Basileia (Suíça) – A vitória na estreia do ATP 500 da Basileia foi bastante comemorada por João Fonseca, especialmente pelo nível do adversário que ele superou nesta terça-feira. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil destacou o bom desempenho no saque para superar o francês Giovanni Perricard, 33º do ranking e atual campeão do torneio em quadras duras e cobertas.
“Foi um jogo complicado, com pouco ritmo. Meu adversário é um excelente jogador e tem um dos melhores saques do circuito, senão o melhor”, disse Fonseca após a vitória por 7/6 (8-6) e 6/3 em 1h26 de partida.
“É difícil de devolver e ler o saque. É muito rápido. Mas eu sabia que precisaria me manter muito firme no meu saque, com uma mentalidade boa antes de entrar nos pontos. Consegui ir super bem no tiebreak do primeiro set e foi muito importante fazer uma quebra no começo do segundo para liquidar o jogo”, acrescentou o carioca, que não enfrentou break-points. Cada jogador fez 28 winners e Perricard cometeu 21 erros contra 16.
“É um prazer jogar nessa quadra, com muita história no tênis. Muito obrigado aos torcedores brasileiros e também a todos que compareceram”, complementou o atual 46º do mundo, que se tornou apenas o quarto jogador a eliminar o atual campeão na estreia da Basileia. Provisoriamente, ele está ganhando quatro posições no ranking e igualando sua melhor marca da carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca volta à quadra nesta quarta-feira, por volta de 14h30 (de Brasília) para enfrentar o tcheco Jakub Mensik, de 20 anos e 19º do ranking. Os dois jovens jogadores se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, com vitória brasileira na fase de grupos do Next Gen ATP Finals do ano passado.
Special delivery incoming: 💌
Joao has a message for you 🙌#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/MBtCqNAWEh
— ATP Tour (@atptour) October 21, 2025
Pena que uma nova vitória , que seria mais um feito incrível , não vai trazer ganhos de ranking . Mas …..vida que segue . Um jogo de cada vez .
Vai sim.
A cada nova vitória neste torneio, ele soma pontos e obviamente sobe no ranking.
Já passou do 46º lugar para o 42º. Se continuar ganhando, sobe mais.
Foi um grande jogo, agora é manter o foco que o próximo adversário é ainda mais forte. Mas o João mostrou seu jogo, pode ganhar e vamos torcer.
Creio que nao passa pelo Mesink.
Gostei bastante. Achei que ele lidou muito bem com os (poucos, é verdade) momentos em que o cara o colocou em dificuldades. Tomara que amanhã o jogo seja bem cedo pra eu também poder ver. :-D