PLACAR

Fonseca: “É nesse nível de torneio que quero jogar”

Foto: ATP Tour

Madri (Espanha) – A primeira participação de João Fonseca em um Masters 1000 começou com uma vitória. Convidado para jogar em Madri, o carioca de apenas 17 anos aproveitou a oportunidade diante do norte-americano Alex Michelsen, 70º do ranking, e conseguiu uma virada nesta quinta-feira. Após a partida, Fonseca reiterou que é nesse nível de torneios que ele quer estar cada vez mais.

“É nesse nível que eu quero estar. São estes os torneios que eu quero jogar. Tenho que me acostumar com esse ambiente, porque cada vez mais eu quero jogar esses torneios”, disse Fonseca, após a vitória por 4/6, 6/0 e 6/2 sobre Michelsen. Com o resultado, ele também garantiu os 100% de aproveitamento dos brasileiros no Masters 1000 de Madri, juntando-se a Thiago Wild e Thiago Monteiro na segunda rodada.

Fonseca terá o melhor ranking da carreira

A vitória na estreia rende 30 pontos na ATP para Fonseca, que terá novamente o melhor ranking da carreira. Ele iniciou o torneio ocupando o 242º lugar, depois de ter alcançado as quartas em Bucareste, e já está saltando mais 20 posições. “Estou muito feliz por conseguir fazer boas semanas sequencialmente e feliz com o nível de tênis que estou apresentando contra jogadores mais experientes e com ranking muito melhor que o meu. Acho que o tênis é feito de semanas. Tem jogadores que disparam no ranking depois de um ótimo resultado e em outras semanas jogam um pouco abaixo”.

Em entrevista à ESPN, Fonseca admitiu o nervosismo nos primeiros games da partida. Ele começou perdendo por 4/0. E ainda que não tenha conseguido virar o primeiro set, a reação no fim da parcial já o ajudou a jogar mais solto e iniciar a busca pela virada. “Foi um jogo muito difícil. Eu nunca havia jogado contra ele no juvenil, mas já estivemos nas mesmas chaves e ele está subindo no ranking. Então sabia que seria um jogo muito parelho”, comenta a respeito do rival de 19 anos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“No primeiro set eu estava muito nervoso, cometendo muitos erros. Eu nem deixava ele jogar, estava errando antes. Mas no final consegui me soltar um pouco. E a partir do segundo set, ele começou a dar umas bolas de graça e eu fui aproveitando”, avaliou o carioca, destacando também a presença de torcedores brasileiros em Madri. “Fui chamando a torcida, que também me ajudou muito a aliviar a tensão. Tentei passar a pressão para o lado dele, que é mais velho e tem o ranking melhor. Estou muito feliz por essa vitória, por ter acreditado e mantido a cabeça firme para chegar à vitória”.

Busca por vagas em Roland Garros e Wimbledon

Ainda aguardando por uma vaga no quali de Roland Garros, seja pelo próprio ranking ou por meio de convite, Fonseca começa a se firmar na faixa de ranking que o colocaria no quali de Wimbledon. “Eu tenho poucos pontos para defender e espero jogar em Wimbledon. Ano passado, tive bons resultados na grama como juvenil. Mas tenho que desfrutar torneio a torneio, sem pensar muito na frente ou em ranking. Basicamente tenho que pensar nas semanas e ganhar meus jogos”.

O próximo adversário do brasileiro será o britânico Cameron Norrie, canhoto de 28 anos e 30º do ranking: “Vou jogar sem pressão nenhuma, feliz e solto. Agora é ver como vai ser e acreditar”.

Leia mais:

Após 21 anos, Brasil coloca três na segunda fase de Masters

Roland Garros estuda convite para João Fonseca

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Macedo
Daniel Macedo
23 dias atrás

Grande Fonsa! Vai ganhar do Norrie.

Paulo A.
Paulo A.
23 dias atrás

Acredito que possa, sim, aprontar uma bela surpresa em cima do Norrie, que prefere um saibro mais lento, como o do Rio…

Fernando
Fernando
23 dias atrás

Fonseca vence.

Clóvis Rizzi
Clóvis Rizzi
23 dias atrás

A star is born…

Fernando
Fernando
23 dias atrás

Dalcin, pelo amor de Deus. Faz uma live pra gente comentando os jogos! Abre pra comentarios, trocas de informacoes e tal. Não achamos nada de qualidade na rede!!!

José Nilton Dalcim
Admin
23 dias atrás
Responder para  Fernando

Rapaz, já insistiram para eu fazer isso algumas vezes, mas meus afazeres não permitem isso.

Luciano Gevaerd
Luciano Gevaerd
22 dias atrás
Responder para  Fernando

Ando acompanhando as lives do Tênis Além do Óbvio, no YouTube. Ele está comentando os jogos do brasileiros em Madri em tempo real e já vem fazendo isso nos jogos do João Fonseca desde o ATP do Rio.

Clóvis Rizzi
Clóvis Rizzi
23 dias atrás

Acho que dá jogo para o Fonseca contra o Norrie, a meu ver, o jogo se encaixa de forma favorável.

Evandro
Evandro
23 dias atrás

Coincidência: é nesse nível de torneio que queremos te ver jogar!! ;)

Felipe Rossa
Felipe Rossa
23 dias atrás

Alguém sabe a data que fecha o Ranking para Wimbledon???

José Nilton Dalcim
Admin
23 dias atrás
Responder para  Felipe Rossa

Seis segundas anteriores ao início do torneio. Essa regra vale para os quatro Slam.

Felipe Rossa
Felipe Rossa
23 dias atrás

Realmente é um Fonseca disputando ATP e outro disputando Challenger…

Paulo Vinícius da Silva Reis
Paulo Vinícius da Silva Reis
23 dias atrás

João Fonsssseca, the Brazilian!!

Arangomie
Arangomie
23 dias atrás

Não tem como eu não lembrar desse menino ao vivo aqui em Mogi, perdendo pro Orlando Luz, mas encaixando cada porrada…

Que fantástico ver a evolução absurda dele.

Não há o que alguém reclamar dos convites, pois já comprovou que está jogando em nível muito acima do ranking atual, é mais que merecido.

Ele foi eliminado de cara de algum torneio que tenha pego WC? Eu acho que não.

Não tem como não se empolgar.

Ontem ele estava levando 4 x 0 e eu já sabia que era só questão de nervosismo e logo iria equilibrar.

Considero qualquer jogo dele imprevisível, mesmo com top 10.

Bricio Cunha Fagundes
Bricio Cunha Fagundes
23 dias atrás
Responder para  Arangomie

Respondendo a sua pergunta, amigo, ele foi eliminado na estreia dos ATP’s de Santiago e Estoril, onde estava como WC. Também ocorreu em alguns challengers. Porém está claro que é um grande talento, com muito futuro. Também estou bastante empolgado, e desfrutando do bom momentos dos brasileiros nesses torneios maiores

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE