PLACAR

Finlândia derruba o atual campeão Canadá e chega à semi da Davis

Otto Virtanen (Foto: Clive Brunskill/Getty Images for ITF)

Málaga (Espanha) – Depois de surpreender na fase de grupos da Copa Davis, classificando-se para as quartas em uma chave que tinha Estados Unidos e Croácia, a equipe da Finlândia conseguiu mais um grande resultado e alcançou uma semifinal inédita na competição. Os finlandeses derrotaram nesta terça-feira o Canadá, atual campeão da Davis, por 2 a 1, definido a série na partida de duplas.

A façanha do time finlandês é ainda maior porque o principal jogador país, o 69º do ranking Emil Ruusuvuori, sofreu uma lesão no ombro e não pôde jogar. No entanto, os canadenses também tiveram um desfalque de última hora de Felix Auger-Aliassime, ex-top 10 e atual 29º do mundo.

“Tudo foi feito para que eu estivesse apto para o jogo. Infelizmente, é muito triste não poder estar em quadra para ajudar o time, mas acredito na equipe”, disse Ruusuvuori antes do confronto. O jogador de 24 anos ficou no banco, acompanhando as partidas desta terça e apoiando os companheiros.

A série começou com uma vitória do ex-número 3 do mundo Milos Raonic. O experiente jogador de 32 anos superou Patrick Kaukovalta, apenas 782º do ranking, por 6/3 e 7/5. Reconhecido como o grande sacador que, o canadense disparou 18 aces e só perdeu três pontos em seus games de serviço. Esta foi a 16ª vitória em 21 jogos de Davis para Raonic, que não atuava pela competição desde 2018.

Os finlandeses igualaram a disputa com a vitória de Otto Virtanen, 171º do ranking. O jovem jogador de 22 anos derrotou Gabriel Diallo, 139º colocado, por 6/4 e 7/5. Das seis vitórias que Virtanen tem na Copa Davis, quatro foram conquistadas neste ano.

A definição ficou para a partida de duplas e Virtanen voltou à quadra, ao lado do especialista na modalidade Harri Heliovaara. Contando com ampla maioria da torcida em Málaga, os finlandeses derrotaram Alexis Galarneau e Vasek Pospisil por 7/5 e 6/3, classificando-se para a inédita semifinal da Davis.

Os adversários da Finlândia na semifinal serão conhecidos nesta quarta-feira, no duelo entre tchecos e australianos. Os outros dois confrontos das quartas serão apenas na quinta-feira. Pela manhã, a Itália enfrenta a Holanda. Na sequência, será a vez de os sérvios contarem com o número 1 do mundo Novak Djokovic contra a equipe britânica.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE