São Francisco (EUA) – O Time Europa terminou o primeiro dia da Laver Cup na frente. Encerrando a programação de sexta-feira, já na madrugada de sábado pelo horário brasileiro, o espanhol Carlos Alcaraz e o tcheco Jakub Mensik deram o terceiro ponto para a equipe do Velho Mundo ao derrotarem nas duplas a parceria norte-americana de Taylor Fritz e Alex Michelsen, com placar de 7/6 (9-7) e 6/4.
Com isso, os europeus marcam 3 a 1 no placar, sendo que o único ponto do Time Mundo foi conquistado pelo carioca João Fonseca, que na abertura da rodada noturna superou o italiano Flavio Cobolli em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/3.
As duas equipes voltam à quadra neste sábado para mais quatro partidas, sendo três de simples e uma de duplas. Desta vez, no entanto, cada vitória valerá dois pontos, enquanto no domingo cada triunfo renderá três pontos.
O duelo que encerrou o primeiro dia de competição começou bastante acirrado. Ao longo de todo o primeiro set, os sacadores tiveram amplo domínio, com apenas duas chances de quebra a favor de Alcaraz e Mensik, no primeiro e no 11º games, mas sem sucesso. Com tamanho equilíbrio, a decisão foi para o tiebreak, que seguiu apertado, porém com menos eficiência dos sacadores. Dos 16 pontos disputados, nove foram ganhos por quem estava devolvendo.
Fritz e Michelsen chegaram a ter um set-point no serviço dos adversários, que fecharam a porta. Já Alcaraz e Mensik precisaram de duas oportunidades para enfim vencerem a parcial e saírem na frente.
O segundo set parecia ter o mesmo roteiro do primeiro, sem que os devolvedores incomodassem o serviço rival. A primeira e única oportunidade de quebra veio justamente no décimo game, quando o espanhol e o tcheco aproveitaram a chance rara para derrubar o saque dos americanos e concretizarem a terceira vitória europeia no primeiro dia.
Rising to the occasion 📈@carlosalcaraz and @mensik_jakub_ put an exclamation mark on Day 1 with a doubles victory.
#LaverCup pic.twitter.com/3DFJKR1Ws1— Laver Cup (@LaverCup) September 20, 2025