PLACAR

Fonseca cai nas quartas em Madri e segue para Bucareste

Foto: II Open Comunidad de Madrid

Madri (Espanha) – Depois de duas vitórias no challenger de Madri, João Fonseca se despediu nas quartas de final do torneio em quadras de saibro na capital espanhola. O carioca de 17 anos e 292º do ranking foi superado nesta sexta-feria pelo suíço Leandro Riedi, 166º colocado, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-4) em 1h57 de partida.

Fonseca segue para o ATP 250 de Bucareste, torneio para o qual recebeu um convite. A chave principal na capital romena terá dois brasileiros, já que o paranaense Thiago Wild, 68º do ranking, também está entre os inscritos.

A campanha até as quartas em Madri rende 14 pontos na ATP para Fonseca, que salta para o 276º lugar do ranking, marca que será a melhor de sua carreira. Algoz do brasileiro nesta sexta, Riedi enfrenta o austríaco Jurij Rodionov na semifinal.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

O set inicial foi difícil para Fonseca, que sofreu uma quebra logo em seu primeiro game de serviço e não aproveitou nenhum dos quatro break-points que teve na parcial. Com isso, Riedi saiu vencendo por 3/0 e conseguiu manter a liderança até o fim do set.

Logo no início da segunda parcial, o suíço voltou a quebrar e saiu vencendo por 3/1. Fonseca salvou três break-points em um game muito longo e quando perdia por 4/2. E na sequência, devolveu a quebra para igualar o set. Com muito apoio da torcida e jogando um tênis agressivo, o carioca cresceu na partida.

Fonseca escapou de um break-point no 5/5, atacando a paralela com o forehand. No game seguinte, o brasileiro chegou ao set-point após um erro do rival com o backhand. Mas Riedi se salvou com o saque e primeira bola. No início do tiebreak, o carioca fez uma dupla falta e cometeu um erro com o backhand, permitindo ao suíço abrir 4-0. Ainda que Fonseca tenha diminuído a diferença para 5-4, não teria novas chances de ameaçar o saque do rival.

16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur
Arthur
1 mês atrás

Poxa, infelizmente não deu pro João esse riedi é encardido

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Vamos para a próxima João

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
1 mês atrás

Hoje não deu. Mesmo assim, uma boa semana e mais um bom resultado. Continua subindo e ganhando experiência. Veremos o sorteio da chave em Bucareste pra entender as chances de vencer mais um jogo em ATP. Ano bom do garoto

Thiago
Thiago
1 mês atrás

É muito jovem e tal, todos sabemos disso. Vamos à análise fria da partida do João: 8 duplas faltas (uma delas no 1o ponto do tie break), 2 games com 40×15 a favor no saque do adversários jogados fora no 1o set, uma coleção enorme de ENFs. Como quase sempre, Fonseca perdeu pra ele mesmo.

O lado bom disso é que ele tem muito espaço para evoluir, pq a qualidade, os golpes, as variações, já estão lá. A cabeça é boa também. Tomara que esse descanso o permita recuperar o ombro esquerdo (até pediu atendimento) e avançar ao menos uma rodada em Bucareste!

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Thiago, penso muito parecido, ele tem todos os fundamentos e é normal errar mais com tão pouca idade, acho que ele pensa sempre em winners e aí, às vezes, a falta experiência pesa. Mas é normal e o caminho tá certo ! Fora que o guri parece gente boa, dá vontade de torcer ! abs

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Por ora, até os defeitos dele são favoráveis pois vai amadurecer e ganhar experiência em jogos. Mas o arsenal dele é impressionante.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Concordo!! Muita margem para evolução pq tem todos os golpes, precisa ganhar mais constância. E tem a cabeça mto boa, pelo menos nos jogos que assisti ele sempre fica dentro do jogo.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Gostei da sua análise. Também vi dessa forma. Ele em vários momentos forçou demais. Acredito que se Elle trocasse mais bolas com alimentando a dificuldade sem acelerar acho levaria o jogo hoje. Baixou nele um pouco Sabakenka.kkk . Ela só perde pra ela mesmo. Importa que o Fonseca vai jogar muito cada vez mais. O legal é ver um talento evoluindo e não saber onde ele vai chegar. Pode ser número 1 como pode ficar longe disso e jogando bem. Que maravilha. Bora ser feliz.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Thiago

Boa Thiago! Análise fria é o que interessa e contribui.

Babação e malhação só atrapalham (embora babões e haters achem que ajudam).

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás

Baita experiência…

Jose Carlos
Jose Carlos
1 mês atrás

Foi um bom jogo, ambos tiveram suas oportunidades e o suíço foi superior no geral. João precisa aprimorar o segundo saque (algo natural para a idade e estágio de desenvolvimento) e me parece que o estilo de jogo dele tende a combinar muito melhor com quadras rápidas do que com terra. Que não fique refém do pobre calendário sul-americano e monte uma base na Europa para o ano que vem, que tende a ser crucial para determinar o tamanho que ele pode vir a ter no circuito no futuro.

PAULO CEZAR DE SOUZA
PAULO CEZAR DE SOUZA
1 mês atrás

Parabéns Fonseca pela campanha em Madri, um passo de cada vez. Rumo a Bucareste para mais uma experiência. Allez!

CARLOS LIMA
CARLOS LIMA
1 mês atrás

Acho que ele pode avançar mais para devolver, estava muito atras da linha. Era um jogo bem ganhavel

Carlos
Carlos
1 mês atrás

Nesta fase fase é ganhar experiência e amealhar alguns pontinhos!

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

Infelizmente hoje não deu,foram muitas duplas faltas,e muitos enfs,precisa ser mais preciso pra começar a ter resultados melhores,mas segue pontuando e ganhando experiência, vamos pra próxima!!!

Gusmão
Gusmão
1 mês atrás

Parabéns Fonseca.
Boa campanha esta semana.
O jogo foi bem disputado.
Faltou paciência para se manter nas trocas, forçou muito os erros. E o estilo de jogo seu, mas tem que rever, alguns momentos tem que esperar o erro do Adversário.

Força para o próximo torneio.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE