PLACAR

Convidado, Facundo Díaz Acosta conquista Buenos Aires

Facundo Díaz Acosta (Foto: IEB+ Argentina Open)

Buenos Aires (Argentina) – Convidado para a disputa do ATP 250 de Buenos Aires, o argentino Facundo Díaz Acosta aproveitou muito bem a oportunidade e conquistou o primeiro título da carreira aos 23 anos, e sem perder nenhum set na semana. O atual 87º do ranking venceu a final deste domingo contra o chileno Nicolas Jarry, 21º do mundo, por 6/3 e 6/4 em 1h44 de partida.

“Ainda não consigo acreditar. Há muito tempo que sonho com este momento e venho trabalhando arduamente todos os dias para conseguir”, disse Díaz Acosta durante a cerimônia de premiação. “Estou muito feliz por poder erguer este troféu. Acho que fiz uma grande partida, como fiz durante toda a semana, mas ainda não consigo entender como ganhei o torneio sem perder sets”.

Vindo de uma boa campanha até as quartas em Córdoba na semana passada, o canhoto argentino estreou na competição vencendo o alemão Daniel Altmaier. Depois, passou pelo cabeça 4 local Francisco Cerúndolo nas oitavas, o sérvio Dusan Lajovic e o também anfitrião Federico Coria na semifinal. Ele entrará no top 60 do ranking com a conquista deste domingo.

Acosta é o sexto argentino a conquitstar o ATP de Buenos Aires. O primeiro foi Guillermo Coria em 2004, e no ano seguinte o troféu ficou com Gaston Gaudio. Ainda nos anos 2000, Juan Monaco ganhou em 2007, enquanto David Nalbandian conqusitou o título em 2008. Já em 2021, o título ficou com Diego Schwartzman, que havia encerrado um longo jejum de títulos para os tenistas da casa.

Argentino foi ouro no Pan e aposta na meditação
Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o jovem argentino é concorrente direto de Thiago Monteiro por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Antes do torneio, ele era número 5 da Argentina e só fica fora dos Jogos se quatro tenistas do país estiverem na zona de classificação para os Jogos após Roland Garros. Se o limite de jogadores por país for atingido, a vaga do Pan pode ir para o medalhista de bronze (no caso, Monteiro), seguindo os critérios já adotados na edição passada dos Jogos. Lembrando ainda que o cearense tem também a chance de se qualificar diretamente pelo ranking, como já aconteceu em Tóquio.

Há pouco mais de dois anos, quando Díaz Acosta sentia que ainda não conseguia colocar todo o seu potencial na quadra, decidiu tentar algo novo: a meditação. Ele relata ter iniciado as sessões no início de 2022 e que hoje está conseguindo os resultados esperados. “É para tentar escapar de mim um pouco da realidade. Respirações, cerrar os olhos, buscar concentração. Que os pensamentos não se me vão para qualquer lado”.

Desempenho nos break-points foi decisivo
A final de Buenos Aires teve apenas duas quebras de serviço e o bom desempenho nos break-points foi fundamental. O argentino escapou de um 0-40 logo no game de abertura e aproveitou sua única chance de quebra do set inicial. E no início do segundo set, Acosta quebrou de novo e fez 2/0. O tenista da casa ainda escapou de outras três chances de quebra até o fim do jogo, uma delas quando sacava para fechar, e só fechou a partida no sexto match-point.

https://youtu.be/xPPPihoXLjw?si=OzUXWoVr7uTGMZNG

 

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Horacio
Horacio
2 meses atrás

Facundo Díaz Acosta foi bastante conhecido na pandemia, quando uma foto sua treinando na sua casa contra um colchão na parede viralizou nas redes sociais. Nesse momento era proibido treinar em quadras com outros jogadores, uma exagerada medida na quarentena eterna na Argentina. No Rio debuta contra Wawrinka, vamos ver se continua com o excelente nível de jogo nos torneios em saibro.

Refaelov
Refaelov
2 meses atrás

Conquista categorica, n cedeu nenhum set durante todo o torneio.. curioso pra ver o desenrolar da temporada dele e do Darderi, dois improváveis campeões desses 1°s 2 ATPs da gira Sudaca..

trackback

[…] desta edição do Rio Open, o suíço Stan Wawrinka não resistiu ao grande momento do argentino Facundo Díaz Acosta, campeão do ATP 250 de Buenos Aires na semana passada, e foi derrotado logo na estreia. Nesta terça-feira, o tricampeão de Grand Slam […]

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE