Dubai (Emirados Árabes) – Campeã e vice do primeiro WTA 1000 da temporada em Doha, no último sábado, Amanda Anisimova e Jelena Ostapenko já estrearam nesta segunda-feira em Dubai e não conseguiram passar pela primeira rodada.
Ostapenko foi a primeira a entrar em quadra. E depois de ter derrotado grandes nomes na semana passada como Iga Swiatek, Jasmine Paolini e Ons Jabeur, a letã foi superada pela japonesa Moyuka Uchijima, 62ª do mundo, com duplo 6/3. Uchijima desafia a cazaque Elena Rybakina, número 7 do mundo, na segunda rodada.
Já Anisimova, que conquistou seu maior título no Qatar e debutou no top 20 do ranking mundial, agora ocupando o 18º lugar, perdeu um duelo norte-americano para McCartney Kessler, 53ª colocada, por 6/2 e 6/3. Kessler enfrentará mais uma compatriota, a número 3 do ranking Coco Gauff.
coming out on top in the all-American clash! 🇺🇸
Kessler defeats the Doha champ Anisimova, 6-2 6-3!#DDFTennis pic.twitter.com/QIb8EFaF3n
— wta (@WTA) February 17, 2025
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra cabeça de chave a se despedir foi Daria Kasatkina, 11ª do ranking, que perdeu para a romena Sorana Cirstea, que está voltando de lesão e ocupa atualmente apenas o 89º lugar aos 34 anos. Cirstea marcou as parciais de 6/1 e 6/4 e enfrenta a norte-americana Alycia Parks.
Duelo entre ex-líderes do ranking
Duas ex-líderes do ranking vão se enfrentar logo na segunda rodada em Dubai. A bielorrussa Victoria Azarenka, de 35 anos e atual 34ª colocada, venceu um jogo duro diante da ucraniana Anhelina Kalinina com parciais de 2/6, 7/6 (7-4) e 6/4 após 2h52 de disputa. Azarenka é a próxima adversária de Iga Swiatek, número 2 do mundo e finalista do torneio em 2023. A polonesa lidera o histórico de confrontos por 3 a 1.
Já a italiana Jasmine Paolini, atual campeã em Dubai e número 4 do mundo, enfrentará a alemã Eva Lys, 87ª do ranking, que superou a romena Irina Begu por 5/7, 7/5 e 6/3. O confronto entre elas é inédito no circuito profissional.
found a way 💪
In just under 3 hours, @vika7 comes back from a set down to defeat Kalinina 2-6, 7-6(4), 6-4!#DDFTennis pic.twitter.com/GHnVdN1bqL
— wta (@WTA) February 17, 2025
A primeira rodada do WTA 1000 de Dubai vale 10 pontos e 16.900 dólares. Então, valeu o esforço das duas para disputar o torneio. Seria bem difícil manter o mesmo nível por duas semanas consecutivas.
Verdade, seria complicado mesmo manter o nível com pouco descanso agora a Iga ganhou um alívio porque seu fantasma, Ostapenko, não esta mais na disputa. kkkk
Iga e Sabalenka respiram aliviadas.
Ostapenko não costuma dar trabalho para Sabalenka.
Estou falando de Alexandrova.
Por que as pessoas tratam os jogos como pré garantidos?!? O fato de uma jogadora nunca ter perdido para outra não significa não possa perder no futuro.
Iga ano passado ganhou Doha e só parou na semi de Dubai…ou seja, mantém o nível toda semana.
Por isso essas tenistas voo de galinha como Ostapenko nunca serão melhores do mundo. Essa é a diferença amigo.
A WTA poderia olhar com mais carinho para as finalistas da semana anterior de todos os torneios.