Em clima tenso, Sinner defende o título do AO

Foto: ATP Tour

Depois de realizar a pré-temporada em Doha, voltar a Itália para o Natal em família e treinar alguns dias em Mônaco, Jannik Sinner chega a Melbourne com o desafio de defender o título conquistado ano passado. Atual número 1 do mundo, o italiano prevê maiores dificuldades, apesar de se dizer bem preparado. Ele teve um 2024 brilhante e sente a pressão de repetir os bons resultados. Mas no Aberto da Austrália deve encontrar um clima tenso, talvez hostil, após o ídolo local Nick Kyrgios declarar que não viu transparência no caso de doping e inclusive contou com o aval de Novak Djokovic.

Apenas um parêntese: quando recebi a noticia de que Sinner tinha ido treinar em Mônaco, estranhei. Não sabia que o MCCC – Monte Carlo Country Club – que aliás fica em território francês, contava com quadras duras. Pensei que poderia estar treinando na cidade vizinha de Nice, em que o ex-tenista francês Renne Lisnard tem uma bela academia e onde, por coincidência, Daniil Medvedev encontrou seu técnico Gilles Cervara. Mas depois de uma rápida pesquisa constatei que o clube do 1000 de Monte Carlo conta com duas quadras duras.

De volta ao caso, acredito que o fantasma de uma punição severa vai acompanhar Jannik Sinner por mais algumas semanas. Ele já anunciou seu calendário para o primeiro semestre desse ano, mas só no final de fevereiro ou início de março o italiano ficará sabendo seu futuro. Nessa data, a WADA (Organização Mundial de Controle de Doping) e entidade máxima sobre o assunto promete anunciar o veredicto do clostebol encontrado no corpo do tenista, há quase um ano, quando jogava o ATP 1000 de Indian Wells.

Confesso que acho sintomático o assunto voltar à tona após as autoridades permitirem que Sinner cumprisse seu calendário em 2024 sem punição. É estranho e beira o absurdo uma questão tão grave como essa demore tanto tempo para uma definição.

É óbvio que, se existe um julgamento em andamento, há a possibilidade de uma punição. Em função disso, os jornalistas Mattew Futterman e Charlie Eccleshare, na revista The Athletic, do New York Times, fizeram uma análise das consequências de uma punição para Jannik Sinner que poderia ser de um ou dois anos. Entre os pontos levantados., o que chama mais atenção seria a possibilidade de o atual número 1 da ATP perder todos os pontos e prêmios desde Indian Wells. Não dá nem para imaginar a balbúrdia que causaria. A WADA sem dúvida vive um dilema que pode alterar para sempre os protocolos usados até hoje em casos como o do tenista italiano.

Bem, seja lá o que acontecer, não acredito que Jannik Sinner irá sentar à mesma mesa de Nick Kyrgios ou Novak Djokovic no players lounge de Melbourne Park.

Subscribe
Notificar
guest
28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Frank
Frank
1 dia atrás

Em caso de punição, não vai perder nem ponto e nem dinheiro. Espero que seja inocentado… não seria justo punir por uma simples contaminação involuntária (comprovado), e não USO como muitos adeptos a uma teoria da conspiração acreditam. Sobre Djokovic/falsão, não tem muito que comentar… Pode até ser o recordista de títulos, mas não deixa de ser desprezível, falso e invejoso. As declarações dele são para pressionar uma punição contra o Sinner, assim tem o caminho facilitado para tentar o tão sonhado 25 slam, sempre com a esperança do Alcaraz ter uns dos seus apagões, pq com Sinner e Alcaraz com certeza as chances são igual a ZERO.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Frank

Djoko tem 24 slam e jamais será alcançado por Sinner ou Alcaraz. Djoko doutrinou os dois em 2023 e bateu Alcaraz na final olímpica em 2024.

Frank
Frank
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Meu amigo, passado e passado, difícil prever o futuro… mas uma coisa è certa: Sinner e Alcaraz já ganharam mais do Djocovic/falsão com a mesma idade. Lembro do Sampras, ninguém acreditava que o record dele seria batido, mas nem se comenta mais sobre isso.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Frank

Exato. Passado é passado. O ano de 2025 apenas começou.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

E pelo jeito começou como terminou 2024 . ” goat ” caindo cedo em ATP 250 e escapando da coletiva…rs. Abs !

Marcos
Marcos
13 horas atrás
Responder para  Paulo Sérgio

2025 vem muita surra para Djoko.
O Véizim rumo à aposentadoria!!!

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Prezado Frank, o objetivo do Paulo Sergio é só lacrar. Ele sabe que o Djoko já está velho e depende de um mal dia do Alcaraz. Tanto que agora está apoiando o medíocre do Kyrgios, fazendo pressão para suspensão de 1 ano do Sinner. Porque? Porque na suspensão do Sinner ele vai poder ganhar mais 2 ou 3 Slams. Como o Djoko tem o mesmo caráter medíocre do Kyrgios, a parceria está sendo produtiva. São tão parecidos que podem ter sido irmãos em vidas passadas… Porque eles não tentam ganhar na bola? Para mim, a batalha Djoko x Alcaraz e Djoko x Sinner é o melhor do tênis no momento, mas o Djoko quer ganhar jogando só com galinha morta…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Jamais ? Jura ??? . Até mesmo por aqui vens postar estas groselhas , que não passam de fanatismo na acepção da palavra . Djokovic somente foi obter os 4 SLAM de Alcaraz, proximo aos 24 anos . E ainda perdeu DOZE Finais de SLAM . Esse Papinho de “doutrinou ” é outra piada pronta . Carlos Alcaraz é Bicampeão de WIMBLEDON pra cima do ” goat ” . E tem mais bola que Sérvio na mesma idade . Portanto Sr Paulinho resolve pagar mico com adivinhações infantis , sem a menor cerimônia,para onde o nariz aponta … Rsrsrs , Abs!

Marcos
Marcos
13 horas atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Djoko virou freguês de Sinner.
Aliás, está perdendo até para top 100.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Frank

Adendo: só perdeu em 2024 por causa da idade avançada, federete.

Frank
Frank
1 dia atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Se em 2024 a causa de perder foi idade avançada, em 2025 vai ser um massacre….kkkkkkkk o falsão acabou, só resta se aposentar e criticar, nisso ele e professor.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Frank

Falsão é o goat da shopee e sem recordes relevantes rs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 horas atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Lá já mostrava tua infantilidade , mas agora mostrou de vez a verdadeira cara , não é mesmo Paulinho ??? . OCTACAMPEAO de WIMBLEDON, Pentacampeão Consecutivo do USOPEN e 237 Semanas CONSECUTIVAS no TOPO do Ranking, são mesmos irrelevantes,???. Sei …rs Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
22 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

São importantes, mas perdem para o total de majors, temporadas como número 1, semanas totais como número 1, atp finals e masters 1000. E ainda tem o número 1 mais velho da história.

Marcos
Marcos
13 horas atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Djoko virou sparring de top 10

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 horas atrás
Responder para  Marcos

É o recordista de vitórias contra top 5 e top 10.

Sergio
Sergio
22 horas atrás
Responder para  Frank

Perfeito. Assino em baixo.

Victório Benatti
Victório Benatti
1 dia atrás

Quem tinha que ser multado/afastado do tênis é o Kyrgios. Este sim, é um fofoqueiro de primeira linha.
Ao invés de cuidar de sua vida, fica só cuidando da vida dos outros com comentários bizarros e esdrúxulos.
Vai trabalhar Kyrgios!!!

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Não acredito que o punição do Sinner será branda, a Wada recorreu da decisão da ITIA (entidade caseira ligada ao tênis).
A Wada sabe que uma absolvição ou mesmo uma punição branda, atingirá outros esportes.
E para a Wada, o atleta é responsável por qualquer substância proibida encontrada em seus exames (aqui, no caso, duas vezes).

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 horas atrás
Responder para  JClaudio

Desculpe, José Claudio . A maneira que fizeram com Iga Swiatek, não será muito diferente com SInner. Aí é que faltaria coerência. Deixar o Italiano defender seu Título no AOPEN, é uma demonstração que a pena será semelhante. Jovem Italiano não teve ganhos relevantes para uma pena pesada . No Tribunal independente foi considerado o duas vezes. Abs!

JClaudio
JClaudio
22 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Olá Sergio, o caso da Iga ainda não acabou, a Wada pode apelar ainda, assim como foi o caso do Sinner.
Mesmo assim a polonesa, foi suspensa, na época do teste positivo, perdeu o número um , muito por isso.
A ITIA é um órgão com pouca credibilidade, afinal não é isento, é um órgão do tênis para fiscalizar o tênis (fica difícil não se envolver politicamente).
Acho os dois casos muito parecidos (os dois alegam acidentes no trato com as substâncias).
Qualquer entidade seria, que fiscaliza e sabe das complexidades do doping (existe substâncias que mascaram outras substâncias, algumas não foram detectadas ainda, quem sabe nunca serão) tem a obrigação de combater substâncias proibidas (as encontradas nos dois casos, são proibidas a alguns anos).
Será uma grande decepção e um risco para o esporte, caso o “bom moço” italiano e a “consistente” polonesa não tenha uma punição exemplar.
(Os dois, Iga e Sinner eram número 1 do ranking, de um esporte que paga milhões de dólares em prêmios, sintomático).
Abs

Fernando
Fernando
1 dia atrás

Muitos julgamentos e especulações! O Tênis vai perder muito se ele for realmente for suspenso. Devia ter sido suspenso em agosto. WADA só fez isso para mostrar atitude.

Daniel de Souza
Daniel de Souza
1 dia atrás

Continuo fiel á minha previsão, desdeo ano passado, de que o falastrão Djokovic não ganha mais nem ATP 250 quanto mais Grand Slam!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 dia atrás
Responder para  Daniel de Souza

Pode até não ganhar, mas já é o maior de todos. Pode vibrar, pois deve ter sofrido muito de 2011 a 2023 rs.

Marcos RJ
Marcos RJ
1 dia atrás

Quanto mais pressão criada pela dupla de jogadores decadentes que adoram uma fofoquinha, ou pela dupla de agências antidoping que rasgou seus próprios princípios éticos e credibilidade, mais focado e determinado fica Jannik Sinner.
O Italiano está em um nível bem acima de todos os outros jogadores – com o último grande desafio sendo o excelente Carlito Alcatraz.
Espero que esses dois prodígios continuem a crescer e encantar, e que o resto do circuito que aprenda a se re-inventar, em vez dessa combinação insuportável de fofoquinha e politicagem.

Frank
Frank
1 dia atrás
Responder para  Marcos RJ

A resposta do Sinner está sendo dada sem responder… Invejável a tolerância, foco e determinação desse menino.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
4 horas atrás

Chiquinho, excelente matéria. Tirou todas as minhas dúvidas. Congratulações.

Jornalista especializado em tênis, com larga participação em diversos órgãos de divulgação, como TV Globo, SporTV, Grupo Bandeirantes de Comunicações e o jornal Estado de S. Paulo. Revela sua experiência com histórias de bastidores dos principais torneios mundiais. Já cobriu mais de 70 Grand Slams: 30 em Roland Garros; 21, no US Open; 18 em Wimbledon; e 5 no Australian Open.
Jornalista especializado em tênis, com larga participação em diversos órgãos de divulgação, como TV Globo, SporTV, Grupo Bandeirantes de Comunicações e o jornal Estado de S. Paulo. Revela sua experiência com histórias de bastidores dos principais torneios mundiais. Já cobriu mais de 70 Grand Slams: 30 em Roland Garros; 21, no US Open; 18 em Wimbledon; e 5 no Australian Open.
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.