Bratislava (Eslováquia) – Na semana em que aparece com o melhor ranking da carreira, ocupando agora o 151º lugar, João Fonseca foi eliminado na estreia do challenger de Bratislava, em quadras duras e cobertas. Vindo de uma boa campanha até as quartas em Brest, o carioca de 18 anos enfrentou nesta segunda-feira o experiente cazaque Mikhail Kukushkin e perdeu por 6/4, 5/7 e 6/4 em 2h16 de partida.
Este foi o segundo challenger seguido que Fonseca disputou em quadras cobertas na Europa, depois de ter passado quatro semanas no Brasil, tratando de uma pequena lesão no punho. Ele está inscrito para jogar na semana que vem em Helsinque.
Algoz de Fonseca nesta segunda-feira, Kukushkin já foi 39º do mundo em 2019 e atualmente ocupa o 110º lugar do ranking da ATP. O cazaque de 36 anos já disputou três finais de ATP em quadras cobertas, com um titulo em São Petersburgo, e também chegou às quartas em Brest na semana passada. Cabeça 8 do evento, ele enfrenta o francês Constant Lestienne na segunda rodada.
Em jogo equilibrado, cazaque apostou na solidez nos ralis de fundo
A partida começou com games longos e oportunidades para os dois lados. Foram quatro quebras, duas para cada lado, nos seis primeiros games disputados até o 3/3. Fonseca chegou a liderar por 3/1, mas cedeu o empate. Já no fim da parcial, Kukushkin fez 12 pontos seguidos para vencer os três últimos games e fechar o primeiro set. No game da quebra, contou com dois erros do brasileiro, em um backhand e um voleio, e depois encaixou uma ótima devolução para colocá-lo em 0-40 e aproveitar a chance na sequência.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de ter passado por muitas oscilações nos games de serviço durante o primeiro set, Fonseca foi muito mais seguro na segunda parcial. O carioca não enfrentou break-points e só perdeu seis pontos no saque durante a parcial. E quando colocou o primeiro serviço em quadra, venceu 80% dos pontos. Restava, então, esperar pelas oportunidades, que apareceram no último game da parcial e renderam uma nova quebra.
O equilíbrio da partida continuava no terceiro set, que chegou a ter uma quebra para cada lado antes do 3/3. Já no penúltimo game da disputa, quando o placar marcava 4/4, Mikhail Kukushkin se mostrou mais consistente nos ralis do fundo e sustentava as trocas mais longas até o momento de encontrar a bola ideal para a definição ou contar com erros do brasileiro. O cazaque repetiu a estratégia quando sacou para o jogo e não faltou luta a Fonseca, que salvou os dois primeiros match-points, mas não evitou a derrota.
Piso muito rápido, padrão Roddick de qualidade. Joao tem dificuldade pra sustentar a trocação bruta.
Caro Andre. Temos que ter calma com o Joao Fonseca
Preocupante, perder para um cabra com 36 anos,ai ai
Minha impressão é que a experiência venceu a força. O kukushkin tirou a bola da direita do Fonseca e o brasileiro lutou até o fim para achar uma maneira de jogar e não achou. Parecia um peixe fora d’água. Acabou perdendo a confiança no backhand e na primeira e rara bola que vinha no forehand ele já tentava matar o ponto com certa afobação. A boa notícia é que com tudo contra e em dia ruim conseguiu levar o jogo para o terceiro set e vendeu caro a derrota. A má notícia é que perdeu para um quase pre veterano, que até já está formando a barriguinha típica da idade. Vida que segue. Agora é torcer para conseguir jogar o next gen.
Exato ! “Super preocupante” ! Deveria pensar em voltar pro College . Pouco importa se o “cabra com 36 anos” está em #111 do mundo e se ganhou de uma penca de top 100 este ano . Tem de ganhar sempre . Não pode pode perder nenhuma .
Preocupante sim, e não precisa ganhar sempre não, mais desses veteranos que nunca foram nada relevantes tem que ganhar sim
Está de brincadeira…o cara foi top40
Preocupante é voce pensar que tem que ganhar sempre. Duvido que vc vai bem todos os dias no seu trabalho, e que nao erra nada, é tudo perfeito !!! Faça o favor !
Então numa partida contra Djokovic, o Fonseca seria favorito né? Pela sua lógica…
partida pra se esquecer…ele precisa de mais cheap points no service, alem disso a esquerda do joao foi minada, ele nao conseguiu sair da estrategia do Kukushkin, as vezes falta relaxar um pouco o braco, colocar mais spin na bola… ele nao pode mais comecar a dar bobeira pq ano que vem os convites nao vem e ele vai te uns pontos em atp’s pra defender, principalmente o do rio…
No velho e bom mineires, o JF faiô.
Foi um grande jogo, muito bom tecnicamente, nem parecia um challenger e merecia uma plateia maior. Ao final, a maior experiência prevaleceu, o que é absolutamente normal e esperado. Para a pré-temporada o staff do Fonseca deveria focar em alguns pequenos ajustes finos (saque, a esquerda que pode ser mais profunda, incluir mais curtas e subidas a rede…), mas a evolução técnica, tática e física do início do ano pra cá é absurda. Difícil até de prever onde ele pode estar daqui um ano se conseguir sustentar essa trajetória ascendente. Parabéns, João.
Esse muleque não vai dar em nada. Fogo de palha! Era melhor ter ido estudar pra ser alguém na vida.
Rodrigues. Eu vou anotar o que você disse e vamos ver em 2025. Você vai escrever outra coisa….temos que esperar 1/2 anos ele é muito jovem .deve entrar no top 100 até julho do ano que vem. E aí vai escalar top 50 e assim por diante até top 20/30
Apenas a título de comparação. Djokovic entrou no Top 100 com dezoito anos. E com 19 anos já estava no TOP 10.
Nem devia dar atenção para esse tipo de gente.
Normal!
Perdendo de aposentado…
Assim fica difícil!
Aposentado ? Mas vi no site que é #111 do mundo . Como que pode então ?
Fonseca era favorito nas apostas. Nesse tipo de quadra, a diferença é mínima entre os tenistas dessa faixa de ranking, baixou um pouco o nível, perde. Bom para os exagerados que cravavam o Fonseca no top 100 em 2024 e muito além em 2025. É tudo muito parelho na ATP, não sendo um extraterrestre como Alcaraz e Sinner, tem que ralar sangue pra avançar.
um jogaço do nosso menino de ouro. ótima postura em quadra, está com o físico 100% …mas o Kukushkin jogou muito e tem muita lenha pra queimar ainda. paciência! é do jogo. vitória poderia ir pra ambos lados.
so vi a partir do 4/5 do 2o set. O kukirshkim tirou o q n tinha p segurar p joao q bailava nas trocas longas principalmente nas paralelas de backhand. Fez varias bolas topss mas n deu por pouco hj. valeu a experiencia e bola p frente!
Vi a partir da metade do 2o set. Teve muito ENF. Parecia que estava com pressa.
O mais difícil nessa derrota do João, é saber que teremos uma semana inteira vazia, pelo menos no que se refere às grandes esperanças do nosso sofrido tenis. Pro João deve ser duas vezes mais sofrido, pelo fato de ele ter perdido a 3ª colocação Pro Meligeni. Fiquei realmente muito chateado com essa derrota, pois contava com uma semana promissora. Agora, só nos esperar Helsinque. Fazer o que né?
jura que vc acredita mesmo que um tenista profissional “sofre” porque perdeu uma [suposta] “terceira colocação” (ãhn?) numa “competição imaginária”?! Só quem liga importância para “o ranking mundial brasileiro da semana corrente” é o torcedor apegado em detalhes desimportantes e a mídia especializada, que enxerga nisso algum tipo de pauta. João Fonseca só lembra que o Felipe Meligeni existe quando o encontra na copa davis. E vice versa.
Eu ficava com 12 anos, jogando ping pong com caras de 15! Se no amador eu ficava, avalie no profissional chegar no 3⁰ posto, e ver alguém mais limitado que você, passar a sua frente! Só os esportistas entenderão. Os dois thiagos estão “se pelando de medo” com a evolução de João. Por outro lado, não se preocupam com o Meligeni. E João sabe, que essa derrota também pode custar o finals da categoria dele! Helsinque será o divisor de água.
Dá pra ficar chateado sim mais pela semana sem os grandes nomes Fonseca, Bia e Monteiro TB perdendo em R1. No momento Fonseca vai ter variações pegando caras experientes e sólidos. Ainda João tá pegando casca e resultados legais virão só em 2025. Se ele quisesse mais títulos ia jogar challengers 75 ou no máximo 100. Ele tá mais ousado e querendo mais. Isso tá custando primeira e segunda rodadas porém em franca evolução. Perder pro Bonzi e pro kuskukin que são jogadores que estão jogando muito bem isso tá normal.
Chateado agora e feliz o ano todo de 2025.rsrs. vc vai ver tantas vitórias do Fonseca em 2025 que vc vai voltar e rever o que vc tá escrevendo agora. Chateação vai ter nas derrotas mas não deixa de curtir primeiro um bom.jogo..bora ser feliz em 2025.
Sempre lutador esteve afoito em ou outro ponto… ótimas trocas e os dois se movimentaram muito! Algumas decisões apressadas custaram o jogo muito equilibrado!!! Segue no bom caminho!!!
Pior jogo do João na temporada! Está aí um defeito no seu jogo. Não está conseguindo sustentar contra jogadores com características de trocação!
Assistindo da pra ver que o piso tá super veloz, sai muito da característica dele, ainda que ele se vira bem. O Monteiro por exemplo quase tomou pau de um top1000 e no top200 ele ficou. Ficou difícil pro Fonseca também, só porrada angulada no backhand e ele tendo que bater tudo correndo e pegando já na descida, sobra ENF mesmo.
João Fonseca até fez uma boa partida, venceu um set. Está no caminho certo.
O problema foi que Kuskuskkin, fez um bom jogo, errou menos que o de costume, e adaptou bem com esse piso, a bola dele estava correndo reta, e passando bem dos dois lados. A expectativa em se manter nas trocas prevaleceu.
Agora é Fonseca mirar o próximo torneio. Força.
Boa Fonsecāo, logo logo vc chega lá
Infelizmente derrotas assim fazem parte do processo, nosso garoto vai melhorar muito ainda.
Fiquei triste pela derrota, mas feliz por ver que os barrigudos sobrevivem, em alguns casos, com boas táticas. Comparando a barriga do Kukushkin, me senti em forma!! O Kukushkin está com uma bela pança e, ainda assim, correu bem. Deu para ver cansaço na metade do 3o set, quando João o fez correr e ele errou mais, mas a tática deu jeito de compensar o físico. Deu uma aula de como evitar as direitas potentes de Fonseca. O tempo todo ele botava a bola na esquerda do João, que raramente conseguia escapar para bater de forehand. Quadra beeeem rápida, juiz confuso (João não reclamava, mas teve várias bolas na linha dadas como fora e o Kukushkin reclamou de várias bolas, indo bronquear perto do juiz algumas vezes), adversário cascudo… tudo isso é aprendizado pro rapaz.
Verdade .ele tem uma barriga de chopp de respeito o cazaque
concorco e ainda foi bem paciente. A quadra nao tinha timer e amna minha opiniao o joao tava estourando o tempo toda hr indo na toalha e tal. de boa.
Olha, nossa carência de super talentos num pós Guga, gera ansiedade em novas promessas. O Moleque é bom, acima da média com certeza. Mas, mas…muito hora nessa calma.
Não esqueçamos que ano que vem tem mais juvenis dando as caras no profissional Victoria, Nauhany e Guto liderando os.novatos e mais gente chegando. 2025 é do Fonseca começando pelo Rio Open. 2026 é de Guto, Victoria e Nauhany indo nessa evolução que estamos vendo.
Jogo duro com o Mikhail. Alguns enf no final. Vamos para O próximo torneio .
Vi uma entrevista do Fino esses tempos, em que ele dizia que jogou umas 500 semanas, perdeu 480, e nem por isso era um tenista meia boca, muito pelo contrário. Um tenista não vai ganhar toda semana, todos os jogos, paciência com o Fonseca, é mais do que normal perder assim.
O mais preocupante da derrota é que o Kukushkin aparentemente está com um físico de tenista aposentado.
Não vi muito do jogo, mas Fonseca me pareceu muito preocupado em definir rápido, o que ainda que no indoor nem sempre vai ser vantajoso.
Ahan… eh… ( menos … muito menos)
Se esse rapaz for a esperança do futuro do tênis brasileiro, é muito pouco !!
Vai lá fazer melhor. O João tem apenas 18 anos
pois eh. é do tenis brasileiro e nao americano ou sei la de onde. Mas msm q fosse, falar q eh pouco eh pq nao entende nadinha de tenis kkk
Kukushin é um aposentado.
João fez a pior partida do ano, mas nao precisa atirar pedra tambem, ele tem 18 anos e é muito muito bom. Tem dia que o jogo nao encaixa, quem achou o jogo bom nunca assistiu tennis, porque foi pessimo.
Mas pra vocês saberem começo desse ano o badalado Mensik perdeu de 2×0 6×2 6×3 com mais idade que o Joao pro Kukushin, tudo tem seu tempo, Joao é o futuro sim, temos que apoia-lo.
Se Joao nao vai ser ninguem imagina o que voces diriam do Mensik se fosse brasileiro na epoca que tomou o 6×2 6×3 (hoje ele é top 50) kkkkkkk Joao jogou MUITO mal, faz parte do crescimento e vai aprender com isso. Joao será top 50 ou no minimo 70 em 2025.
Nao sejamos imediatistas, nem Alcaraz ganha todos os jogos. Um dia ruim, acontece.
E sobre o next gen, quae impossivel Joao ficar fora, ta com boa margem pro 8⁰ pelas QF em brest.
Ainda da tempo de estudar
Bora para o college
No início do ano, no Rio, o João, ainda aos 17 anos, atropelou o Arthur Fils, então número 36 no ranking, por 6×0 6×4. Com essa atuação, muitos achamos que o João iria fatal e brevemente furar a barreira do top 100 ainda em 2024, quem sabe até no primeiro semestre. Muitos convites surgiram mas a realidade se impôs. Arthur Fils, que também é muito jovem, de lá pra cá ganhou 2 torneios ATP, US$ 2 milhões em premiação, mais de 2 mil pontos no ranking e hoje é top 20. João atingiu o top 200, ganhou partidas de nível ATP, incluindo uma partida de Master 1000, ganhou um Challenger e está figurando entre os classificados para o Next Gen Finals. São, sem dúvida, grandes feitos. Talvez os maiores para um tenista brasileiro nessa idade. Mas temos que ter consciência que talvez o João não alcance os números de um Djokovic, Nadal ou Federer, e está tudo bem. Porque esses caras são de outro mundo.
Vamos lembrar que no começo do ano o João era apenas o número 784 do ranking, se isso não for evolução, não sei o que mais pode ser.
Ele tava jogando no melhor piso dele em casa e com toda torcida a favor no jogo contra o Fils, nessa última ele tá jogando em quadra rápida e indoor algo fora da zona de conforto dele. Ele podia estar fazendo o circuito sul americano de saibro e pontuando e ganhando mais, mas optou por evoluir em quadras rápidas , então resultados assim contra jogadores bons e experientes nessas quadras são normais, só dele estar se esforçando pra pegar ritmo e experiência em vários pisos já faz um diferencial, o ranking esse ano é secundário ele tem que ganhar casca para os próximos anos de profissional.
Kukushkin tá em fim de carreira mas ontem fez um bom jogo e foi mais
Sólido, aliás esse é o principal problema do João, espero que com o tempo essa solidez apareça pois aí sim ele se tornará um jogador completo
Parecia uma final de Gran Slan entre Sinner e Alcaraz, mas não, era primeira rodada de um Challenger.
Nossa, como o tênis tem evoluido nos últimos 3 ou 4 anos.