Itajaí (SC) – Uma das mais tradicionais competições juvenis do país, a Copa Santa Catarina de Tênis, chega em sua 16ª edição, com importantes pontos no ranking da Federação Internacional. O evento começa no próximo sábado, dia 25 de outubro, e vai até 1º de novembro no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC).
Ao todo, 450 atletas de 13 países estarão na disputa da competição nível J60 até 18 anos, valendo pontos para o ranking sul-americano da Cosat, a Confederação Sul-americana de Tênis, para atletas até 14 e 16 anos, e pontos para o ranking nacional da CBT para jogadores até 12 anos. Além dos brasileiros, jogadores do Canadá, Venezuela, Argentina, Bolívia, Austrália, Paraguai, Estados Unidos, Equador, Chile, Itália, Uruguai e Rússia estarão nas disputas.
Na categoria até 18 anos, a principal, o Canadá vai desembarcar com o time forte, que disputará a Copa Davis juvenil que acontece na semana seguinte, em Santiago, no Chile. A competição equivale ao Mundial até 16 anos e seis representantes do país, três no masculino e três no feminino estão entre os principais favoritos. O Brasil terá o catarinense Carlos Eduardo Lino, de Blumenau (SC), e que também disputará o Mundial pelo nosso país, buscando o título.
Mais duas catarinenses de destaque estarão na disputa. Maria Eduarda Carbone, de 15 anos, que soma dois títulos na Europa, vai brigar pelo troféu em seu estado, assim como a jovem prodígio Clara Coura, de apenas 13 anos, que conta com dois títulos no Equador e na Argentina este ano.