Madri (Espanha) – Depois de duas vitórias no challenger de Madri, João Fonseca se despediu nas quartas de final do torneio em quadras de saibro na capital espanhola. O carioca de 17 anos e 292º do ranking foi superado nesta sexta-feria pelo suíço Leandro Riedi, 166º colocado, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h57 de partida.
Fonseca segue para o ATP 250 de Bucareste, torneio para o qual recebeu um convite. A chave principal na capital romena terá dois brasileiros, já que o paranaense Thiago Wild, 68º do ranking, também está entre os inscritos.
A campanha até as quartas em Madri rende 14 pontos na ATP para Fonseca, que salta para o 276º lugar do ranking, marca que será a melhor de sua carreira. Algoz do brasileiro nesta sexta, Riedi enfrenta o austríaco Jurij Rodionov na semifinal.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O set inicial foi difícil para Fonseca, que sofreu uma quebra logo em seu primeiro game de serviço e não aproveitou nenhum dos quatro break-points que teve na parcial. Com isso, Riedi saiu vencendo por 3/0 e conseguiu manter a liderança até o fim do set.
Joao Fonseca finding the angle 📐#ATPChallenger | @fedetenismadrid pic.twitter.com/Qmb2IhHjml
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) April 12, 2024
Logo no início da segunda parcial, o suíço voltou a quebrar e saiu vencendo por 3/1. Fonseca salvou três break-points em um game muito longo e quando perdia por 4/2. E na sequência, devolveu a quebra para igualar o set. Com muito apoio da torcida e jogando um tênis agressivo, o carioca cresceu na partida.
Fonseca escapou de um break-point no 5/5, atacando a paralela com o forehand. No game seguinte, o brasileiro chegou ao set-point após um erro do rival com o backhand. Mas Riedi se salvou com o saque e primeira bola. No início do tiebreak, o carioca fez uma dupla falta e cometeu um erro com o backhand, permitindo ao suíço abrir 4-0. Ainda que Fonseca tenha diminuído a diferença para 5-4, não teria novas chances de ameaçar o saque do rival.
Joao Fonseca finding the angle 📐#ATPChallenger | @fedetenismadrid pic.twitter.com/Qmb2IhHjml
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) April 12, 2024
Poxa, infelizmente não deu pro João esse riedi é encardido
Vamos para a próxima João
Hoje não deu. Mesmo assim, uma boa semana e mais um bom resultado. Continua subindo e ganhando experiência. Veremos o sorteio da chave em Bucareste pra entender as chances de vencer mais um jogo em ATP. Ano bom do garoto
É muito jovem e tal, todos sabemos disso. Vamos à análise fria da partida do João: 8 duplas faltas (uma delas no 1o ponto do tie break), 2 games com 40×15 a favor no saque do adversários jogados fora no 1o set, uma coleção enorme de ENFs. Como quase sempre, Fonseca perdeu pra ele mesmo.
O lado bom disso é que ele tem muito espaço para evoluir, pq a qualidade, os golpes, as variações, já estão lá. A cabeça é boa também. Tomara que esse descanso o permita recuperar o ombro esquerdo (até pediu atendimento) e avançar ao menos uma rodada em Bucareste!
Thiago, penso muito parecido, ele tem todos os fundamentos e é normal errar mais com tão pouca idade, acho que ele pensa sempre em winners e aí, às vezes, a falta experiência pesa. Mas é normal e o caminho tá certo ! Fora que o guri parece gente boa, dá vontade de torcer ! abs
Por ora, até os defeitos dele são favoráveis pois vai amadurecer e ganhar experiência em jogos. Mas o arsenal dele é impressionante.
Concordo!! Muita margem para evolução pq tem todos os golpes, precisa ganhar mais constância. E tem a cabeça mto boa, pelo menos nos jogos que assisti ele sempre fica dentro do jogo.
Gostei da sua análise. Também vi dessa forma. Ele em vários momentos forçou demais. Acredito que se Elle trocasse mais bolas com alimentando a dificuldade sem acelerar acho levaria o jogo hoje. Baixou nele um pouco Sabakenka.kkk . Ela só perde pra ela mesmo. Importa que o Fonseca vai jogar muito cada vez mais. O legal é ver um talento evoluindo e não saber onde ele vai chegar. Pode ser número 1 como pode ficar longe disso e jogando bem. Que maravilha. Bora ser feliz.
Boa Thiago! Análise fria é o que interessa e contribui.
Babação e malhação só atrapalham (embora babões e haters achem que ajudam).
Baita experiência…
Foi um bom jogo, ambos tiveram suas oportunidades e o suíço foi superior no geral. João precisa aprimorar o segundo saque (algo natural para a idade e estágio de desenvolvimento) e me parece que o estilo de jogo dele tende a combinar muito melhor com quadras rápidas do que com terra. Que não fique refém do pobre calendário sul-americano e monte uma base na Europa para o ano que vem, que tende a ser crucial para determinar o tamanho que ele pode vir a ter no circuito no futuro.
Parabéns Fonseca pela campanha em Madri, um passo de cada vez. Rumo a Bucareste para mais uma experiência. Allez!
Acho que ele pode avançar mais para devolver, estava muito atras da linha. Era um jogo bem ganhavel
Nesta fase fase é ganhar experiência e amealhar alguns pontinhos!
Infelizmente hoje não deu,foram muitas duplas faltas,e muitos enfs,precisa ser mais preciso pra começar a ter resultados melhores,mas segue pontuando e ganhando experiência, vamos pra próxima!!!
Parabéns Fonseca.
Boa campanha esta semana.
O jogo foi bem disputado.
Faltou paciência para se manter nas trocas, forçou muito os erros. E o estilo de jogo seu, mas tem que rever, alguns momentos tem que esperar o erro do Adversário.
Força para o próximo torneio.