Indian Wells (EUA) – Finalista do Australian Open em janeiro, a chinesa Qinwen Zheng não tem conseguido uma sequência de bons resultados desde a melhor campanha da carreira em Grand Slam. A atual número 8 do mundo não passou da estreia no WTA 1000 de Indian Wells, superada pela compatriota Yue Yuan na madrugada deste domingo por 6/3 e 6/4 em apenas 1h40 de partida.
Zheng tem apenas três vitórias desde o Australian Open. Ela avançou uma rodada no primeiro WTA 1000 da temporada, em Doha, superando a canadense Magda Linette, mas depois perdeu da canadense Leylah Fernandez nas oitavas. Na semana seguinte, em Dubai, foi melhor. Ganhou da japonesa Nao Hibino e da russa Anastasia Potapova. Mas nas quartas, desafiou a número 1 do mundo Iga Swiatek e fez apenas cinco games contra a polonesa.
Bastante instável em seus games de saque, Zheng fez seis aces e seis duplas faltas na partida, com apenas 49% de primeiros serviços em quadra. Ela acabou enfrentando 13 break-points e permitiu quatro quebras, duas em cada set. Yuan chegou a liderar o segundo set por 5/1, perdeu a primeira chance de sacar para o jogo, mas definiu a disputa dois games mais tarde.
Algoz de Zheng em Indian Wells, Yuan vem da conquista de seu primeiro WTA 250 em Austin, na semana passada, e venceu a primeira contra top 10. A chinesa de 25 anos está com o melhor ranking da carreira, no 49º lugar, e deve melhorar essa marca. Sua próxima adversária em Indian Wells será a norte-americana Caroline Dolehide, 51ª colocada.
Yuan Yue is on FIRE 🔥
Fresh off her maiden WTA title in Austin, the World No.49 defeats eighth seed Zheng 6-4, 6-3 to reach Round 3!#TennisParadise pic.twitter.com/qodJSqBlzI
— wta (@WTA) March 10, 2024
Apenas quatro top 10 seguem em Indian Wells
Com apenas duas rodadas completadas em Indian Wells, somente três tenistas do top 10 seguem na competição: As números 1, 2 e 3 do mundo Iga Swiatek, Aryna Sabalenka e Coco Gauff, sendo que a bielorrussa salvou quatro match-points na estreia contra a norte-americana Peyton Stearns, e a nona colocada Maria Sakkari.
A canhota tcheca Marketa Vondrousova, sétima do ranking, também chegou a vencer a estreia, mas se retirou do torneio. Já a cazaque Elena Rybakina, atual campeã e quarta colocada, ficou doente e não pôde defender o título conquistado no ano passado. Qinwen Zheng, Ons Jabeur, Jessica Pegula e Jelena Ostapenko perderam na estreia.