Madri (Espanha) – No único jogo que foi interrompido e não terminado por causa do apagão de segunda-feira em Madri, o búlgaro Grigor Dimitrov completou a vitória sobre o quali britânico Jacob Fearnley. Eles disputaram quatro games nesta terça-feira e o cabeça de chave 15 fechou a partida com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-3).
Classificado para as oitavas de final no Masters 1000 de Madri está a uma vitória de igualar sua melhor campanha no torneio, 10 anos atrás. O próximo obstáculo no caminho será o surpreendente canadense Gabriel Diallo, que entrou na chave de lucky-loser e segue firme na disputa. Sua última vítima foi o britânico Cameron Norrie, triunfando de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4.
Dimitrov se junta ao australiano Alex de Minaur como o único a disputar as oitavas de final em todos os quatro Masters 1000 da temporada até então. O búlgaro ampliou seu bom retrospecto contra tenistas fora do top 50 no saibro desde o começo de 2022, vencendo pela 21ª vez em 23 jogos contra rivais deste porte em torneios na terra batida.
A vitória do búlgaro poderia ter vindo na segunda-feira, uma vez que antes do apagão ele perdeu um match-point na devolução e depois foi quebrado ao sacar em 5/3 para fechar. No retorno à quadra, os dois tenistas confirmaram os serviços até o final e a decisão foi para o tiebreak.
Antes de garantir a vitória no tiebreak, Dimitrov chegou a perder mais um match-point, que surgiu no 12º game, quando Fearnley sacava pressionado em 5/6. O britânico se salvou, mas no desempate final não conseguiu segurar a vantagem inicial, chegando a ter um mini-break de frente. Fearnley abriu 3-2 e depois perdeu cinco pontos seguidos.