Num fato sem precedentes no tênis, o número 1 do mundo está novamente ameaçado de severa punição e afastamento compulsório da carreira por uso, voluntário ou não, de substância proibida pelo regulamento internacional.
A Wada, a agência oficial que cuida da prevenção e cumprimento dos casos de doping no esporte, não concordou com a decisão do tribunal independente escolhido pela ITIA, a agência que cuida especificamente da dopagem no tênis, e entrou com recurso na Corte de Arbitragem do Esporte para exigir que o italiano Jannik Sinner seja suspenso pelo menos por 12 meses.
Não é exatamente uma surpresa. Em praticamente todas as investigações que envolvem o uso de anabolizante, produto que serve acima de tudo para facilitar o crescimento dos músculos, a questão da intencionalidade é relativa, mas jamais isenta de punição. Nas situações em que o atleta pôde comprovar a chamada ‘contaminação cruzada’, ou seja, a ingestão acidental da substância, a suspensão é apenas mais branda, ou seja, reduzida do prazo clássico de quatro anos de banimento total do esporte.
Como todos sabemos, é o caso exato de Sinner. Ele e sua equipe se defenderam da presença do clostebol como um verdadeiro acidente, em que o fisioterapeuta cortou um dedo, usou um spray comum na Itália que possui a substância e, ao massagear o tenista, passou uma quantidade ínfima do anabolizante para o organismo de seu atleta. A negligência desses casos nunca deixou de ser punida pela Wada e, para piorar o quadro, o teste positivo se deu por dois exames consecutivos realizados com diferença de 15 dias em abril, um durante Indian Wells e outro dias depois, fora de competição.
Em seu curto pronunciamento por escrito, ficou evidente que a Wada não concorda com a decisão branda de um tribunal independente convocado pela ITIA, que avaliou as dezenas de horas de entrevistas com Sinner e de seu time, além de opiniões médicas, concluindo que a dosagem mínima jamais traria vantagem muscular para o atleta. “O tribunal foi chamado para determinar o grau da infração porque se tratavam de circunstâncias únicas, que não tinham precedentes”, explicou a ITIA. Nesse longo relatório, o especialista David Cowan garante que “mesmo que a administração (do produto) tivesse sido proposital, a mínima quantidade não teria produzido efeito dopante relevante ou melhoria de performance”.
É uma explicação frágil, porque não deveria caber aos juízes ou investigadores determinarem se o produto teve sucesso ou não, mas sim se houve ou não infração das regras. O caso de ‘contaminação cruzada’, exaustivamente usado por todo acusado de doping, deixou de ser argumento para a Wada há muito tempo. Na melhor das hipóteses, funciona como atenuante. Daí o recurso da Wada ao TAS, solicitando a suspensão de 12 a 24 meses de Sinner.
Isso levanta uma série chocante de dúvidas sobre o que vai acontecer caso o TAS dê ganho de caso à Wada. A ATP teria de suspender seu líder do ranking a partir da data do doping constatado, ou seja, nos testes de 5 e 20 de abril, ou o afastamento valeria a partir do anúncio da nova e definitiva pena?
Na primeira hipótese, Sinner perderia todos seus resultados, pontos e faturamento a partir de maio, o que incluiria os títulos do US Open, Cincinnati e Halle, a semi de Monte Carlo e as quartas de Madri e Montréal. Pelas regras atuais do tênis, os troféus não são retirados. Que imbróglio fenomenal.
Sinner lidera o ranking tradicional com uma incrível margem de 4.300 pontos sobre seu mais direto concorrente e com isso possui enorme chance de terminar a temporada como número 1. Assim, caso ele seja punido a partir do julgamento do recurso, seja em outubro ou novembro, o tênis corre o risco de ter uma situação insólita.
Em Pequim, onde disputará as quartas de final, o italiano de 23 anos se diz surpreso e decepcionado com o apelo da Wada. Resta saber como irá reagir em quadra com a volta do pavoroso fantasma da suspensão.
Enquanto isso…
– O caminho de Bia Haddad para o top 10 ficou mais curto. Sua vitória de estreia em Pequim se somou à derrota de estreia de Barbora Krejcikova e assim a distância diminuiu para 125 pontos. Mas existe ainda Daria Kasatkina em 11º lugar, também viva no 1000 chinês e 39 pontos à frente da brasileira.
– O problema de Bia é que suas próximas rodadas são muito exigentes, a começar nesta madrugada pela experiente Madison Keys e, quem sabe, Aryna Sabalenka na sequência. Kasatkina também tem jogo duro contra Amanda Anisimova e provavelmente Qinwen Zheng, a campeã olímpica que joga em casa.
– Sem Iga Swiatek na chave, o eventual título em Pequim pode deixar Sabalenka a apenas 284 pontos do número 1. De qualquer forma, está mais do que certa a luta pela ponta em Wuhan e no WTA Finals.
– Carlos Alcaraz também já está nas quartas de Pequim e mais uma vitória permitirá que recupere o segundo posto em lugar do ausente Alexander Zverev.
– Mesmo fora dos 500 da semana, Novak Djokovic segue com chance real de brigar por vaga no Finals, já que Alex de Minaur não está em quadra, Grigor Dimitrov desistiu e Tommy Paul foi surpreendido.
Acredito que querem pegar o garoto como bode expiatório e mostrar força e rigidez da agência anti-doping, pois sua credibilidade foi fortemente abalada com a recusa do Djokovic em fazer o exame na hora proposta no fim do ano passado.
Mas um erro não justifica o outro. Quem perde somos nós, o público.
Resgate de credibilidade está acontecendo, de fato, mas porque o tratamento do caso pela ATP/ITIA lamentavelmente foi casuístico, para beneficiar o italiano.
O caso dele não tem um parâmetro comparativo. Os outros casos que houveram foram com substâncias realmente utilizadas para favorecimento e ingeridas. No caso dele, é uma substância que apesar de estar no antidoping, ninguém usa para esse fim pq não é efetiva. Além de não ter sido ingerida.
Ai sim, concordo com vc….
Penso o mesmo. Perde o tênis. A WADA está em cheque nesse e em outros casos e vai querer mostrar força agora! Às custas do Sinner. Com isso, o mau caráter do Dojokovic pode ganhar também outros slams, já q não conseguiria ganhar do Sinner.
Estou assustado com o tamanho do estrago que Djokovic fez na mente dos fãs do ex-goat. Kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Essa resposta é só pra defender o caráter do Djokovic??? Kkk… As pessoas se entregam rápido. Discorda??
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Boa prezado Roberto, kkkkkkkkkkkk
E nem é necessário o mais preciso exame antidoping, para se detectar esse estrago.
Cara vc é doido pelo Federer só pode, o assunto é Sinner e a Wada, ai vc responde para o cara falando de ex-goat/fantasma, só rindo, kkkkk, se liga cara, presta atenção no tema, kkkkkkkk
Vc não critica o Ribeiro por sempre fugir do tema, que estranho…
Estou respondendo ao prezado Nei, e não ao Sérgio, ai vc mistura , não vou nem dizer o resto.
É isso que to falando. Qdo alguém fala a e o Ribeiro vem e fala b nunca te vi criticando o Sérgio
E acrescentas o que por aqui Sr Felipe ?? . Consegues ser pior que lá no Site . Não sabes nunca qual é o tema em questão . Abs !
Depois dá uma de vítima sem saber pq teus comentários são barrados…
Deve ser duro para as Djokovetes saber que “nunca serão “……..Federer é reconhecido pelo planeta inteiro como maior da história………O Djokovic está atrás também do Nadal………e ser 3o com esses 2 acima é literalmente fantástico pra ele…..
Que viagem. Kkkkkkkkk
Dalcim,
O cara acusa, sem provas, Djoko de doping e o comentário passa na moderação?
Não vai autorizar meu comentário?
Estou começando a achar que essa história do doping do Djokovic é verdade mesmo.
O engraçado é que piada com Federer não passa.
Foi fake.
E dizem que nós somos os fanáticos.
Respeito é pra quem tem…
Quem é você para decidir quem tem respeito ou não?
Sim, quem é vc Paulo Sérgio para decidir quem tem ou não respeito?
Você sabe ler e interpretar textos?
Com esse tipo de resposta não se dá mesmo o respeito…
Fizeram fake do Jonas e agora meu também. Que gente patética.
Paulo, isso é resultado de anos e anos sofrendo com os resultados do Djokovic. Esse pessoal não tem argumento então passa para invenções, o que é realmente patético, rs.
O mesmo fizeram com o Nadal, apelando para doping e fakes, enquanto o espanhol batia Federer seguidas vezes e fazia dele seu maior freguês, abs.
Começa não Senhor Paulo, nem acredite niusso não…..,mas que ficou meio que mal explicado aquela história ficou sim, ai só lamento para a WADA, não ter tido peito, e seguido com as normas, que era o certo, Nole acredito que, ele não iria fazer umas ….. daquelas, se justificou o que tinha que justificar, e a WADA aceitou, então tudo bem, segue o fluxo.
Ahhh, mas que a imagem da WADA, ficou ruim, isso sim, e uma boa coisa que achei que eles fizeram, doa a quem doer, era a tal “contaminação cruzada….”, ai fico imaginando aqui, como que ficou a imagem das farmácias que faziam o suplemento para os atletas??? embora eu não vi, mas não foi divulgado os nomes das empresas???
Mais uma vez: tanto a WADA quanto Djokovic seguiram as normas.
O antidoping pediu o teste e o sérvio disse: após o jogo.
Ponto final, espero.
Ok prezado, assim espero….
Mas eu não o acusei de doping. Eu o acusei de não ter feito quando solicitado. Nenhum jogador tem que ter poder de decidir isso.
Estava no regulamento que ele poderia fazer o exame antes ou depois. Escolheu depois para não atrapalhar sua preparação para a partida contra o Norrie. Informe-se melhor.
Bem pontuado
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acusou??? Aonde, ele colocou um ponto de vista dele, já vcs????
Por que vocês não admitem que Federer é inferior a Djoko? É tão simples. Ficar sugerindo doping sem provas do sérvio é feio.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu não falei de Federer, aqui estamos pontuando o tema do post, o cara se aposentou tem 03 anos, e vc e a turma da Kombi/Varaint, kkkkkkkkkk, insite em falar ainda.
Basta olhar os resultados em quadra.
Garoto? Porque vcs têm mania de chamar homem barbado de garoto?
Ele está muito longe de ter barba.
E hoje em dia, a comunidade científica vem considerando a adolescência até 24 anos, devido a atual retardo da maturidade das pessoas.
“Atual retardo da maturidade das pessoas” pq a maioria dos pais não educa bem seus filhos, são todos mimados, sem responsabilidades, cheios de direitos e nenhum dever, folgados, os pais morr de medo de não serem amados e não dão limites para seus filhos. Então são eternos adolescentes
ANDRE BORGES, deve ser por conta do que aprenderam com a burrice da expressão “menino Ney”, aliás, o nó cego já conta 32 anos e ainda tem quem o chame de tal forma…
Colocar o nome do Djokovic em discussão é bem desonesto, não tem nada a ver. O Djokovic explicou muito bem e só não entende quem não quer: cada jogador tem as suas rotinas pré jogo para manter a concentração. Imagine você cheio de adrenalina e concentrado antes da partida, daí tem que ir lá recolher sangue ou urina, menos de 1h30 antes de entrar em quadra. Baita de um horário inconveniente, não?
Qual o problema do jogador ser testado logo após a partida? Nenhum, não faz diferença para efeito da acuidade do teste em si. Mas o jogador ser interrompido em sua rotina é algo de lascar mesmo.
Mas vejam só, muitos tratam o Djokovic como vilão e esquecem de usar os neurônios para raciocinar. O argumento destes tem base no fato de serem haters do sérvio e não com base na justa e correta medida das coisas.
Faz diferença sim o horário. Substâncias são eliminadas com a atividade física e suor, procure se informar melhor, principalmente com a comunidade ciclista que tem mais experiência nessas situações.
E atrapalha o mental por não ter feito na hora, pois em vez de resolver isso na hora, vai ficar com isso na cabeça durante a partida.
Fonte: minha cabeça.
Kkkkkkkk
Substância essa q no caso do
Sinner não foi eliminada totalmente, sobrou 0,00001. Por isso o teste positivo no doping.
Se tu eliminar todas as substâncias do teu corpo após atividade física, você só morre, apenas isto.
Através do suor, há a eliminação de eletrólitos como magnésio, sódio e potássio, dentre outras substâncias.
Pense um pouco: o fato de estes componentes saírem através do suor ou urina significa que eles são totalmente eliminados do corpo, sem deixar vestígios? Não, somente uma parcela destes saem. O restante permanece para que você se mantenha vivo.
Grande resposta.
Você pode não concordar, mas o que estou falando não é minha opinião, apenas estou replicando a informacao. Procure mais informações no programa antidoping do ciclismo, que é muito mais rigoroso que o tenis.
Davi, não adianta, mesmo com um texto tão bem escrito e respeitoso assim.
Veja, que quem acusa, são exatamente os mesmos de sempre. Não importa se o sérvio nem estava no planeta, mesmo com esse forte álibi, ele sempre será culpado.
A falta de sabedoria se mostra muitas vezes pela paixão. Neste comentário vemos isso. Comparar maçãs com bananas é isso. O caso citado no blog é ilegal, já deste comentário está dentro da legalidade, o atleta escolhe o horário do teste.
Larga mão disso cara. Não teve abalo nenhum nesse caso.
Só você fala isso.
Tsitsipas demora cem anos no banheiro = Culpa do grego? Não, do Djokovic, que influencia negativamente os demais jogadores.
Sinner cai no antidoping e a Wada recorre = Tudo pelo Djokovic, que ao fazer o teste depois do jogo, e não antes, quase destruiu toda a credibilidade da agência.
Alcaraz destrói raquete = Culpa do Djokovic também, que, aparentemente, foi o inventor e grande divulgador do Instituto da quebra da prática.
Parece ridículo? Infelizmente, por mais tosco que seja, tudo isso já foi dito por aqui, como se todos os assuntos do tênis orbitassem sempre sobre algo relacionado ao Big3. E tudo isso termina obstruindo uma discussão sobre o caso concreto.
Da minha parte, não achei estranho a decisão da Wada. É claro que o procedimento não seguiu a lógica dos demais e, se há alguma dúvida, que se investigue com maior profundidade. Vai ser um período maior de estresse, mas se no final for comprovado que não houve má intenção e nem um nível considerável da substância, como parece ter sido o caso, o Sinner pode se sair ainda mais fortalecido no final, porque terá dois órgãos distintos atestando sua honestidade.
Se for provado pois até agora está em um mar de lama…..
Justifica sim, porque que a WADA não foi firme e mandaram alguém lá para fazer os exames no sérvio??? Mais escandaloso foi o caso da Halep, eu se fosse a romena processaria a WADA, e AQUELE…ex-treinador da Serena, que treina a Naomi Osaka agora, porque a imagem dela e reputação do mesmo, foi para o lixo.
Acho e creio que o Sinner não agiu de má fé, agora quem errou, foi quem o julgou, arrumaram lá um tribunal independente, e o sensato seria informar a WADA sobre o caso, mas não fizeram…., o que tinha que ser feito foi feito e pronto, Sinner não tem nada com isso, provou a inocência e pronto.
Concordo com a primeira parte Evaldo. Se fosse a halep processaria o mouratoglou e a wada.sinner não provou a inocência a partir do momento que demite dois membros do seu staff embora seis meses depois do imbróglio…..
A WADA não poderia MANDAR porque ela mesma criou a regra do horário facultativo da coleta, anti ou pós-jogo. O atleta, segundo a regra, pode escolher. E por que alguém escolheria o que fosse mais incômodo, se poderia escolher o mais apropriado?
Na semi de Wimbledon em 2018, Nadal e Djokovic protagonizaram um jogaço.
O jogo começou normalmente e teve seu teto fechado por conta do clima e foi suspenso mais tarde por conta do horário limite em Londres.
Pela regra, o jogo continua no dia seguinte com as mesmas condições que foi interrompido – é lógico – e nesse caso, com teto fechado.
Nadal, que preferia te-lo aberto, apelou para isso e Djokovic recusou.
Até nisso acusam o sérvio, pois, para terem aberto o teto, indo contra a continuidade, precisaria haver consenso entre as partes. E de novo, porque Djokovic abriria o teto se facilitaria a vida de Nadal, agindo ele dentro do regulamento?
Pensemos…
TEM que ser severamente punido. Como não afastam o cara que caiu no doping? Vergonha.
Bom dia! Por favor, verifique as normas para participar dos comentários, que estão em um link anterior ao campo “comentários”.
“Só use letras maiúsculas em casos excepcionais ou para indicar siglas (ATP, WTA, ITF). Letras maiúsculas são consideradas elevação de tom numa conversa digital e serão enviadas imediatamente para o ‘spam’. Agradecemos a compreensão.
Felizmente, o tribunal da internet, do qual você faz parte, não tem poder algum pra condenar. É só palpite e + nada. Deixemos pras instâncias competentes.
JOSÉ NILTON, juro que não me entra na cabeça o fato de haver um “tribunal independente”, estruturado pela Agência Internacional de Integridade do Tênis, com poder de decisões importantes como julgar casos de doping. Me parece que a própria atribuição de independência sugere algo à margem e/ou menos importante que as da Agência Mundial Antidopagem, por exemplo, cuja competência para julgar méritos é o que há de mais relevante no tênis. Claro que a integridade do esporte tênis é importante, mas penso que isto não deveria ser pré-requisito para que o tal tribunal independente evite suspensões preventivas, como a não aplicada a Jannik Sinner. Para mim, suspensão preventiva tem que haver sempre, inclusive para preservar a imagem do próprio tenista, ideia cuja presunção independente da ITIA exclui da sua tal boa intenção, até porque, preservar o esporte tênis é também preservar grandes negócios, obviamente, com uma porção de zeros à direita da demanda financeira. Discorra a respeito, JOSÉ…
A meu ver, a suspensão preventiva só caberia em casos muito flagrantes. Não foi o caso do Sinner. Quantidade muito irrisória, que sugere desleixo ou deslize e não má intenção. Achei o procedimento correto da ITIA, investigar, questionar e só então suspende. Mas isso deveria valer para todos e não apenas em alguns casos.
Diante dos esqueletos já empurrados para dentro do armário da ITIA, como convencer alguém de que a decisão no caso Sinner ocorreu da forma como ocorreu por ser a mais equilibrada e prudente (de faro parece ser…)? Eis a questão!
VOCÊ TEM RAZÃO, EVANDRO. A ITIA não tem lá essa moral toda, para que a partir dela haja a demanda de um tribunal independente, a propósito, esse lance de tribunal independente parece uma piada de mau gosto, afinal, como é que uma instituição dita séria pode agir em juízo com uma vertente escrota como essa, ou seja, o tal nome “independente”? E não é apenas a nomenclatura, mas a presunção de defesa do tênis. Defender tal esporte, através de um Sinner da vida é fácil, mesmo porque, ele representa um caminho de cifras, provenientes de negócios de toda natureza, mas quero ver defender o tênis com o Joãozinho raqueteiro envolvido num escândalo de doping, que nem seria escândalo, justamente porque se trataria do Joãozinho raqueteiro…
GRATO…
Que seja suspenso no tempo devido para que tudo possa ser esclarecido. Infelizmente é o número um do mundo mas não pode haver atenuantes. Se tiver que perder pontos dinheiro e campeonatos que o perca ….justiça seja feita.
Halep teve a pena reduzida de 4 anos para 9 meses , mas o desleixo foi considerado, caro ando. SINNER não foi enquadrado neste quesito. São dois casos diferentes que cabe a WADA analisar pois é a instância superior. Abs !
Caro Sérgio. Acabaram com a carreira da simona …ela tenta voltar é não consegue…foi muito injusto…o que eu falo não é para punir o sinner mas usar o mesmo modo de atuação. Teve vários casos de tenistas argentinos que foram suspensos por uma longa data. Se o sinner tem que ser suspenso por um ano que o seja
O não uso de Luvas pelo fisioterapeuta foi desleixo de SInner ??? . Não foi assim que o Tribunal Independente da ITIA entendeu. Zverev não defendeu a Semi no ATP de Pequim, está com 6705 . Alcaraz se bater o Russo defende a Semi e atinge 6710 pontos no Ranking de Entradas. Na Race to Turin com a vitória atinge 6210 contra 6115 pontos. O Título o leva a 6510 . Acredito que não esteja equivocado. Carlos Alcaraz atingiu hoje 200 Vitórias, incrívelmente com menos jogos que o mais que precoce Touro Miúra… Abs!
Estas regras são totalmente injustas. Elas deveriam ter finalidades objetivas. Acho ridículo este julgamento sobre frações tão minúsculas que não fazem efeito nenhum no organismo. Não há razoabilidade prevista na legislação e o atleta fica sujeito a pesadas penalidades quando é vítima de acidentes circunstanciais.
Ronildo, por lei (brasileira, é lógico), quando a companhia de energia pega um “gato” numa residência, qual o tempo de cobrança ela tem direito?
5 anos retroativo a data do flagrante, pois, não sei sabe quando exatamente foi cometido o delito.
A substância encontrada no corpo era ínfima, no exame, mas se ela fosse significante antes do tal, como seria?
Por isso, acredito eu, tem que ser taxa 0.
Oi Luiz Fabriciano
Porém existem infindáveis formas de se contaminar acidentalmente. Isto na prática é terrorismo contra o psicológico do atleta. Sinner deveras já está mentalmente afetado por este terrorismo. O “gato” não surge acidentalmente.
Tem certeza de que está tão afetado assim, caro Ronildo…?!?
Passando o rodo em todo mundo, ganhando partidas uma atrás da outra, títulos etc…
Pra mim, ele estava é bem tranquilo, até bem pouco tempo, sabe?!?
Bingo.
Onde ele atuou, o fez muito bem.
Silva, ele tem relatado noites sem dormir.
AMADO RONILDO, nesse caso, se faz necessária a intervenção do VAR em sua alcova, após a refeição noturna…
“5 anos retroativo a data do flagrante”, vc está equivocado.
Foi o que a justiça me “pregou” quando entrei em um imóvel, cujo gato estava instalado previamente.
Não paguei a pena porque comprovei que havia apenas um mês como novo inquilino.
Opinião, não vai dar em nada ,pelo simples fato de sinner e alcaraz serem a cara do tênis mundial hoje ,é só pra não ficar constrangedor como no caso da halep .
JMSA, é verdade, sobretudo porque ambos significam inúmeros zeros à direita( sempre ela ), em se tratando de mote financeiro…
Todos os tenistas pegos no doping, inocentes ou culpados, passam por momentos complicados, por “dores de cabeça”(preocupações, incertezas, medos…).
O erro foi abrir uma exceção a Sinner quanto aos procedimentos. Ele deveria ser afastado, mesmo inocente, que acredita que seja.
O procedimento simples chamou muita atenção e agora pode complicar a carreira de Sinner.
Acredito que ele será inocentado, mas agora vai passar por aquelas “dores de cabeça” que muitos outros tenistas inocentes passaram.
Ontem ainda tivemos o escândalo da WADA, que PERDEU as informações relativas aos atletas com suspeita de doping antes da Olimpíadas. Sim, atletas deixaram de ser submetidos aos devidos exames nos jogos olímpicos em razão da “perda” de dados pela agência antidoping.
É revoltante.
Deve ter tenistas, inclusive medalhistas Olímpicos, que competiram sem serem devidamente testados.
O caso do Sinner é apenas aponta do iceberg.
Grande Gilvan,
Volta para seu nick original.
Fonte de que a WADA perdeu as informações?
‘Confidencial’: Agência antidoping perdeu resultados de testes e controle de casos em aberto antes de Paris-2024″ (O Globo de hoje)
Estranho não achei no Google, mas não procurei na terra plana, vou pesquisar ali na borda perto do domo
Estava na capa do Globo.com de ontem.
A WADA está errada e deveria utilizar este exemplo para alterar o seu critério abusivo de suspender preventivamente quem não tem culpa comprovada. Ao invés disso, pretende levar a ferro e fogo o seu critério medieval de suspender por 12 a 24 meses mesmo aqueles que foram inocentados ao longo do processo. Isso custou a aposentadoria precoce de Simona Halep (embora não declarada) e vai favorecer diretamente aqueles que estão abaixo do italiano no ranking, durante um período de um ano ou mais. Um absurdo!
Exatamente. Penso por aí também. A forma de julgar esse tipo de situação NÃO pode ser padronizada, porque cada caso tem suas particularidades, mas eles usam o mesmo critério para todos de forma indistinta, ridículo. Tudo evolui e eu entendo que os protocolos para situações assim também devem evoluir. Se punirem o rapaz mesmo sendo doping inadvertido, será um vexame, ao menos para mim.
A Wada mandou o Sinner pro purgatório…
Quero ver o circo pegar fogo! Suspensão já!
Se fosse o Nadal, você torceria dessa forma pro “circo pegar fogo”?
O circo eu não sei, mas boa parte do Brasil está sim pegando fogo.
O que mais vejo nos comentários, é uma turba irracional protestando contra o caso, apenas pq algum tenista que gostam foi suspenso.
Mas é outra situação, não tem um caso igual para ser usado de parâmetro.
Nos outros casos, foram substâncias usadas para fins de performance e alegado contaminação cruzada. O atleta pode até ser inocente, mas também pode ter ingerido e usado essa desculpa. Nunca saberemos a verdade.
Mas o caso do Sinner se sabe que é totalmente não intencional. É uma substância que nem deveria estar no antidoping pq é muito ruim para ganhos de performance. Se ele quisesse ganhar performance, ele iria utilizar uma droga tão ruim? Lógico que não.
Além de ser uma dosagem microscópica e não ingerida, apenas tocada.
São casos muito diferentes e o dele tem que ser brando ou sem punição. Não podem ganhar no grito uma irracionalidade.
Seu argumento de que a droga não deveria constar na lista de drogas do programa mundial antidopagem deveria ser levada à WADA. Acredito que aqui no blog não será eficaz para o intento.
Puxa, Dalcim. Caso resolvam tirar pontos e prêmios desse período todo, acho que você é o + indicado pra fazer essas contas todas. Pelo menos ganha um $$$$$ extra…
Nem é preciso fazer contas, Maurício. Eu quero também saber como ficam as semanas que ele passou como número 1.
Dalcim, acredito que o + racional seria – se for o caso – suspendê-lo a partir da data da definição do recurso. Porque se for retroativo, vai virar um balaio de gato.
Embora seja o correto, Maurício.
O pior, Dalcim, é que na atual circunstância a gente nem sabe mais o que é o ‘correto’com tanta confusão, sabe?
Como diria meu finado pai, “isso aí já virou um balaio de gato daqueles’, entende?!?
O cara é inocente, a ínfima porcentagem não o ajuda a performar melhor, os culpados foram encontrados e saíram da equipe, mas periga tomar um gancho de 1 ano…ai,ai,ai…!!!
Aos 21 anos Alcaraz chegou à marca histórica de 200 vitórias na carreira. É impressionante a caminhada que faz rumo aos principais recordes de tênis. Se continuar assim terá TODOS os recordes, com exceção das 237 semanas seguidas e os 14 RG que são os mais difíceis.
Ronildo, pq ele não teria os os outros dois também? Se é pra chutar, chuta o balde cheio…
Porque estes recordes mostram o quanto Federer e Nadal foram extraordinários, inigualáveis. Não são recordes conquistados por regularidade e ausência de rivais à altura.
Ronildo,
É sério? Baghdatis, Hewitt, Philippousis e Agassi velho (segundo a sua lógica) são rivais à altura?
Paulo Sérgio, estes foram apenas partes do domínio do Federer, que incluiu Nadal em sua melhor fase.
As semanas do Djoko na liderança são fáceis de superar? Os 109 títulos do Connors também são? Vc precisa pensar um pouco antes de postar meu caro…
Não são fáceis, mas serão superados em algum momento no futuro. Porém as probabilidades dos 14 RG e das 237 semanas seguidas serem superadas são muito mais ínfimas.
Esse é o grande sonho dos detratores do GOAT, kkkkkkk.
Não é sonho José Afonso, é o caminho que Alcaraz está percorrendo.
Abs
Dalcim , qual foi a diferença do dopping da Bia e do Belluci para o do Sinner ?
Quantidade muito superior.
E?
E é isso.
RSRSRSRSRS…
Djoko disse na sportbuzz que o Joao Fonseca lembra ele quando ele era bem jovem. Tomará que seja uma profecia do Nole.
NÃO TERÁ SIDO FISICAMENTE?
Não. Disse tecnincamente
JURA?!
O assunto, que aqui já havia sido dissecado, volta à baila com a decisão da Wada. Embora o texto do Dalcim tenha sido bastante esclarecedor, alguns se agarram aos erros de julgamento do passado das entidades responsáveis pelo controle de dopagem. Para ser justo, tudo que o presente caso refuta são argumentos passionais, interesseiros ou de conveniência.
É inegável que a situação de Sinner, cuja contaminação alegadamente involuntária se deu por contato externo com uma substância considerada praticamente inofensiva do ponto de vista de alteração da performance, tem uma distância enorme em relação aos casos de Halep, Bia e outros atletas que tiveram contaminação por ingestão, quer intencionais ou não, de outras substâncias igualmente proibidas.
Desde o início, o centro da questão tem sido a mudança de padrão das entidades diante do que era para ser tratado como mais um caso de comprovada contaminação, sem importar o maior ou menor efeito da substância no organismo do atleta ou como ela tenha se dado, se por ingestão ou por mero contato exterior.
Antes da contaminação de Sinner, o número 1 da ATP, como convém ser ressaltado, a suspensão era automática, sem o sigilo que cercou o caso dele, e só depois de concluídas as investigações é que se tornava pública a extensão da punição. O que, aliás, por ser regra geral, posteriormente poderia se confirmar como a prática de uma injustiça e de prejuízos irreparáveis e irreversíveis para as finanças e a reputação do atleta dependendo do resultado das investigações e do veredito.
Os questionamentos, inclusive de outros tenistas, é sobre o privilégio de um tratamento inusual dado ao italiano, visto que não houve um pronunciamento de que o padrão foi alterado em determinada data antes do caso ou que o seria a partir dele.
Resta saber se a falta de suspensão, o sigilo e o veredito sem qualquer punição de afastamento do atleta italiano não seria uma tentativa de criar um fato consumado incontestável por parte da Wada, já que, sabidamente, o caso ainda era passível de uma avaliação da agência mundial antidoping.
Neri, concordo. Você foi muito objetivo e direto ao ponto. O X da questão está na mudança de tratamento sem prévio aviso.
Dalcim, me pergunto se não seria o caso de cada esporte cuidar do seu quadrado. Each one should mind their own business… Um esporte do tamanho do tênis não teria autonomia para ter a última palavra em casos assim? Por que tem de se submeter à Wada ou outras esferas?
Toda centralização de poder que pretende ser uma autoridade ampla e globlal, do tamanho do planeta terra, se torna distante da realidade e autoritária. Deve haver diretrizes sim, mas a decisão deveria ser local.
Outra coisa difícil de compreender: se a quantidade da substância detectada no caso do Sinner foi irrisória, por que uma política tão dura assim? O princípio essencial em casos assim deve ser a intencionalidade e deve haver o devido senso das proporções.
Punir um atleta por causa de uma quantidade irrisória é prejudicial ao tênis. Pode acontecer com outros. Isto seria a oportunidade de tratar todos os atletas tal como trataram o Sinner e não como trataram a Halep ou a Bia.
Deveria haver o afastamento somente após o direito de defesa e o contraditório por parte do atleta, após o término do jugalmento.
Mas qdo se faz uso do doping, um dos cuidados é justamente esconder os traços. Então pode ter sido encontrado “apenas” 0.0001 pq o “resto” conseguiu passar desapercebido.
– Antes da Web (Idade da Pedra até meados da década de 90) : palpiteiros.
– Depois da Web (meados dos anos noventa até hoje): tribunal da internet.
” Na Natureza nada se cria, tudo se copia”.
MAURÍCIO LUÍS, discorra sobre sua participação em ambas as fases, ou seja, como palpiteiro e como magistrado, e também sobre que seria mais criativo substituir “‘Na natureza nada se cria, tudo se copia'” por um outro aforismo…
Não há problema algum em a WADA aplicar o mesmo critério que sempre aplicou nesses casos como do Sinner. Eu não acho nada razoável o rigor da wada, acho exagerado. Mas se o critério sempre foi usado, qual o problema de se aplicar no n⁰1? O problema está exatamente em ser incoerente.
Salve Dalcim,
Esse episodio representa sem duvida uma perda muito grande para o tenis, independente do que aconteca daqui para frente.
Na sua opiniao o que uma punicao mesmo que branda – digamos de 6 meses, faria para a carreira do Sinner?
No caso da Halep e tambem da Sharapova, aparentemente essas punicoes terminaram com a carreira delas .No entanto elas estavam em estagios diferentes, ja bem avancadas e com menos tempo “util” no esporte.
O Sinner esta ainda bem no comeco. Haveria boa chande dele se recuperar de uma parada total? E os patrocinadores e reputacao dele como atleta em geral, como ficam?
Grande abraco.
Como você bem relatou, seria muito mais simples para ele, devido à idade. Claro que uma parada prolongada não fará bem, no entanto haveria muito tempo para se recuperar. A questão emocional é sem dúvida a mais delicada.
Se repete o mesmo resultado 15 dias depois, e ainda querem isentar o cara? Doping é doping, e ponto final. É como no futebol, onde “sem querer” também é falta, e já resultou até em pênaltis. Não pode haver precedentes.
Concordo
Dalcim quando o caso estourou eu te perguntei se vc achava que algo iria acontecer, se a Wada iria intervir e punir ele, vc falou que achava que ficaria como está, pelo tom do seu texto, sinto que vc mudou de opinião, que talvez o Sinner seja punido, o que te fez mudar de opinião?foi só a Wada intervir?você ouviu outras opiniões?oq mudou a chave para você?
A posição da Wada tem enorme peso. Acho que o TAS não vai deixar passar em branco.
Isso está apontando mais para uma intervenção não oficial da máfia na WADA e tudo terminar em pizza.. do que para a WADA tomar uma atitude idônea. Vai dar em nada. Se fosse para puní-lo, ele já estaria afastado.
Bia perdeu, algo q infelizmente não surpreende. Imagino o q aconteceria q encarasse Aryna, muito superior a Keys. Mas o esporte é assim mesmo, ganha-se hoje, perde-se amanhã. Vamos continuar torcendo, Xangai está aí…
Você tem bola de cristal…..me diz os números da megasena
Segunda-feira ATP atualiza o Ranking ? ?? . Não na China que tem Torneio que termina na … quarta feira rs. Ao bater Karin Khachanov em Sets diretos, Tourinho Assassino já é N 2 do Mundo. O Sorteio do MASTERS 1000 de Xangai , foi feito antes para alegria de um certo Sérvio. Se tá de saco cheio ok , mas não reclama. Escapou de novo no tal sorteio e caiu na chave de Zverev. Longe de JANNIK SINNER e Carlos Alcaraz que ficaram na mesma chave …Duvido que Novak Djokovic não arrume saco para ir ao ATP FINALS 2024 . Tudo dentro dos conformes… Rsrsrs, Abs!
O Thomaz pegou uma suspensão por contaminação cruzada de uma substancia diurética, e o problema de saúde que ele tinha era perda excessiva de liquidos durante as partidas. Isto sim é ingerir substancia que não traz nenhuma vantagem.
Apesar de tardiamente, assisti ontem o documentário sobre Guga na Disney+. Muito bom ver a participação do mestre Dalcim na produção, sensato e assertivo como sempre. Já sobre a qualidade do documentário, achei aquém do que Guga merece: episódios apressados, pouca contextualização de placares durante as partidas “exibidas” e edição um tanto preguiçosa. Para quem viveu a história, o conhecimento prévio e a nostalgia podem ter dado conta dessas lacunas, mas acho que seria importante uma produção mais completa, pois lá se vão 23 anos do auge de um das maiores tenistas da história. De qualquer modo, gostei de ter revivido algumas emoções, principalmente o terceiro Roland Garros e a Master Cup de 2000.
Ótimas observações Tiago.
Não vi todo, mas senti isso também.
E segue a costumeira preguiça. Não ver este ótimo documentário na íntegra , é sinal que não assistes mesmo jogo algum. Onde não está o homem Djokovic, nada presta… rsrs. Abs !
E segue a sua costumeira chatice, querendo ditar o q os outros devem pensar, assistir, postar etc. Vc não tem o menor desconfiômetro, cada um age como quer, sua opinião é uma e vale exatamente o mesmo do q a de qualquer outro participante do blog, nem mais e nem menos. Mas pedir bom senso p o sabichão mor do blog é querer demais. Abs
L.F. , na boa. Não tens moral nenhuma principalmente por não assistir coisa alguma. Ou talvez esteja assistindo a Badosa agora que seria um bom começo. Tua época de desmerecer gerações de Tenistas acabou . Daí sem poder babar ovo da Kombi no ocaso de Djokovic , perdestes a tua principal função neste espaço. Tadinho…rs. Abs!
Seria pedir muito que deixasse de ser extremamente chato e insuportável com todos, se possível, especialmente comigo?
Não vi o documentário todo – AINDA – e concordei com o comentário do Tiago Santana, mas vivi toda a história de Guga e mesmo que não a tivesse vivido, não tenho nenhuma obrigação de ver documentário, jogo ou qualquer outra coisa que você queira.
Aproveite e veja mais uma vez e tente aprender alguma coisa. Guga ensina bastante.
Passe bem. Que saco!
Eu tive tempo de ver inteiro, entendo perfeitamente sua opinião, mas documentários assim são feitos pra todos, inclusive e principalmente para quem não joga, não acompanha, mas adora o menino Guga. Eu gostei, achei que contou o que deveria ter contado
Onde assino , caro Marcelo? .Abs !
Com todos de que , rapaz ? . Tem muita gente boa neste espaço que não tentou se fazer babando ovo dos outros. E sem desrespeitar outros Tenistas o que fizestes desde 2009 .” Odeio Roger Federer” nem foi a pior de dezenas que tentastes denegrir. Toda vez que postar groselhas terá respostas no teu nível. Abs!
Este comentário caiu em lugar errado. Era pro LF 1 . Mas serve também pro L.F 2 . Quando falam em nome de TODOS, esquecem que tem muita gente boa neste espaço. E que não precisam de defensores claramente se utilizando de falsidades. Sabem interagir por si só. Abs!
Você respeita apenas sua própria opinião.
Estás dando voadora até em quem não está participando.
Você é um belo demagogo. Gilvan e seus fakes insinuam continuamente que Djoko usou substâncias proibidas e você não comenta nada. Nem adianta, mas Federer nunca alcançará 24 slam, 40 masters e 7 atp finals. Fique aí na torcida para Alcaraz bater esses recordes, mas não venha com demagogia que respeita o esporte e os tenistas, etc.
E Sérvio mantendo para o Eurosport que é seu último Torneio da Temporada, será ? . Se for bem em Xangai pode pular Paris ( defende 1000 Pontos) , e ir direto para o FINALS ( defende 1300 ). Está descansado e se quiser depois , somente retorno em Janeiro na competição por Equipes. Tudo isso pra chegar bem na fita no AOPEN 2025 . Na minha modesta opinião, Djokovic só larga tudo agora se cair cedo na China. A conferir. Abs !
Eu gostaria de ver ele jogando o Finals, mas pensando bem ele é 7 vezes campeão e ano passado atropelou a dupla de fenômenos do tênis. Foi uma bela forma de se despedir, rs.
Agora, se ele realmente não tem interesse no Finals, aí não faz sentido jogar Paris, o que comprova que o sérvio está mesmo focado apenas em Grand Slam e olhe lá, mas não faço ideia de que como ele chegará em termos de preparo para o AO.
Ele é 7 vezes Campeão mas ainda está em atividade. Se abrir mão de competir , para não perder, pega mal . Desde 2006 que não fica uma Temporada sem vencer um ATP . Este ano somente apareceu nos 4 SLAM e 3 MASTERS 1000 , e ficou ZERADO . Não participou de NENHUM Torneio ” menor” como diz mestre jonas…Abs!
Ah tá, pega mal kkk o Phelps não competir em olimpíada pega mal também né kk é cada uma… Djoko zerou o tênis, amigo, oq vier agora é lucro e vai ser bem calculado, ele pode escolher, abs!
Cada uma é colocar o maior ATLETA do Século 21 na conversa. Em sua última e QUINTA Olimpíada, procure saber quantas medalhas Michael Phelps venceu. Se aposentou sem fugir da Raia …rs. Abs!
Erro grave de lógica argumentativa aí. Se Golden Nole é o maior atleta da história e jogou no século 21, então ele também é o maior do presente século.
A conferir, abs!
Djokovic não pegou TOP 10 na votação dos melhores ATLETAS da história. Mais de 70000 colaboradores votaram na ESPN Internacional, agora em Julho de 2024 . Sempre te avisei que o que acha a Kombi,pouco importa no universo…rs. Abs!
Essa votação foi falha, com cada colaborador podendo votar no esporte que não domina e infinitas vezes no seu preferido. Sergio Dipp da ESPN latina, por sua vez, colocou o sérvio no patamar dos maiores atletas da história depois das Olimpíadas: “La comparación es con Phelps, Bolt, Jordan, Ali…”.
Vamos aos fatos: Phelps não ganhou nenhum Laureus (foi prejudicado em 2 ou 3 por fatores externos, mas aí Djoko também foi); não teve rivais à altura como o sérvio teve; tênis é muito mais complexo do que natação.
Conclusão: Djoko > Phelps
Sem choro nem vela, rsrs, abs!
Que eu saiba o Phelps já aposentou há muito tempo ….você não sabia disso ….incrível
Não consigo acreditar que esse comentário seu foi sério mesmo.
Somos 2
POR QUE?
Como fã, gostaria de ver ele jogando mais um pouco esse ano, mas acho interessante a ideia de parar agora também. Primeiro, que terá tempo para começar bem a temporada de 2025, mas mais importante ainda para planejar essa reta final da carreira e como deseja encerrá-la.
Eu gostaria de ver também, em Xangai, Paris, Finals… só que motivado e preparado.
Lembro em 2017-2018 o desprazer que era assistir aos jogos de um Djoko mais parecido com um semi-aposentado… então se for assim melhor ele ficar em casa curtindo a família mesmo.
Exato. Quando perde ele está sempre ” desmotivado”. Tentando o SLAM 25 ???. Sei… rsrs. Abs !
Ele vai tentar o ao. Mas se perceber que fisicamente não dá para ele …nole nem aparece na Austrália…ai deve ir para indian wells e ou Miami….
É bem possível, Nole já tem 37 anos, é recordista de Slams, Finals, masters 1000, semanas e temporadas como número 1. Seus rivais diretos Federer e Nadal estão praticamente fora do circuito.
Mas conte pra gente que título você acha que ainda falta ao sérvio conquistar, talvez vc o motive, abs.
Estás cismando com uma desculpinha que não cola . É óbvio que ele quer quebrar o recorde de SLAM entre homens e mulheres. Vá ver se Phelps, Hamilton e CIA deixaram de tentar novos recordes , mesmo com dezenas já conquistados. Até porque no ritmo de Alcaraz e SInner, ele pode vir a ser ameaçado. Jogam mais que ele na mesma idade. Abs !
Deve ser por isso que ele declarou que vai focar em SLAM, exclusivamente, entendeu?
E uma incógnita….
Esqueci que para a exibição milionária na Arábia ( a mais cara da história) ,o Sérvio se mostrou bem disposto tadinho…Abs!
Deve estar pagando ‘pouco’ não acha? Rsrs
Aí ele vai ….
Vc não iria?
Djoko é um craque nas quadras e nos sorteios, incrível a estrela do cara. De novo fugiu dos dois principais adversários, q estarão em rota de colisão novamente…
Sim, verdade. Inclusive ele é mais craque nos sorteios.
kkkkkkkkk
* não joga nada apesar…
Não joga apesar de ser o detentor de todos os recordes importantes do tênis rs.
Fatos:
Venceu 13 finais de slam contra o Big Four e 4 atp finals contra o Big Three.
O azarado nos sorteios só venceu 7 finais de majors contra o Big 4 e foi surrado 6 vezes por Nadal e 4 por Djoko.
E porque a preocupação em fugir? kkk
Parafraseando Carlos Drummond de Andrade:
No meio da amostra tinha um bilionésimo
tinha um bilionésimo no meio da amostra
tinha um bilionésimo
no meio da amostra tinha um bilionésimo.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio da amostra
tinha um bilionésimo
tinha um bilionésimo no meio da amostra
no meio da amostra tinha um bilionésimo.
Se nós, meros espectadores, já sofremos com esta injustiça, imagine o próprio Sinner.
Paulinha aos poucos vai retomando sua antiga forma, vencer a Pegula da forma q vi agora não é p qualquer uma, a americana vive o melhor momento da carreira. A espanhola me parece poder sonhar mais alto no curto prazo. Vamos acompanhar…
Beatriz maia é Laura sgmeund ganharam mais um jogo. Vamos em frente tentar esse campeonato
O assunto é o doping mal explicado do líder do ranking e aquele grupinho de fanáticos ficam falando de Djokovic,comparando ele com Phelps e que ele é o goat do tênis e outro diz que ele é o goat de todos os esportes,que ele é o goat da sorte pois sempre se dá bem nos sorteios.
Um saco isso!
Torcendo para ele e Nadal aposentarem para o assunto voltar a ser tênis.
Claro que alguém vai dizer que eu torço para outro tenista,assim como dizem que vc é bolsonarista se vc falar mal do Lula e vice versa.
Senhores,já deu!
É só pular os comentários, amigo, faço isso com os do Valmir. Quem trouxe esse assunto foi o Sérgio Ribeiro, como quase sempre acontece, mas aí tá tudo certo né?
Perfeito
JONAS, acho que é primeira vez que você me proporciona alegria. Muito obrigado…
Acho que deve ser a terceira vez que leio um comentário seu, rsrs, abs!
JONAS, você não via e por conseguinte não lia meus comentários anteriormente, porque vivia confinado no interior da baleia. Saiba, ao ler “um comentário” meu pela “terceira vez”, o prazer é todo seu…
Só tem fanático pelo Djoko? Não existem fanáticos pelo Federer ou Nadal? A conferir!
Dois comentários sobre os jogos de hoje sumiram.
Dalcim,
Terá algum post sobre a questão do calendário, que tem sido tão falado pelos jogadores?
Eu abordei num podcast bem recente, Helena.
Esse evento em Pequim escancara a nova realidade do tênis: Alcaraz e Sinner decidindo os grandes eventos, com equilíbrio na maioria das vezes. Numa situação normal, a partir de agora eles sempre serão favoritos contra outros adversários, inclusive Djoko…
Boa ” nova realidade” . Esperou os garotos vencerem SEIS SLAM para chegar a esta conclusão. Mas estás melhorando…rs. Abs !
Não meu caro, esperei ambos superarem os demais de forma clara, como ocorre hoje. Já de vc eu espero q continue com sua bravatas e se autoconsiderando acima dos demais, afinal, vc não é o sabichão kkkkkkkkkkkkkkkkkkk?????????? Abs,
Luiz Fernando tem toda razão. Vc desconsidera que Djoko venceu 2 ATP Finals e TODOS os Slams de 2022 pra cá, ano em que Sinner e Alcaraz já eram nomes de destaque no circuito.
Agora sim, com o sérvio muito próximo da aposentadoria e tendo ganhado absolutamente tudo que disputou, restam esses dois fenômenos, abs.
Os dois vencerem 6 slam desde 2022 e Djoko venceu 4 majors + 2 atp finals e alguns maters 1000.
*masters
Novamente mostrando maturidade, o jovem Italiano depois do pronunciamento da WADA , botou os oponentes pra correr. Todos caíram em Sets diretos pra chegar novamente a FINAL. Ferrero acertou de vez o posicionamento de Alcaraz nas devoluções. Mais próximo a base levou MEDVEDEV a loucura pegando várias na subida . O Serviço cada vez melhor, põe o jovem Espanhol na melhor forma ao fim de uma Temporada até então. Ano passado SINNER levou na Semi em Sets diretos. Desta feita Carlos Alcaraz parece pronto para dar o troco. Jeito de jogão. Abs!
Uma autêntica briga de Cachorro Grande. Pelo amor… Todos os golpes do Esporte jogados com adrenalina pura. E agora os mais de 4000 pontos,caíram para 2990 na Race to Turin. Carlos Alcaraz tem um oponente a sua altura. Ambos chegam a Xangai com 16 Conquistas em tão breve carreira. Dois fenômenos do Esporte. Abs !
Correção : 9340 – 6520 = 2820 pontos na Race to Turin. Ambos chegaram nas Quartas em Xangai 2023 . Abs !
Depois de sacar pro primeiro set com 5×3, perder o set em 6×7, vencer o segundo em 6×4, ter saque quebrado em 4×3, começar perdendo de 3×0 no tie, Carlos Alcaraz vence o ATP 500 de Pequim.
Meu filho comentou comigo q a partida foi espetacular e equilibrada, algo q deverá ser a tônica em muitas ocasiões futuras. Alcaraz é Sinner são espetaculares.
Depois disso passei a achar ainda mais graça na participação de RAfa contra esses caras na Arábia Saudita, claro q regada a muitos dólares, mas com chance de um placar vexatório…
As “viúvas” do Big 3 podem ficar tranquilas. Vendo esta final de Pequim, a qualidade está garantida. Já vi final de Grand Slam de nível técnico muito pior do que este jogo .
E parece que o Alcaraz deixou pra trás a frustração da medalha de prata.
Nole que ponha as barbas de molho, que daqui pra frente as coisas vão se dificultando pra ele.