Santiago (Chile) – A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta terça-feira que as Copas Davis e Billie Jean King Cup Junior serão disputadas em Santiago, no Chile, entre os dias 3 e 9 de novembro de 2025. A competição é considerada o Campeonato Mundial da categoria 16 anos. O Brasil já foi campeão da Davis Junior em 2022, com João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida.
As finais acontecerão em dois locais distintos na capital chilena: a Billie Jean King Cup Junior será disputada no tradicional Club Manquehue, enquanto a Davis Cup Junior terá como sede o Estadio Nacional. Todos os jogos serão realizados em quadras de saibro ao ar livre.
Esta será a primeira vez em 24 anos que as competições retornam à América do Sul. A última edição sediada na região também aconteceu em Santiago, em 2001. Na ocasião, o Chile conquistou seu único título na história da Davis Cup Junior, ao vencer a Alemanha por 3 a 0 na final. A equipe campeã era formada por Carlos Ríos, Guillermo Hormázabal e Jorge Aguilar. No feminino, o título de 2001 ficou com a equipe da República Tcheca, composta por Petra Cetkovska, Lucie Safarova e Barbora Strycova. Todas alcançaram posteriormente o Top 25 do ranking da WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Como país-sede, o Chile já está automaticamente classificado com suas equipes masculina e feminina. As primeiras seleções classificadas serão conhecidas ainda nesta semana, com a disputa da fase final de qualificação da América do Norte, Central e Caribe, em Montreal (Canadá), entre os dias 16 e 18 de abril. As duas melhores equipes masculinas e duas femininas garantirão presença em Santiago.
O formato da competição prevê quatro grupos com quatro equipes cada, jogando em sistema de todos contra todos nos três primeiros dias. Depois de um dia de descanso, começam as fases eliminatórias, que definirão os campeões. São 16 países na Davis Junior e mais 16 na Billie Jean King Cup Junior. Os Estados Unidos são os atuais campeões tanto no masculino quanto no feminino, com vitórias sobre a Romênia nas finais realizadas em 2024 na Turquia.
Entre os nomes que já brilharam nessas competições estão Rafael Nadal (Espanha, 2002), Ashleigh Barty (Austrália, 2011), Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov (Canadá, 2015), Iga Swiatek (Polônia, 2016), Carlos Alcaraz (Espanha, 2018), Coco Gauff (EUA, 2018) e João Fonseca (Brasil, 2022), todos com trajetórias marcantes no tênis profissional.