Melbourne (Austrália) – A britânica Emma Raducanu jogará o Australian Open pela terceira vez na carreira. Atual 301ª colocada no ranking da WTA, a jogadora de 21 anos foi beneficiada por mais uma desistência (a sexta no total), desta vez da norte-americana Lauren Davis com uma lesão no ombro, e utilizará o ranking protegido de 103ª para entrar direto na chave principal do primeiro Grand Slam do ano.
Campeã do US Open em 2021, Raducanu chegou duas vezes à segunda rodada em Melbourne e sua partida mais recente em Slam aconteceu justamente na última edição do torneio australiano. Desde então, a jovem britânica conviveu com diversas lesões e chegou a ficar mais de oito meses parada.
Em maio do ano passado, a tenista passou por três cirurgias, nas duas mãos e também no tornozelo esquerdo. Seu retorno às quadras aconteceu na última terça-feira, com uma vitória sobre a qualifier romena Elena Gabriela Ruse na estreia do WTA 250 de Auckland. Ela volta a atuar na madrugada desta quinta-feira contra a ucraniana Elina Svitolina.
Lauren Davis (USA) has withdrawn from the Australian Open due to a shoulder injury.
Emma Raducanu (UK) takes her place in the main draw.
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 3, 2024
Por sua vez, a paulista Laura Pigossi ainda é a sexta na lista de espera para a chave principal de Melbourne, já que ocupava a 109ª posição da WTA quando o ranking foi fechado para inscrições no torneio, no dia 4 de dezembro do ano passado. Caso não haja desistências suficientes, a brasileira deverá jogar o qualificatório a partir da próxima segunda-feira.