Viena (Áustria) – Na despedida do austríaco Dominic Thiem das quadras, nem mesmo a torcida empurrando o tenista da casa no ATP 500 de Viena foi suficiente e ele acabou eliminado na estreia. Nesta terça-feira, o ex-número 3 do mundo enfrentou o italiano Luciano Darderi, que não teve tempo para sentimentalismo e bateu o anfitrião em sets diretos, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/2.
Depois de gastar 91 minutos para impor a Thiem sua última derrota no circuito profissional, Darderi espera a última partida do dia ser finalizada para conhecer seu próximo adversário. O italiano terá pela frente, na segunda rodada, o vencedor do duelo entre o convidado japonês Kei Nishikori e o britânico Jack Draper, cabeça de chave número 7.
Thiem produziu alguns bons lances em sua última apresentação, incluindo alguns winners com seu backhand de uma mão, que deixaram os fãs da casa de pé. No entanto, o atual número 42 do mundo fez valer o melhor momento e ficou com a vitória. O austríaco anotou oito bolas vencedoras a mais (29 a 21), mas cometeu nove erros não forçados também a mais (25 a 16).
O serviço fez a diferença para o italiano, que venceu 73% dos pontos disputados e foi ainda melhor com a primeira bola, perdendo apenas sete dos 40 pontos jogados (83% de aproveitamento. Do outro lado, Thiem faturou 63% dos pontos com o saque, foi quebrado três vezes em cinco break-points cedidos e conseguiu converter apenas uma das cinco chances de quebra que teve.
Forever etched in tennis history 🙌@domithiem 🇦🇹 #ErsteBankOpen pic.twitter.com/XYDvGaSuMa
— Tennis TV (@TennisTV) October 22, 2024
Após o match-point ainda houve aplausos de pé para o austríaco e uma coreografia preparada para o tenista da casa. A raquete com a qual ele bateu suas últimas bolas como tenista profissional foi guardada em uma vitrine imediatamente após a partida e ficará para exposição.
Em quadra, Thiem agradeceu aos torcedores em um discurso emocionado. “Tive tantas despedidas lindas nos últimos meses, mas hoje gostaria de agradecer por todos os anos sensacionais. esta carreira. Foi uma grande jornada, um sonho absoluto e quero que esta tarde, esta noite seja de vocês, não poderia ter imaginado de forma mais linda. Obrigado!
Por fim, o austríaco fez um pedido aos torcedores: “O tênis teve um grande crescimento na Áustria nos últimos anos. Por favor, continuem assim. Este é o meu pedido a vocês: que este belo esporte continue presente no futuro. Esse é o meu pedido. peço a você!”, encerrou o recém-aposentado.
Um Grand Slam e 17 títulos, lesão no punho abrevia a carreira de Thiem
Parabéns, thien.
Uma pena vc ter sofrido tantas lesões.
Talento puro.
Sucessos na nova caminhada.
Carreira prodigiosa e com parte dela inserida no auge do Big Three.
Dezessete títulos, sendo um Slam não é para quase ninguém.
Craque de bola!
O menino Dominic resolveu jogar tênis numa época difícil… A época do Big3! Muito difícil pra qualquer um, mas ele ousou desafiar os gigantes, enfrentou as lendas com coragem e ousadia, escreveu seu nome na história, e de quebra nos ofereceu um dos mais belos e eficientes backhands da história…
Parabéns Dominic!
Nunca será esquecido.
Esse jogava hein! Fez batalhas épicas contra o Big 3! Tem o respeito dos amantes do tênis!!!
[…] (Áustria) – Após disputar sua última partida como tenista profissional, perdendo na primeira rodada do ATP 500 de Viena para o italiano Luciano Darderi, o tenista da casa Dominic Thiem falou sobre a despedida e se […]