Melbourne (Austrália) – O italiano Matteo Berrettini pegou um começo de chave bastante complicado neste Australian Open, mas apesar disso já deu seu primeiro passo adiante na competição. Enfrentando o britânico Cameron Norrie na estreia, ele saiu atrás e perdeu o primeiro set, mas depois se recuperou e venceu de virada, com parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 6/1 e 6/3, em 2h56 de batalha.
Na segunda rodada, o adversário da vez será o dinamarquês Holger Rune, que teve enorme trabalho para fazer valer a condição de cabeça de chave número 13. Nesta terça-feira, ele mediu forças com o chinês Zhizhen Zhang e teve que suar por 3h10 dentro de quadra para vencer de virada, fechando o jogo com o placar final de 4/6, 6/3, 6/4, 3/6 e 6/4.
Será a sexta vez que eles se cruzam no circuito profissional e o quinto duelo, já que Rune levou a melhor sobre o italiano sem precisar entrar em quadra no Masters 1000 de Monte Carlo em 2023. O dinamarquês tem vantagem no retrospecto, com três triunfos e uma derrota. Berrettini triunfou em Indian Wells (2022) e depois perdeu um jogo em 2023 (Acapulco) e dois em 2024 (Cincinnati e Xangai).
Afiado com o saque, Berrettini não sofreu quebras em sua estreia, uma vez que o único set perdido contra Norrie foi no tiebreak. Ele salvou os cinco break-points que teve contra e aproveitou cinco dos 14 que teve a favor. Além disso, anotou 32 aces e sete duplas faltas. Agressivo, o italiano teve quase o dobro de winners (63 a 32) e cometeu apenas dois erros não forçados a mais (41 a 39).
Rune sofreu uma quebra no começo do primeiro set, não conseguiu reagir e largou atrás no placar. Nas duas parciais seguintes, porém, foi ele que venceu com um break de vantagem em cada para virar o jogo. Zhang ainda buscou o empate e forçou o quinto set, no qual o dinamarquês conseguiu levar a melhor e se garantiu na segunda rodada.