o rival sacando pra fechar o jogo, consegue um 0-40 antes de perder 5 pontos seguidos e o jogo, majoritariamente com tolos erros não forçados..
Danielzin ofereceu bem mais resistência doq eu esperava contra o Taiwanes, foi uma boa campanha dele num CHL 100, mantendo esse nível de atuação volta ao top 300..
João Lucas foi uma ótima surpresa essa vitória, importantíssima pra ele q vinha numa sequência de resultados muito ruins desde a última trinca de challengers do ano passado. Não vi o jogo mas, pelas estatísticas parece ter sido um jogo tecnicamente abaixo dos dois – baixo percentual e aproveitamento do 1°% serviço, BR fzd praticamente o dobro de ENF em relações aos Winners, o Sérvio quase o triplo(!).. de qlqr forma, aproveitou um dia abaixo da crítica do favorito e avançou como se deve fazer nessas circunstâncias..
Chances bem baixas contra o paraguaio que está com sobras no melhor momento da carreira e caminhando para o top 100 mas, espero novamente me enganar, na torcida!
Mais uma vez o Adolfo será um termômetro para se o nível do Reis voltou ou não .
O monteiro deve lutar por se manter no top em 2026
Parabéns Reis, porém dificilmente passará do paraguaio que sobra contra esses brasileiros cansados