Helsinque (Finlândia) – A estreia de João Fonseca no challenger de Helsinque, em quadras duras e cobertas, acontecerá nesta terça-feira, por volta das 14h (de Brasília). O carioca de 18 anos e número 3 do Brasil terá um novo adversário, o holandês Jelle Sels, 297º do ranking e que entrou na chave como lucky-loser, depois que o croata Borna Coric, cabeça 2 do evento, se retirou da competição por lesão no pé esquerdo.
Fonseca está nesta semana com o melhor ranking da carreira, ocupando agora a 150ª posição. O brasileiro pode melhorar essa marca se vencer sua partida de estreia, que vale 8 pontos na ATP. Em caso de vitória, os possíveis rivais seriam o austríaco Sandro Kopp ou o britânico Jan Choinski.
Outra meta para Fonseca nesta reta final de temporada é buscar uma vaga no Next Gen ATP Finals, que será disputado entre os dias 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita. Atualmente, é o sétimo na corrida para Jeddah. Ele pode ser o primeiro brasileiro a jogar o torneio entre jovens promessas do circuito, que é realizado desde 2017.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Nas duas últimas semanas, Fonseca disputou os challengers de Brest e Bratislava, também em quadras cobertas. Ele chegou às quartas no torneio francês, mas parou na estreia na capital eslovaca, diante do ex-top 40 Mikhail Kukushkin. Em 2024, o carioca conseguiu suas sete primeiras vitórias em nível ATP e também venceu onze jogos em chaves principais de challenger, com direito a um inédito título profissional em Lexington.
Na teoria, jogo muito duro para o Fonseca. Mas dá para ganhar.
Coric desistiu, vai enfrentar holandês Jeles Sels 297 no ranking.
Teoricamente jogo fácil para o Fonseca, dei uma olhada no desempenho desse holandês e ele vem fazendo uma péssima temporada.
Vi esse holandês jogar +- 3 anos atrás contra um brasileiro e perdeu ( acho q foi o Monteiro) em um challenger europeu, tem um golpe forte mas não me lembro se é o forehand ou saque, mas é muito irregular. O brasileiro só precisa ter calma e ser consistente.
Fonseca é bom e teve sorte nessa desistência. Cabe a ele aproveitar.