São Paulo (SP) – Foram definidos, nesta quarta-feira, os campeões das categorias Feminina e Júnior da Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas, realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista.
O evento reúne 16 federações estaduais em uma das competições mais importantes do calendário nacional da modalidade.
Entre as mulheres, Goiás confirmou seu favoritismo, repetiu o feito de 2024 e conquistou o bicampeonato da competição. Na final, a equipe goiana superou o Espírito Santo por 2 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, São Paulo levou a melhor sobre o Ceará, vencendo por 2 a 0.
A equipe campeã foi liderada por Meirycoll Duval, ex-top 20 do mundo e atual número 41 do ranking, que celebrou a conquista. “É muito importante ter a Copa das Federações para ampliar a visibilidade do tênis em cadeira de rodas, e sair com o bicampeonato é muito especial. Este ano, jogamos com duas atletas iniciantes, e conquistar o título com elas tem um significado ainda maior. Como a mais experiente do grupo, assumi a responsabilidade de conduzir o time, mas tudo foi fruto de um trabalho coletivo. Foi incrível”, destacou Meirycoll.
Já a categoria Júnior foi disputada em formato de exibição, sem pontuação para o ranking nacional. Três equipes competiram em grupo único, todas contra todas. O Rio de Janeiro ficou com o título, seguido por Minas Gerais em segundo lugar e São Paulo em terceiro.
A Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas continua nesta sexta-feira, com o início das disputas da categoria Masculino B.
Ao todo, 76 atletas participam do torneio, representando 16 federações estaduais até o próximo dia 18. As disputas acontecem em cinco categorias: Júnior, Masculino A, Masculino B, Feminino e Quad.











