Atenas (Grécia) – O sérvio Novak Djokovic concedeu uma longa entrevista ao renomado jornalista Piers Morgan, que irá ao ar nesta terça-feira. Entre os assuntos, o ex-número 1 do mundo falou sobre a questão do doping do italiano Jannik Sinner.
“Essa sombra sempre o assombrará, assim como a da vacina contra a Covid me assombra. Você deveria perguntar a ele sobre isso”, disse o sérvio a um dos jornalistas que foi um crítico veemente de Djokovic em relação à vacinação durante a pandemia.
Morgan inclusive pediu desculpas a Djokovic depois de rotulá-lo de “mentiroso” e “trapaceiro” em uma explosão extraordinária nas redes sociais. Ele fez os comentários depois que o sérvio foi expulso da Austrália em 2022 por não ter sido vacinado contra a Covid-19.












GOATão sempre foi sem papas na língua.
A grande maioria entende que o doping de Sinner foi não intencional e que não houve ganho de perfomance devido ao tipo de substância e à quantidade ínfima.
Porém, sempre haverá uma minoria de detratores de baixa compreensão cognitiva ou indolentes para se informar devidamente sobre o caso ou simplesmente “haters” que ficarão eternamente mencionando o assunto. Uma sombra que perseguirá mesmo após a aposentadoria.
então: não considero minha compreensão cognitiva (wim) baixa de jeito nenhum por considerar totalmente injusta a punição diferenciada, branda e sob medida dada ao Pecador, mesmo que eu até acredite que ele não se dopou de forma consciente
Eduardo, aí resta a preguiça de se informar melhor. Outro tenista de ranking bem abaixo e duplista, teve contaminação semelhante à de Sinner cerca de um ano antes e nem sequer foi punido.
Fontes: https://tenisbrasil.uol.com.br/infelizmente-e-quase-certo-que-sinner-sera-punido-preve-ex-top-50.html
https://bolamarela.com.br/outro-italiano-viveu-caso-de-doping-igual-ao-de-sinner-clostebol-nao-melhora-o-rendimento/
Sempre lúcido esse goat
Djokovic não foi suspenso, mas sempre é lembrado sobre o episódio de 2023 em que ele se recusou a fazer o exame antidoping surpresa, para o fazer apenas após o suor da partida.
Suor de partida não elimina 100% de nenhuma substância presente no corpo, senão qualquer um morreria. Djokovic nunca foi suspenso porque nunca se dopou. Passou o carro no circuito de 2011 a 2023 por ter sido o maior e melhor da história. Simples.
E não, ninguém dá a mínima para aquele episódio, a não ser você e Gilvan/Ma Long/Palíndromo, sofredores contumazes que ficam alimentando calúnias/fake news.
Ok. Não exatamente o suor. Mas sim o metabolismo do fogado e a urina em excesso que pode ser eliminada nas horas subsequentes em que o teste não foi realizado.
Qualquer substância leva dias para ser eliminada completamente do organismo. Djokovic fez o exame no máximo 4 horas após a solicitação, logo depois de um jogo fácil contra o Norrie em que mal suou e sem ter urinado antes obviamente. Mesmo se tivesse ido à exaustão, ainda assim restariam vestígios de uma substância dopante.
Davi Poiani já deu aula sobre o assunto há algum tempo, mas é só perguntar pra inteligência artificial ou para um médico.
Ah, o Sinner foi pego duas vezes no antidoping, mostrando que a substância não havia sido eliminada completamente depois de dias, mesmo com contaminação cruzada.
De novo isso?
Todos os atletas recebem o procedimento por escrito, para testes de doping. Lá está escrito: Nenhum tenista é obrigado a ser testado imediatamente antes de qualquer jogo.
Mas, o Sr. Realista reescreveu, trocando a palavra nenhum para todo.
Mesmo não tendo valor legal nenhum, o Sr. Realista, ainda quer suspensão.
O italiano, coadjuvante dessa matéria, positivo duas vezes, para testes bem depois de jogos. Tomou um pequeno gancho, mas foi de acordo com o protocolo.
Caia na real, Realista.
À redação: será que não dava para perceber que uma frase em CAIXA ALTA era para ressaltar a importância do enunciado?
As palavras nenhum e todo, escritas normalmente, ficaram sem sentido nenhum na frase.
As normas precisam ser seguidas, Luiz. Senão vai virar uma festa de gente escrevendo assim.
Dalcim, eu entendo e cumpro todas as normas. Algumas não entendo, mas não é o caso dessa específica. E tu sabes bem, que sempre as cumpri.
O que escrevi, algumas palavras nesse penúltimo comentário, como expliquei depois, era para ser um destaque, pois, não sendo assim, nenhum sentido teria o escrito.
Sei também do enorme trabalho para vocês, lerem e perceberem o que deveria ser editado ou não, como no meu segundo, as palavras caixa alta vieram como escrevi, portanto, mais uma vez, respeitarei a decisão de vocês e compreenderei as impossibilidades de não acontecerem, pelos diversos motivos existentes.
Obrigado.
Você sempre é um participante de gabarito nas discussões, Luiz. Quem dera todos tivessem a mesma qualidade dos seus comentários.
Djokovic sabe o que é ser o centro das atenções e dividir opiniões, esse cara não é egoísta e aponta aos mais novos o caminho das pedras para se manter no topo sem demagogia. Não atoa esse homem é o Goat. Sinner precisa saber que ser o melhor é questão de vencer, não de receber elogios.
Nossa, que cara de pau. Ele também vai conviver com a sombra de ter fugido do antidoping em 2023, na Copa Davis? Pois desde aquele episódio o físico do sérvio murchou.
Desde aquele episódio: zerou o tênis com o ouro olímpico, ganhou 2 ATP 250 com finais épicas de 3 horas, atingiu 5 semifinais de Slam, 1 final e 1 quartas que abandonou por lesão no joelho; segue como quarto do mundo com 38,5 anos.
A explicação científica foi dada mais uma vez. Se não entender, é só solicitar um desenho pro GPT.
Ah, Djokovic rei da rede, pro seu desespero.
Paulo, nem é que eu discorde de você no que diz, mas finais épicas de atp 250 é algo que não existe. Nada é realmente épico no atp 250, porque épico é associado a algo extraordinário, impressionante ou incrível. E esse não é o mundo dos atp 250 só pelo fato de que os grandes jogadores do momento nunca está lá ao mesmo tempo. Abraços!
As finais foram extraordinárias, impressionantes e incríveis, Julio. Logo, foram épicas. A final de Pequim também foi, se esqueceu?
Também acho que ATP250 é pequeno demais para jogos épicos, mas, não podemos jamais destacar algumas exceções.
Dos tantos que Federer venceu, não me lembro nenhum de seus adversários finais, mas digamos que fosse um Nadal ou o próprio sérvio e que levassem a decisão a um 3 set intenso e definido no tie-break. Não deixaria de ser épica.
Lembro-me muito bem, que Djokovic e Nadal fizeram uma final em Doha, que só não foi assim porque o sérvio não permitiu, fechando num sonoro 6×1 6×2.
A questão é: o sérvio já se vacinou? Já se passaram 5 anos desde o lançamento das primeiras vacinas. Todas amplamente testadas e com eficácia comprovada. Ele já se vacinou? Ou se assumiu antivax de vez?
Tá com medo de pegar Covid dele?
Todos estão sob esse risco, como em qualquer doença respiratória. Pode ter certeza que milhares de pessoas na sérvia foram infectadas naquela fanfarra do Adria Tour, organizada e protagonizada pelo Djokovic. Dimitrov e a esposa grávida do Troicki chegaram a ser internados.
Imagina quantos anônimos não tiveram consequências ainda mais graves (talvez fatais) por conta da irresponsabilidade do Djokovic.
Eu não brinco com essas coisas. É um assunto muito sério e muito mais grave do que um eventual doping do Sinner, já que a questão do doping é individual. A questão da vacinação é coletiva.
Hj em dia, que diferença faz para os outros (vc está muito incomodado), se ele se vacinou ou não.
Vc tá se cuidando? Ta cuidando da sua família? Ótimo.
O resto é problemas dos outros
Não se vacinou e nem vai. Tem pensamento próprio.
E outra, ser contra UMA vacina específica não é ser antivax. Antivax é quem é contra vacinas de forma geral.
Há, pelo menos, 10 opções de vacinas diferentes já lançadas para o combate ao coronavírus. Djokovic é contra todas elas porque é um antivax.
É claro que ele é um « antivax »! É um anti Coca Cola ou Pepsi tb (quem procura várias fontes de informações sabe a que me refiro), anti glúten e por aí vai.
O corpo é dele, ele consome ou injeta em seu corpo o que quiser.
A consciência é dele e as consequências dos atos dele, ele arca.
Qual é o real problema?
Só reforçado aqui que « quem vai pela cabeça dos outros, é piolho »
Mais ou menos assim.
Quando ele faz uma boa ação, é para se aparecer, angariar admiradores, pleitear ser amado etc.
Quando assumiu publicamente que não tomaria vacina e ainda demonstrou muita personalidade ao dizer, que se qualquer torneio o proibisse de jogar, ele decidiria se se vacinaria para jogar ou simplesmente, abriria mão de participar, aí, dizem que ele é o Antivax Influencer mor do mundo.
Eu ele influencia ou não!
Exato. Mas hater sem argumento, em primeiro lugar, é hater. Em segundo lugar, inventa ou distorce algo.
Nem ele, nem ninguém mais.
Típico caso de o sujo falando do mal lavado…
O que Djokovic está dizendo é que não se muda o passado, mas Sinner precisa seguir em frente. Se Djokovic fosse se amargurar e deixasse de jogar por conta das polêmicas que se envolveu durante a carreira, não seria campeão olímpico, não teria ultrapassado os cem títulos, não seria recordista de títulos em quadra dura, não seria recordista de finals…enfim, o que aconteceu com Sinner não vai se apagar, mas pode ser apenas uma sombra, não um túmulo.
Força Djokovik para quebrar mais recordes.
Saúde.
Ainda bem que ele so faz os exames com data hora e local previamente agendados assim jamais precisará viver com essa sombra, né?
Esqueci de você. Mais um que não sabe do que está falando.
Com relação ao doping do Sinner, não havendo novos episódios e o italiano continuar conquistando vitórias e títulos como está ocorrendo desde o início de 2024, o tempo se encarregará de deixar esse caso cada vez de menor importância. E parabéns ao Djokovic por ter se recusado a fornecer material antes do jogo do ATP Finals 2023, porque impediu que prevelecesse o autoritarismo do órgão de controle antidoping. Se quiserem colher material de surpresa antes de algum jogo, têm que fazer a coleta dos dois jogadores. Se colher apenas de um dos oponentes, atrapalhará a preparação dele e com isso causará um desequilíbrio no jogo. Naquele dia, o Djokovic forneceu o material para exame normalmente após o jogo, sem criar problemas.
Com relação aos órgãos de controle antidoping, o Zverev contou que certa vez um representante do órgão marcou com ele de colher o material às 08:00h da manhã e aí eram 09:00h e o pessoal não tinha aparecido no local combinado e nem dado notícia. O Zverev entrou em contato com eles, disse que precisava sair pra pegar a filha pequena dele (acho que tem uns 5 anos) no aeroporto e os caras do controle antidoping disseram que ele não podia sair e tinha que esperar por eles no local combinado. Ou seja, gente totalmente autoritária.
Que venham novas quebras de recordes em 2026!!
Força Nole!!
1 ATP 250 a cada ano
Eu tinha me referido somente aos recordes de 2026, mas ok se vc já está com a cabeça nos próximos anos.
Sinner já demonstrou que não irá arrastar uma bola de ferro pela carreira afora por causa do episódio do doping. Ele deve ter plena ciência de não ter tido qualquer culpa e qualquer um com pelo menos 2 neurônios operantes sabe que ele não se beneficiou com a contaminação. Se o Djoko admite que o ‘Caso Austrália’ ainda lhe assombra, isso é um problema dele e ele nem deveria ligar uma coisa com a outra, pois são completamente diferentes.
Não são, basta ver os comentários.
São diferentes tanto na essência qto na responsabilidade dos jogadores. Eqto Sinner não teve ingerência alguma na sua micro contaminação, Djoko fez o que fez pq quis, por absoluto livre arbítrio.