Ex-número 12 do mundo, Wickmayer encerra a carreira em Wimbledon

Yanina Wickmayer (Foto: Reprodução/Instagram)

Londres (Inglaterra) – A rodada desta quarta-feira em Wimbledon marcou a despedida do circuito profissional de Yanina Wickmayer. A belga de 35 anos e ex-número 12 do mundo caiu na estreia de duplas, ao lado da letã Anastasija Sevastova, diante da ucraniana Marta Kostyuk e da romena Elena Ruse, que marcaram um duplo 6/4.

Wickmayer já havia sido eliminada na estreia de simples, diante da mexicana Renata Zarazua, que marcou as parciais de 6/0 e 6/3. Ela anunciou há algumas semanas que Wimbledon seria o último torneio de sua carreira profissional.

Nascida em outubro de 1989, Wickmayer chegou ao circuito cercada de expectativas para continuar o legado de duas multicampeãs de Grand Slam de seu país, Kim Clijsters e Justine Henin. Ainda muito jovem, com apenas 19 anos, fez o melhor resultado da carreira em Grand Slam, a semifinal do US Open de 2009. Ela foi eleita a jogadora que mais evoluiu naquela temporada pela WTA e atingiu seu melhor ranking no ano seguinte.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A origem do nome é uma homenagem ao ídolo do futebol argentino Diego Maradona, cuja filha mais nova se chama Gianinna. A tenista perdeu a mãe muito cedo, ainda aos nove anos, vítima de câncer. E durante os primeiros anos da carreira, jogava com a aliança de casamento dos pais em um cordão no pesoço. Em sua carreira profissional no circuito, disputou 11 finais na WTA, em todos os pisos, e conquistou cinco títulos. Ela acumulou uma premiação na carreira de US$ 6,11 milhões e venceu cinco jogos contra top 10, além de ter o recorde de vitórias pela Bélgica na Billie Jean King Cup, com 25 no total.

Depois de se afastar do circuito para se tornar mãe da pequena Luana, nascida em abril de 2021, Wickmayer voltou a jogar e escalou novamente o ranking até o top 100, chegando ao 67º lugar no ano passado. Mas depois, sofreu com lesões e ficou nove meses afastada das competições. Com poucos torneios disputados neste ano, ocupa apenas o 764º lugar do ranking profissional. Uma curiosidade a respeito de sua última partida é que sua parceira de duplas, Sevastova, também já é mãe e está retornando ao circuito.

Após a partida, Wickmayer fez uma publicação nas redes sociais sobre seu amor pelo esporte: “Querido tênis, sou muito grata por este livro que escrevemos juntos. Os capítulos podem não ter sido todos com arco-íris e unicórnios, mas estou mais orgulhosa do fato de tê-los escrito à minha maneira. Comecei e terminei nos meus próprios termos. Com trabalho árduo, resiliência e capacidade de enfrentar todos os desafios. A jornada pode ter chegado ao seu destino final, mas as lições, memórias e emoções ficarão no meu coração para sempre”.

“Obrigada por ser o meu porto seguro em momentos difíceis e por me ensinar as lições que me fizeram crescer. Mas acima de tudo, obrigada por me dar a chance de ser eu mesma e me tornar a mulher que sou hoje! Isto não é uma despedida, mas sim um até logo. Vou continuar por perto, pronta para retribuir tudo o que eu tive ao longo destes 20 anos”.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.