Fonseca confirma ascensão e volta a bater seu melhor ranking

Foto: USTA

Londres (Inglaterra) – A ascensão do carioca João Fonseca no ranking ganhou mais um capítulo esta segunda-feira, em que o número 1 do país voltou a bater seu melhor ranking. Ele entrou no US Open na 45ª posição na lista da ATP, uma abaixo de sua melhor marca (44) e com a vitória na primeira rodada do torneio se garantiu no 42º lugar,

O carioca de apenas 19 anos é agora o 12º melhor brasileiro em simples na Era Aberta, superando Flavio Saretta (44º) e Teliana Pereira (43ª). Apenas oito homens e três mulheres conseguiram uma marca superior à de Fonseca em simples desde que os rankings foram estipulados.

Gustavo Kuerten lidera a lista como o único número 1 do país, seguido por Thomaz Bellucci (21º), Thomaz Koch (24º), Fernando Meligeni (25º), Luiz Mattar (29º), Marcos Hocevar (30º), Jaime Oncins (31º) e Carlos Kirmayr (36º). No feminino, Beatriz Haddad Maia é nossa única top 10, seguida de Maria Esther Bueno (29ª) e Niege Dias (31ª).

Fonseca tem tudo para subir um pouco mais até o final do ano, uma vez que na corrida da temporada, que conta apenas os resultados de 2025, ele aparece na 35ª colocação. Apenas oito brasileiros chegaram ao top 30 de simples na ATP ou WTA e o jovem carioca segue na luta para se tornar o nono da lista.

Subscribe
Notificar
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigues
Rodrigues
3 meses atrás

Não vai ser fácil manter isso . A maioria dos que estão atrás dele irá jogar semana que vem e ele não . Sobretudo Carabelli e Sonego . Tem de estar com o bumbum virado pra lua pra nenhum deles fazer uma campanha mínima para ultrapassá-lo nos pontos .
É o ônus de jogar a Laver Cup . Os demais que tambem irão jogar serão bye em Tóquio e Pequim . Ele , não ! Por isso não se inscreveu .

Felipe
Felipe
3 meses atrás
Responder para  Rodrigues

Porém tbm nao defende quase nada, e estes que irão jogar provavelmente sim.
Vamos ver …..

Leonel
Leonel
3 meses atrás

Tem tenista top já anotando que Fonseca vai chegar no máximo ao nível de Murray e Wawrinka. Pelo que estão jogando Alcaraz e Sinner nada mágico ver que Fonseca tá mais pra Wawrinka. Lógico que o nosso João tá no começo porém pelo que vi o alcaraz jogar parece ser melhor que o Big 3. No mínimo iguala a eles. Caramba. João poderá lógico até ganhar deles mas ser número 1 é melhor sonhar mesmo pq a realidade tá crua e nua.

AKC
AKC
3 meses atrás
Responder para  Leonel

Se ele um dia ganhar 3 Slams diferentes como o Wawrinka, já seria incrível.

Felipe
Felipe
3 meses atrás
Responder para  Leonel

E nao estaria ótimo?? Ja seria um sonho ele jogar igual um Medvdev, zverev, Delpotro, Cilic…. rrssss

Neto Gomes
Neto Gomes
3 meses atrás
Responder para  Leonel

O que Alcaraz fez até aqui é surpreendente, mas eu ainda fico em dúvidas onde ele chegará.

Chegar a 20 GS de Federer, 22 de Nadal ou 24 de Djokovic é um longo caminho.

Ele deve manter a motivação, a fome por recordes durante muito tempo.

Não sofrer nenhuma lesão grave. E caso sofra, se recuperar e voltar ao alto nível.

Atualmente somente Sinner é seu grande adversário, mas poderá surgir outros tenistas e seus adversários atuais podem evoluir.
Aliassime poderá vencer Alcaraz nos próximos anos?
Sim. Caso jogue com confiança como nesse USOPEN e continui fazendo alguns ajustes, como na sua esquerda.

Whitney White
Whitney White
3 meses atrás

Na torcida pelo emergente Joao Fonseca!!!

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
3 meses atrás

Haddad maia estar na frente da Maria Esther não dá

PG Aiquel
PG Aiquel
3 meses atrás

Quando ranking mundial foi instituído a Maria Esther Bueno já estava em final de carreira…Ainda sim foi 29 do mundo. No auge teria sido número 1…

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
3 meses atrás

Fonseca tornou-se o 9º melhor tenista brasileiro de simples masculino na história com a 42º colocação, próximo da lista é o Carlos Alberto Kirmayr. Também obteve sua 29º vitória em ATP no US Open, passando as 28 de Danilo Marcelino e ficando a 1 vitória de Rogério Dutra Silva.

Rodrigo Cavalcanti de Arruda
Rodrigo Cavalcanti de Arruda
3 meses atrás

Afffffffff ( menos )….

Joel Linhareso
Joel Linhareso
3 meses atrás

O tênis brasileiro é um circo de “filhinho de ouro” com raquete. Fonseca e outros patrocinados entram no circuito mais para tirar selfie do que ganhar jogo, bancados pelo dinheiro do papai ou de marcas. Perdem cedo, culpam a quadra, sorriem pra câmera e chamam isso de carreira. Sangue zero, fome de vitória zero, talento quase zero. Enquanto isso, o país segue sem um gladiador de verdade, só desfile de patrocínio e vaidade.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.