Federação italiana confirma retorno de Sinner no Masters de Roma

Jannik Sinner e Angelo Binaghi (Foto Giampiero Sposito/Internazionali d’Italia)

Roma (Itália) – A Federação Italiana de Tênis confirmou que o retorno de Jannik Sinner às competições acontecerá no Masters 1000 de Roma, que começa em 7 de maio. Líder do ranking mundial, Sinner chegou a um acordo com a Agência Mundial Antidoping (WADA) e aceitou um período de três meses de suspensão. O afastamento do tenista italiano termina no dia 4 de maio, três dias antes do principal torneio em seu país e ele pode voltar aos treinos a partir de 13 de abril.

“É a primeira vez que uma injustiça vergonhosa nos deixa felizes porque nosso primeiro pensamento é no jogador que vê um pesadelo chegar ao fim”, comentou o presidente da FITP, Angelo Binaghi. “Este acordo entre as duas partes certifica a inocência de Jannik, sua absoluta ausência de culpa e finalmente lhe permite se acalmar e planejar seu futuro com um grande retorno ao Masters 1000 de Roma, onde toda a Itália o receberá como ele merece”.

“Permanece o arrependimento por tudo o que ele teve que passar e por todo o tempo que Jannik terá que ficar sem jogar. Se nada mais acontecer, este será talvez o último grande erro da WADA que, como sabemos, já decidiu mudar as regras que forçaram Jannik a aceitar um compromisso que, mesmo que não reconheça nenhuma responsabilidade da sua parte, é verdadeiramente injusto”, acrescentou o dirigente.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Sinner testou positivo duas vezes para clostebol em março de 2024. Em agosto, a Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA) determinou que o italiano não teve culpa ou negligência no ocorrido, conforme decisão de um tribunal independente. No entanto, no final de setembro, a WADA emitiu um comunicado informando que apresentou um recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para reverter a decisão e buscar uma punição mais severa. O julgamento do caso estava previsto apenas para abril de 2025, mas com o acordo a apelação foi retirada, encerrando o processo.

A WADA aceitou a explicação de Sinner sobre a causa da violação e reconheceu que o italiano não teve intenção de trapacear e que sua exposição ao clostebol não trouxe nenhum benefício de desempenho, ocorrendo sem seu conhecimento devido à negligência de membros de sua equipe. No entanto, a agência ressaltou que, de acordo com o Código Mundial Antidoping, um atleta é responsável pela negligência de seu entorno determinou que uma suspensão de três meses era um resultado apropriado.

Subscribe
Notificar
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
3 dias atrás

Parabéns WADA, a partir de agora vocês deixarão o inocente em paz. Ainda conseguiu arrancar alguma coisinha né, mas tudo bem. Outro beneficio da WADA será gerar mais empregos, pois agora tem que ser contratado um “profissional” só pra ficar vigiando os passos da equipe técnica dos jogadores. Esses tem mais autoridade que os fariseus há 2k anos rsrs.

Marcos
Marcos
3 dias atrás
Responder para  Helder Cordeiro

Fico imaginando, como vão monitorar se ele esta treinando ou não ? Coisa estranha

Fabio
Fabio
3 dias atrás
Responder para  Marcos

Ele tá proibido de treinar em quadras públicas apenas.

Luciano
Luciano
2 dias atrás
Responder para  Marcos

Com certeza deve ter um quadra na casa dele! Ficar parado é que não vai. Kkk

Fabio
Fabio
3 dias atrás

Aproveitem para ganhar alguns torneios… enquanto não retornar o Pecador…

Helder SC
Helder SC
3 dias atrás
Responder para  Fabio

Pecador arrependido rsrs

Paulo A.
Paulo A.
2 dias atrás
Responder para  Fabio

Ele vai retornar em casa, onde é tratado como semideus e ganhará o torneio para mostrar que é o Cara!

JClaudio
JClaudio
3 dias atrás

“Este acordo entre as duas partes certifica a inocência de Jannik, sua absoluta ausência de culpa”

(Político é igual em qualquer lugar do mundo, trata as pessoas como idiota, o acordo, pelo contrário, confirma a culpa do tenista italiano, que aceitou a pena e assumiu o “erro”, aceita ser colocado como vitima, falta personalidade para o jovem, é um tenista que foi pego no doping, ou seja, jogou dopado)

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  JClaudio

“Este acordo entre as duas partes certifica a inocência de Jannik, sua absoluta ausência de culpa e finalmente lhe permite se acalmar e planejar seu futuro com um grande retorno ao Masters 1000 de Roma, onde toda a Itália o receberá como ele merece”.

Jamais vi acordo onde a vítima inocente, aceita uma punição.

E finalmente vai se acalmar e planejar seu futuro.
Nesse quase um ano de imbróglio, Sinner foi o cara que mais faturou com seu tênis.
2 GS, um Finals e muitos dólares.
Com um planejamento mais tranquilo a partir do M1000 de Roma, sei não, talvez não tenhamos mais disputas. Ele será soberano.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
3 dias atrás

O clostebol detectado foi infinitesimal, não dava vantagem ao Sinner em nada. Detectaram TRAÇOS de clostebol. Sinner demitiu os responsáveis. Mas creio que ele deveria pegar 6 meses. Que esse caso específico seja paradigma para todos os outros, daqui em diante.

marco
marco
2 dias atrás
Responder para  Marco Aurelio

Dependendo de quanto tempo após tomar a droga se faz o teste a concentração vai ser muito alta ou infinitesimal, só passaram pano pq era o n° 1. E ainda achei estranho que quando apareceu a denúncia de doping a desculpa já estava pronta, kkkkkkk. Cada um q acredite no seu santo!!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 dias atrás

Sambarylove

Rafael
Rafael
3 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

kkkkk tem que rir pra não chorar

Realista
Realista
3 dias atrás

Pronto, a Wada fingiu que está fazendo um bom trabalho. Uma pena para o Sinner e para nós amantes do tênis, ele serviu de boi de piranha

Luiz Henrique
Luiz Henrique
3 dias atrás

Agora o Sinner vai ficar 3 meses treinando só no saibro e ainda é capaz de ganhar RG, que acredito seria o mais difícil dos 4 GS pra ele! Vai voltar com tudo. Anotem!

Walter
Walter
3 dias atrás

Ridícula essa suspensão. Era melhor não ter suspendido por tempo nenhum, ficava menos feio.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
3 dias atrás

Certo ou errado, não importa. A verdade é o seguinte: a modalidade saiu muito, mas muito arranhada deste episódio.

Gustavo
Gustavo
2 dias atrás

Isso é uma vergonha para a história do tênis. A parcialidade que ocorreu neste caso é inaceitável. Eu adoro ver o Sinner jogar, mas o tênis deve estar acima de qualquer jogador. Quantos outros atletas não tiveram culpa, ou foram pegos usando produtos para tratar queda de cabelo e caíram no doping, sendo punidos de forma imediata e por um período muito mais longo? Tantos casos semelhantes tiveram um tratamento completamente oposto a esse. E, no caso do Sinner ser número 1, as coisas parecem ser diferentes. Isso é um desrespeito ao esporte. A decisão de apenas três meses de suspensão foi tomada para que ele não perdesse nenhum Grand Slam e ainda pudesse retornar para Roma. A parcialidade que ocorreu me deixou enojado

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás

No final não é muito chocante para brasileiros, que estão acostumados com corrupção e jeitinho desde 1500.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
2 dias atrás

Que perca na 1a rodada! E injusto é ter de ler essa declaração infeliz!

marco
marco
2 dias atrás

Imagina se o mesmo caso acontece com o Kyrgios… Qual seria a pena???

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  marco

De morte…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.