Um Grand Slam e 17 títulos, lesão no punho abrevia a carreira de Thiem

Foto: Pete Staples/USTA

Viena (Áustria) – Cinco meses depois do anúncio de sua decisão de se aposentar em casa, Dominic Thiem encerra a carreira como desejou, diante de seus fãs, familiares e amigos. No último jogo de sua carreira profissional, o austríaco foi superado pelo italiano Luciano Darderi por 7/6 (8-6) e 6/2 na estreia do ATP 500 de Viena. E logo após a partida, recebeu justas homenagens no torneio em seu país natal.

Conforme revelou em sua decisão de encerrar a carreira, o problema no punho foi determinante para. “Há algumas razões por trás disso. Primeiro, meu punho não está exatamente do jeito que deveria estar e não está exatamente do jeito que eu quero, e a segunda razão é meu sentimento interior. Eu vinha pensando nisso há muito tempo”, disse.

Thiem conquistou 17 títulos de ATP e ganhou seu único troféu de simples de Grand Slam no US Open de 2020, no meio da pandemia da Covid-19. Também possui um título de Masters 1000, obtido em Indian Wells em 2019, derrotando Roger Federer na final. O primeiro título de ATP veio no saibro de Nice em 2015. Aliás, foi na terra batida que Thiem faturou dez de seus 17 troféus.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O jogador de 30 anos conquistou sua primeira vitória no circuito da ATP em Viena, em 2011, e subiu para a posição o número 3 do ranking mundial em março de 2020. Thiem, que terminou no Top 10 por cinco anos consecutivos, de 2016 a 2020, permaneceu entre os cinco melhores do mundo até junho de 2021, quando sofreu uma ruptura no punho direito.

Vice-campeão do Australian Open em 2020 e duas vezes vice de Roland Garros, em decisões contra Rafael Nadal, Thiem se classificou para o ATP Finals em cinco ocasiões, chegando à disputa pelo título em 2019 e 2020. O austríaco sofreu uma derrota apertada em três sets na final de 2020 para Daniil Medvedev, e perdeu no tiebreak do terceiro set contra Stefanos Tsistipas em 2019.

A difícil volta da lesão no punho

A lesão no punho direito o manteve fora do circuito por 10 meses e resultou em sua classificação despencando para fora do top 350. Ele voltou às competições em março de 2022 e conseguiu retornar ao top 100 no ano passado, mas não pôde recuperar a forma que o marcou no circuito profissional.

Em março passado, ele disse que teve uma inflamação no punho direito, mas voltou para jogar em Estoril, Monte Carlo, Munique e Madri.

“Eu tive sucesso e troféus que nunca sonhei. Foi uma jornada incrível”, disse Thiem. “Cheguei à conclusão de que a decisão de encerrar minha carreira no final desta temporada é a única correta.” As principais marcas de sua carreira foram transformadas em livro, que foi lançado no início do mês.

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sergio
Sergio
29 dias atrás

De fato, o único jogador que tinha potência e físico para ganhar da melhor versão do Nadal em Roland Garros. Fez pelo menos 4 semi-finais seguidas em Roland Garros. Em duas oportunidades foi a final. Em 3 oportunidades sucumbiu diante de Nadal. Se não fosse o Espanhol teria pelos menos 2 Slams em Paris.

trackback

[…] Um Grand Slam e 17 títulos, lesão no punho abrevia a carreira de Thiem […]

Daniel Macedo
Daniel Macedo
29 dias atrás

Foi do Big 6 da geração que teve os 3 maiores da história, nada mal…

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
29 dias atrás

uma pena, o Thiem no auge foi muito mais jogador do que Nadal e Djoko jamais foram…
poderia ter formado um Big 2 ao lado de Federer

Ideon Carvalho
Ideon Carvalho
29 dias atrás

Carreira
Abreviada… O Thiem deu trabalho para o Rafael Nadal no Saibro…ele
Foi um exímio tenista. Sucesso em sua nova etapa da vida Dominc!

rbclima
rbclima
29 dias atrás

Como ele mesmo disse, sua motivação foi embora!

João Sawao ando
João Sawao ando
29 dias atrás

Uma boa carreira, infelizmente abreviada por uma contusão…quem sabe ele não ache uma cura e ainda volte em 1/2 anos

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.