Nova York (EUA) – Em dia de altos e baixos para o tênis argentino, o britânico Jack Draper encarou uma dura estreia no US Open, durante a qual precisou de quatro sets e muito empenho antes de eliminar o qualificado Federico Gomez, com parciais de 6/4, 7/5, 6/7 (7-9) e 6/2.
O número 5 do mundo, que chegou na semifinal do ano passado em Flushing Meadows, volta ao circuito depois de pausa por contusão sofrida em Wimbledon e elogiou o adversário. “Ele foi um adversário difícil, ainda mais numa estreia”, avaliou Draper sobre o número 203 do mundo.
O britânico perdeu apenas 15 pontos com o primeiro serviço, mas anotou menor número de winners (50 a 38) e de erros (23 a 46) do que Gomez. Agora encara o belga Zizou Bergs, responsável pela queda do taiwanês Chun-Hsin Tseng, por 6/3, 6/4 e 6/3.
SHOWTIME on Armstrong!🪄
Gomez goes behind-the-back! 🔥 pic.twitter.com/2QJyqeID5E
— US Open Tennis (@usopen) August 25, 2025
A surpresa argentina da rodada foi Francisco Comesana, que perdeu facilmente o primeiro set para o norte-americano e cabeça 28 mas reagiu muito bem e fechou a partida com placar de 1/6, 6/3, 6/4 e 6/4. Em temporada de ascensão, Comesana é o 54º do ranking e terá pela frente outro canhoto britânico, Cameron Norrie, favorecido pelos problemas físicos de Sebastian Korda. Quem vencer, pode cruzar com Novak Djokovic na terceira rodada.
A rodada desta segunda-feira teve ainda as quedas do argentino Sebastian Baez e do colombiano Daniel Galan. Embalado pelo quali, o sul-africano Lloyd Harris tirou Baez por 6/3, 7/5 e 6/4, e será o adversário do quarto do mundo Taylor Fritz na quarta-feira. Galan entrou como lucky-loser e parou no belga Raphael Collignon, por triplo 6/4, e aguarda Casper Ruud ou Sebastian Ofner.
Comesana, João Fonseca e Tomas Etcheverry marcaram até agora as únicas vitórias sul-americanas na primeira rodada do US Open. O argentino Francisco Cerúndolo e Alejandro Tabilo estrearão na terça-feira e o boliviano Hugo Dellien joga mais tarde.