Uberlândia (MG) – A Copa das Federações 2024, com a participação de 404 atletas de 19 federações representando 18 estados e mais o Distrito Federal, teve largada neste domingo. O torneio, que vai até quinta-feira, no Praia Clube, é disputado nos mesmos moldes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.
O dia começou com a abertura oficial do tradicional torneio, que contou com a participação de autoridades, entre eles, Carlos Augusto Braga, presidente do Praia Clube; Henrique Quintino, presidente da Federação Mineira de Tênis e Beach Tennis; e Rafael Westrupp, presidente das Confederações Brasileira e Sul-Americana de Tênis e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis; e de todas as delegações.
“Esse é um torneio extremamente diferenciado, no sentido de agregar as famílias. Sabemos dos esforços individuais e familiares para estarem aqui acompanhando seus filhos. Essa parceria e a compreensão da maioria esmagadora dos pais, de mãos dadas com as suas federações e a Confederação, é o que faz a diferença”, destacou Westrupp, que deu as boas-vindas a todos e agradeceu também o Praia Clube “que abre as portas de suas instalações como um todo, fazendo com que todo mundo se sinta sócio do clube durante esse período”.
Ao todo, neste primeiro dia, foram disputados 23 confrontos entre as federações, com um total de 69 jogos. A programação prossegue nesta segunda-feira, com jogos a partir das 8h.
Além do Rio Grande do Sul, que é o atual campeão da competição, Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Minas Gerais disputam o título da edição deste ano.