Camberra (Austrália) – Semifinalista do challenger de Camberra e ainda sem perder sets no torneio, João Fonseca terá um desafio de alto nível na madrugada desta sexta-feira. Ele entra em quadra por volta de meia-noite (de Brasília) para enfrentar o britânico Jacob Fearnley, número 99 do mundo, em busca da terceira final de challenger na carreira.
Adversário do brasileiro, Fearnley está com 23 anos e conquistou quatro títulos de challenger na última temporada. E embora o confronto seja inédito no circuito, Fonseca teve a oportunidade de conhecer o jogo do britânico durante uma semana de treinos que fez em Londres antes da conquista do Next Gen ATP Finals na Arábia Saudita.
“Fiz duas semanas no Rio e depois fui para Londres, treinar com com jogadores experientes em quadra dura e indoor. No Brasil, a gente ainda tem um pouco dificuldade de encontrar jogadores para treinar e não tínhamos uma quadra coberta. Mas lá eu consegui treinar com ótimos tenistas e fazer uma última semana de pré-temporada muito boa”, disse Fonseca após a conquista em Jeddah.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Os jogadores que eu treinei lá foram o Jacob Fearnley, Charlie Robertson e Charles Broom. Eu também ia treinar com o Jack Draper, número 15 do mundo, a semana toda, só que infelizmente ele acabou se lesionando. Mesmo assim, foi uma ótima semana”, acrescentou o carioca de 18 anos.
Bom desempenho na partida das quartas
Fonseca também comemorou o desempenho na partida desta quinta-feira, em que venceu o francês Harold Mayot por 6/2 e 6/3. “Novamente, me senti muito bem dentro de quadra. Comecei bem no jogo e sabia que seria uma partida dif´ciil. Fiquei um pouco tenso no segundo set, ele abriu 3/1, mas consegui me sair bem. Mantive a cabeça firme e foquei nos pontos positivos. Hoje foi um pouco mais difícl, porque estava ventando muito, mas consegui me adaptar bem”.
É certo que o atual número 3 do Brasil e 145º do mundo terá o melhor ranking da carreira após o torneio. Ele está somando 35 pontos pela campanha e pode saltar até 7 posições. Se for finalista, recebe 64 pontos e vai se firmar entre os 130 melhores. Em caso de título, soma 125 pontos e pode chegar ao 113º lugar. A outra semifinal acontece na sequência, entre o espanhol de 18 anos Martin Landaluce e o norte-americano de 20 anos Ethan Quinn.
O britânico construiu o seu ranking em apenas 5 meses (junho-novembro), praticamente. Foram 45V e 9D na temporada.
Antes, ele estava no universitário.
Ia comentar isso: o ranking não dá a real dimensão do ótimo momento do britânico, com esse ritmo de pontuação numa temporada completa o Fearnley seria top 40.. A tendência é de ser um jogo beeeeem mais desafiador doq os disputados até aqui pelo Fonseca em Camberra..
Bom, o Fils é top 20 e Fonseca ganhou no Finals. A verdade é que são 2 jogadores que tem um potencial muito acima do ranking atual. No caso do Jacob Fearnley, ele frequentou o circuito universitario, como quase fez o João, e por isso entrou mais tarde no ranking da ATP. Acho que potencial por potencial, o do João é absurdamente maior, mas nesse jogo em especial, o favorito é o Fearnley
Certamente o João tem ainda mais potencial.. eu só quis salientar, assim como o outro colega acima q, a despeito do ranking e ao contrário dos outros adversários enfrentados até aqui nesse CHL 125, o britânico é claramente já um jogador de nível ATP e deve oferecer bem mais dificuldades ao João..
Nada q impeça o BR de avançar(aliás, tem o favoritismo nas principais casas de apostas online..)
Isso, perfeito! Eu só quis trazer algumas informações sobre o adversário. Vai ser um jogo mais “interessante” do que os anteriores.
Jogo ruim pro Fonseca. Vai ter que jogar muito pra ganhar desse inglês.
É bom lembrar que ele construiu este ranking jogando basicamente challengers.
Sim, exatamente!
Já comentei antes: os Top 20 programas de tênis universitário nos EUA têm nível próximo dos torneios Challenger. O Fearnley terminou a faculdade em maio como o 8º do ranking universitário e, em apenas cinco meses, saltou de 646 para 99 no ranking da ATP.
Vai ser muito duro para o Joao.mas como ele disputa ponto a ponto acho que dá para passar .
É de desafios assim que o Fonseca precisa. Certamente vai entrar mais motivado ainda. Ele costuma crescer nos grandes jogos. Marca de um verdadeiro campeão.
Primeiro desafio real no torneio. O Fearnley tem um bom nível, é bem rodado no hard e está em boa fase, escalando o ranking. João é bem favorito, mas uma derrota não seria uma catástrofe.
O britânico é o único cabeça de chave que restou, portanto o favorito, mas o JF só pegou pedreira na Davis e foi muito bem, só perdendo pro Berrettini, se não me falha a memória. A meu ver, o JF deve entrar como tem feito, ou seja, jogar ‘soltando o braço’. Não será fácil, mas estaremos na torcida pra que ele faça a final amanhã contra o espanhol, num duelo de next generation de 18 anos!!
Os 04 amigos acima foram certeiros. O J Fearnley vai se casca grossa, difícil mesmo. A perda de um set, ou mesmo uma derrota, não será uma surpresa, para mim. O Joao, bem mentalmente, vence. Mas não será molezinha, não, creio.
O Fonseca é franco favorito segundo casas de aposta, não tem essa do Jacob ser favorito
João tá jogando pra top 50 de boa. O britânico também deverá chegar top 50. Então jogo dos inexperientes. João ainda debutante no profissional igual o Britânico que saiu do Universitario TB debutante. Jogo pra detalhes porém acho que vai ter algumas quebras. Quem quebrar mais, leva a partida.
No Qualy temos que ter cuidado com alguns tops com ranking enganatorio: Nishikori, Raonic, Djere, Eubank, Wawrinka, este britânico Fearnley. Melhor não cruzarmos com eles.kkkk
Vamos João!
Até acho que se perder não é ruim, terá uns dias pra descansar antes do Austrália Open, e ele vem de uma sequência de jogos, descansar um pouco nunca é ruim…
Mas estaremos na torcida pela vitória, é claro!
Eu assisti o jogo do britânico contra o Eubanks, e, modestamente, acho o nível do João melhor. Só espero que ele não dê a viajada que deu nos últimos dois jogos. As pessoas têm falado em cansaço mental após tantas partidas sem perder, mas aos 18 anos você está naquela maravilhosa fase da vida em que “esquenta” com muito pouca coisa. Estaremos todos torcendo para o garoto vencer com a autoridade do talento que possui.
Fonseca é favorito, mas evidentemente que este é o jogo mais perigoso para ele até aqui.
Fearnley tem números muito bons em pouco tempo, mas basicamente construído em cima de jogadores fora do Top 80.
Não assistirei a partida, pelo horário, mas espero acordar com a notícia da vitória do nosso querido tenista João Fonseca do Brasil!
Alguém mais está com problema com o challenger tv?
Não aparece o jogo
Eu assisti!!!
Vi a vitória do João Fonseca 6/3, 6/3 sobre o jacob Fearnley, de boa… rsrs
[…] anos e conquistou quatro títulos de challenger na última temporada. O brasileiro e o britânico treinaram juntos em Londres durante uma semana de preparação de Fonseca para o Next Gen, antes de seguir para a Arábia […]