O tênis brasileiro saiu com duas derrotas um tanto previsíveis após os três primeiros dias de fase de grupos da Copa Davis, em Bolonha, mas com atuações muito dignas de todos seus titulares. Faltou pouco para derrotar tanto Itália como Holanda. Agora, resta ainda uma pequena chance: ganhar da Bélgica no sábado e torcer para que os donos da casa vençam seus dois confrontos seguintes sem perder jogos.
Em sua estreia na competição por países – poderia até ter enfrentado a Suécia se tivéssemos chegado ao jogo decisivo, que não foi preciso -, João Fonseca foi a sensação até agora, arrancando elogios com suas duas partidas de simples. Na primeira, superou o nervosismo inicial e esteve a três pontos de tirar um set do super-sacador Matteo Berrettini, o que teria sido uma façanha num piso coberto, sintético e veloz. O ex-top 10 encheu o carioca de merecidos elogios.
Bem mais solto, Fonseca fez então uma apresentação de grande qualidade contra o holandês Botic van de Zandschulp, o 68º do mundo que há poucos dias tirou Carlos Alcaraz do US Open. O garoto fez quase tudo muito certo. Sacou forte e bem, devolveu com firmeza, fez ótimas transições à rede e cobriu com destreza a quadra. Enfim, fez mostrou todo o tênis versátil e agressivo que tem chamado tanto a atenção do circuito.
Com crescimento evidente sobre o piso duro, Thiago Monteiro esteve próximo de derrotar Matteo Arnaldi, 39º do mundo, numa partida disputada basicamente no fundo de quadra e com ralis para todos os gostos. O canhoto cearense apertou o tempo inteiro, com excelente tempo de bola, e o tiebreak decisivo acabou definido em mínimos detalhes. Mesmo com as 3h40 de esf0rço, Ceará voltou à quadra nesta quinta-feira e fez outro jogo parelho contra o habilidoso Tallon Griekspoor, que soube usar o saque nas horas essenciais.
Por fim, a parceria de Rafael Matos e Marcelo Melo, que se juntou há três meses, fez duas partidas apertadas. A vitória notável sobre Andrea Vavassori e Simone Bolelli foi importante para melhorar nossa chance no salto de sets e games e ao mesmo elevar o moral. Contra Botic e Wesley Koolhof, faltou devolver com o mesmo volume da véspera, mas ainda assim o placar foi apertado. Aliás, já aconteceram oito tiebreaks e os brasileiros ganharam três deles.
O capitão Jaime Oncins merece dupla distinção, qualquer que sejam os resultados finais da campanha. Barrou Thiago Wild, que pulou fora da convocação diante da Suécia e quase complicou a vida do grupo, e peitou a escalação de Fonseca como segundo homem de simples, apesar da pouca experiência. Foi o famoso ‘acertar dois coelhos com uma cajadada só’.
Austrália e Alemanha, com time de reservas, e o Canadá, com força máxima, venceram já dois confrontos e estão muito perto da classificação em seus grupos. Espanha e Grã-Bretanha, que atuam em casa, e EUA ganharam a rodada inicial e são os maiores candidatos à outra vaga.
O Jaime Oncins tem o espírito da Copa Davis. Ninguém melhor do que ele para tirar o melhor das nossas condições atuais e criar um time coeso.
O Monteiro e o Melo, com grande experiência e engajamento na competição, são referências muito positivas para o Fonseca e o Matos.
Escalação segura e que tem muito a contribuir ao time Brasil daqui a uns anos.
Exatamente
Perfeito
O Brasil antigamente ia bem no futebol e mal em todo o resto. Agora, unificamos. Vamos mal em tudo.
Ao menos temos essa esperança do menino Fonseca.
E isso ai
Até pq Rebeca Andrade é colombiana, dupla do vôlei de praia sao cubanas, e o vôlei feminino são tudo dominicanas
E ironia isso né Marcelo….kkk
Olhinhos para cima.
e o Brasil foi muito mal nos jogos Jogos Paraolímpicos KKK
Pra caramba…so o terceiro no quadro de medalhas…
O vôlei ainda vai bem!
Você se esforça em tecer elogios a Thiago Monteiro, em um famoso: “quase deu”! Mas a verdade é que o nosso melhor ranqueado acumulou duas decepções em duas partidas seguidas. Acredito que a nossa única esperança pros próximos anos, seja realmente o “Little John”, que venceu uma das duas partidas que disputou, “debutando na Davis, com propriedade. Me desculpe a sinceridade, mas essa é a grande realidade atual do tênis brasileiro. E você sabe disso.
Mas quem iria colocar na outra simples. Alves????.wild???.nos temos que ir com que temos que é o Monteiro. Que é imprevisível mas é o que temos.
Sim, Wild! Obviamente…o único que tem resultados consistentes na hard esse ano. Com relação ao Monteiro eu discordo de você, acho que ele é até muito previsível, se é que me entende…
Desculpe André mas não te entendo….temos que ir de Monteiro sim que é imprevisível mas é o que temos….
Ah cara, qnd saiu a primeira lista era discutível n levar o Wild mas agora? Maluco tá num momento terrível, 2 derrotas em estreia p/ jogadores abaixo do top 200, com aproveitamento pífio de saque..
Eu sei que você é um sujeito ponderado e aberto à opinião divergente. O último resultado em HARD do Wild foi a derrota pro Rublev no US Open, antes disso ele jogou Winston Salem e ganhou do Duckworth e Nuno Borges…ou seja, no piso da Davis seria uma opção melhor que o Monteiro. Os últimos resultados no saibro foram terríveis, mas a motivação do Wild ta daquele jeito né…todos sabemos sobre o mental e atitude dele. Apenas trocaria a incerteza de qual Wild entraria em quadra (o que ganhou do Fritz, KX9, Borges 2x na hard) pela certeza do Monteiro (um guerreiro sem dúvidas, mas que na hora do vamos ver costuma perder…vide as inúmeras chances na carreira toda que ele já desperdiçou). Não estou colocando na equação a briga com o Oncins, que deveria pensar no resultado esportivo da equipe e não em intrigas. Wild se dá bem com todos os brasileiros do grupo pelo que consta. É isso o que acho.
É incrível como tem gente que puxa o saco do Wild e desmerece o Monteiro.
Se Wild tivesse jogado e perdido, seus defensores iriam dizer queele fez o que pôde e que estava cansado…
Agora tão jogando a culpa das duas derrotas no Monteiro, que jogou num piso que não é sua especialidade (mas claramente está jogando bem no sintético).
As derrotas do Monteiro foram decepcionantes, mas não foram feias. Aliás: uma coisa que o Monteiro nunca faz é perder feio e entregar os pontos. O cara leva a sério todo jogo.
Wild tem jogo pra tá na seleção? Tem. Mas não quer. E a seleção não pode ficar implorando a ele pra jogar a Davis…
Monteiro pode passar muita experiência pro Fonseca nesses torneios de grande porte.
Já o Wild serviria até como mal exemplo pro garoto.
Sabe que você tem razão marcus
Eu acho Marcus .que o grande problema é o bairrismo.ele é cearense .e o wild do Paraná. Aqui no Brasil infelizmente tem muito disso .e o Monteiro surgiu tarde mas é um guerreiro. Temos que dá valor ao Thiago Monteiro.
Meu “senão” é que o João, seis meses atrás, estava em dúvida entre o College e o circuito, e passou este período “em experimentação”, e na Davis virou um fator decisivo…Essa polarização entre um argumento e outro que eu não entendo no Brasil, Não conseguimos ter uma convicção e tudo pode ser o contrário ao mesmo tempo.
O problema é que se você entra no profissional muito tarde aí não dá tempo para evoluir entao acho que a família do Fonseca fez o certo.o João pode fazer faculdade com 35/36 anos…
Eu mencionei o argumento da mídia e torcedores. Da parte do João, ele faz o que achar que é melhor pra ele. Todo mundo torce pro João, mas no circuito ele é “novato” e na Davis foi convocado já com a esperança de resolver. E resolveu.
Sim .walter .ele o João fez a parte dele é muito bem . Já o Monteiro poderia ter ganho um dos jogos que perdeu . E tirar o Marcelo Melo das duplas para mim foi um erro pois era o mais experiente. Mas falar aqui de fora e fácil né Walter…o Jaime que está com a batata quente nas mãos…
Respondendo novamente o Paolo Lorenzi entrou no circuito profissional da atp com 26/27 anos. Era estudante de medicina. Na Itália. E tinha bons resultados em torneios pequenos na Itália. Resolveu arriscar no profissional e deu certo .so aposentou com 36/37 anos há pouco tempo acho que uns dois anos atrás. Agora ele completa a faculdade e pode ser médico ou montar uma academia de tênis na Itália…o que ele preferir.
Brasil sorteado no 4 pote, 14 rankeado entre as 16 seleções. Vamos pros jogos: O numero 76 do mundo (ranking mais alto 61) perde do numero 33 por 7×6 no terceiro set e pro 39 fora de casa e fora do seu piso de conforto. Comentário da torcida: que decepção, enterrou o time, um monte de gente pra convocar e insistem nesse cara, não acerta um saque, encurta o braço, ridículo, jogador de Challenger, perdemos por causa dele, que decepção, estou muito decepcionado com esse resultado. Juro que muitas vezes eu penso que esses comentários são troll de propósito, acho que é impossivel alguém pensar assim de coração.
Correto andre
Eu n concordo com maiores críticas ao Monteiro pelos óbvios pontos q você levantou mas, decepcionante foi sim, ele conseguiu jogar 5 sets muiiiito paralhos com jogadores que eram claramente favoritos contra ele mas, na hora da onça beber água, acabaram sendo 2 derrotas q comprometeram as chances de classificação..
Comprometeram a chance de classificação? Sendo 14 do ranking, tendo sido sorteado no 4 pote, tendo jogadores com ranking mais baixo que qualquer outro adversário, sendo um completo azarão na chave, jogando fora do nosso piso de conforto e jogando fora de casa que hora nos tivemos chance de classificação? Não entendi bem seu comentário…..
Cara se você trata a situação como “não existe possibilidade de vitória e n se pode esperar por ela de nenhuma forma” então sinceramente era melhor nem entrar em quadra..
O Monteiro era zebra nos 2 jogos mas, uma vez q surgiram as oportunidades de vencer elas precisavam ser aproveitadas, afinal, imagino, o objetivo era tentar avançar na chave e n ir passear na Europa.. como eu disse, não cabem maiores críticas mas fica sim uma pontinha de decepção pelas oportunidades perdidas..
Surgiram as oportunidades? Hummm e através de quem “surgiram as oportunidades”? Do Monteiro. Ele de completo azarão carregou o time a quase ter chances de se classificar. Acho curiosas as criticas ao Monteiro por ter perdido chances, chances essas que ele quem criou na base da raça e que sem ele jamais teríamos tido porque a seleção é muito mais fraca que os adversarios.
E isso ai
Temos que dar valor sim ao Monteiro. Ele luta muito. Tem força de vontade. Chegou onde chegou a base de muito esforço.o limite dele é esse top 6070/80
E por aí.ele teria que fazer a parte dele pois é o mais experiente. Tudo bem que é difícil mas tem que ganhar seus jogos. Sei que é pedir demais.
Logico; e é por isso que outros estao melhores no ranking, ou você ainda nao entendeu? na hora de decidir os outros jogam melhor…
E por aí
Irmão se fosse assim então nem precisa entrar em quadra: da a vitória pro jogador melhor rankeado e ponto..
Parabéns ao time, em especial ao João Fonseca, que demonstrou muita qualidade no seu jogo. Bolonha é muito especial para o Jaime Oncins, porque foi nessa cidade que ele em maio de1992, conquistou seu primeiro ATP contra Renzo Furlan, depois de vencer Andrés Gomes na semi. Dai foi pra RG, onde ganhou do Michael Chang e Ivan Lendl. Tomara que o time consiga o segundo lugar na chave para seguir para Málaga.
Sakuma. Acho que consegue sim a segunda vaga
Não sabia ou melhor não me lembro de Jaime ter vencido Chang. Lendl sim em Roland garros…dalcim pode me ajudar nessa…
Retificando: o Jaime ganhou do Chang nas Olimpíadas de Barcelona em 92, ou seja, pouco tempo depois do RG, onde ganhou do Karbacher, Lendl e Prinosil, perdendo pro Petr Korda, pai de Sebastian, que perderia pro Courier na final do RG. Aliás, o Jaime gostava de ganhar dos alemães, como aconteceu na Davis de 93, no RJ, onde ganhou do Markus Zoek, substtuto do Becker, em 5 sets, sob um sol do 40 graus, no estacionamento do Barra Shopping, para um.publico de 10 mil torcedores. Depois, o Brasil ganharia da Itália em Maceió, perdendo na semi pra Suíça, em Genebra, de Marc Rosset e Jacob Lhassek, por 5 a 0….
Eu estive nesses jogos da taça Davis. Sakuma acho que foi em 1992.o Luís Mattar teve 7 match points no quarto set. E no quinto tomou um pneu do Boris. A Alemanha tinha um time forte. Com carl uwe Steeb canhoto.que eu me lembre o Brasil tinha ainda Fernando roese e Cássio mota
O Marcus zoek só apareceu naquele time da Alemanha. Tinha 2 metros de altura e sacava mais de 200km por hora. Depois desse jogo contra o Brasil nunca ouvi mais falar do Marcus zoek
Dalcim, considero o João o primeiro brasileiro de que me lembro, desde Thomaz Koch, claro; cujo jogo pode vir a se adaptar muito bem na grama e, com o tempo e muita sorte, arrisco dizer que ele poderá vir a jogar muito bem em Wimbledon e conquistar ótimos resultados lá. É excepcional o talento dele em pisos rápidos.
Exato
E ele já disse que o sonho dele como todo juvenil brasileiro e ganhar Wimbledon.
Dalcim, dessa vez vou ter de discordar. Quem ocupa cargos de liderança, como o Oncins, não pode ser uma pessoa “emocionada”. Wild deixou na mão da outra vez? Beleza, foi chato, chama pra conversar, veja o que dá pra fazer. Tem que pensar na vitória, e não no ego. Apesar da fase agora do Wild não ser das melhores, na quadra dura é superior ao Monteiro. Se fosse saibro beleza, mas não é caso. Veja as vitórias que ele teve esse ano nos M1000 dos EUA. Com Wild e Fonseca a chance de estar brigando por classificaçao eram bem maiores. Meligeni que nao está bem esse ano deveria ficar de fora, ou o Melo mesmo. Deixava o Meligeni nas duplas com o Matos.
Esse negócio de levar para o pessoal em ambiente profissional não dá certo.
O Wild que vc tá falando é esse que perdeu 3 jogos seguidos no saibro pra jogadores fora do top 200? Ou é outro?
Pois é…
Comentário fora da realidade de u.a viúva do Wild.
Deixar o Monteiro (raquete 1 do Brasil) de fora….pra levar o Wild que rejeitou jogar a Davis pela seleção e tá prestes a sair do top 100…
Surreal o pensamento dos defensores do Wild…
Quando o Wild é raquete 1 do país…seus defensores valorizam isso. Mas quando perde o número 1 do Brasil, aí os torcedores do Wild rejeitam quem é número 1 e pedem pro Wild continuar sendo convocado…
O comentário até faria sentido, se não fosse um detalhe:
– o Wild parece não ter muitos.torcedores fora do núcleo familiar (parece que nem a namorada torce pra ele).
Lembrando que é uma piada. Apesar dos comentários, ser TOP100 hoje ÷ um feito é tanto num ranking tão difícil quanto o ranking do ano.
Aliás, não existe egoísta ruim no Top200 ou Top300. O que ocorre é a alta concorrência para atingir um top50/Top20 ou Top10.
Exato
Paradoxo
Tbm penso assim. Se ele quebrou o trato feito antes da convocação, que fique expresso. Perdeu uma oportunidade de “recuperar” o jogador para o time. João, que está sendo poupado de cobrança no circuito, precisou desempenhar logo no primeiro jogo contra o no. 1 da Itália. Achei que foi o famoso “dois pesos e duas medidas”, e ninguem menciona isso.
Exatamente
De um lado.perdemosno o Wild porém de outro vimos o Fonseca comi revelação da Davis. Garantia de pódio nos próximos torneios.
O Nadal não participará da Laver Cup porque cai bem no dia do niver da sogra. E além disso está com um ‘galo’ na cabeça. O motivo segue abaixo.
A sogra:
– Genro baloeiro, tive uma ideia. Compre velinhas palitinho pra por em cima do bolo do meu niver. Porque assim o pessoal fica com preguiça de contar e ninguém vai saber a minha idade!
Nadal:
– Até que não seria má ideia, sogríssima, não fosse pelo fato que na hora de assoprar as ditas cujas, teremos que chamar o Corpo de Bombeiros.
PAAF! Bolsada na cabeça.
Dalcim, o quão grande foi a surpresa / zebra de Guga ganhando RG em 97? Foi um de menor ranking a vencer um Major? Como você rankearia as zebras Korda, Gaudio, Gomez, Krajicek, Johansson, Del Potro e Guga nos Slams e Rosset e Massu nas Olimpíadas como as maiores surpresas da história do tênis masculino? Incluiria alguma outra ou acha que alguma dessas não foi zebra? Pra mim Gáudio foi a maior acho o tenista mais fraco da lista. Grande abraço!
Acho que o Delpo não deveria estar nessa lista, já Guga, Krajicek, Gomez e Korda foram realmente grandes surpresas, assim como Edmondson.
Dalcim,
Perdão pelo assunto fora do contexto
Nadal deu alguma opinião sobre o doping do Sinner?
Não que eu tenha
Deu, sim, Bruno. Veja em https://tenisbrasil.uol.com.br/nadal-discorda-que-sinner-tenha-sido-privilegiado-em-doping.html
Tem tanta expectativa encima do menino João, que se ele não for no mínimo top 10 iremos criticar.
Ou só sucesso pleno ou será pra quem sempre acha que só ou é Guga ou nada que poderá ser um fracasso retumbante.
Com todo respeito Marcelo mas ele não tem obrigação nenhuma de fazer o que o Guga fez.ele é o João Fonseca. Ele tem que fazer a parte dele….
Bia que o diga né, o tanto que sofre críticas e mesmo sendo top 20 por 2 anos
Pois é…e fácil ser top 20 né….
Man, idolatram o Guga agora…. quando ele jogava era crítica o tempo inteirinho…… Me lembro de ele já campeão de Rolang Garros perder um jogo bobo no saibro e um jornalista famoso dizer que o Guga era a maior farsa do esporte e que o titulo de Rolanga tinha sido na pura sorte que só pegou galinha morta na campanha….. Isso é da indole do brasileiro mesmo, sempre vão procurar diminuir
E uma pena né André. Falar isso de um tri campeão de Roland garros
Naquela época não havia rede social, você criticava no clube entre seus amigos hoje se um jogador que alguém apostou perdeu, recebe ameaça de morte
O bloqueio do Twitter/x aconteceu por causa disto (resumo do resumo): delegado da polícia federal recebendo ameaças de morte de perfis do x.
O x não quis passar os dados desses perfis.
Até q o Xandão proibiu todos aqui no Brasil de usar. Com multa para quem tentar acessar via vpn
Obs.: se hoje você aplaude,pq está ideologicamente alinhado à decisão que ultrapassou os limites,em verdade você aplaude a possibilidade de os ministros extrapolarem esses limites.Sinto informar, mas, amanhã, o vento vai virar e o precedente será invocado contra você. Duvida? A pergunta é retórica.
Nos eua o twetwer x bloqeou 70 mil em 3 dias apos a invasao do capitilio e nao vi absolutamente ninguem ( incluindo o musk) em falar em cerceamento de liberdade. Diga de alias sem julgamento. Quando vc entra em Uma rede social vc assina um termo de uso. Um bando de idiota propagador de fake news que nao respeita os termo de uso, acobertado por um bilionario reacionario que nao cobra o respeito por ideologia extremista, devem Sim ser cobrados. Alias quem extrapolou os limites, e quem nao entende os limites. Um dia vc Vai entender.
Onde assino , caro Marcos ? . Abs !
As big techs divulgam conteúdos ilegais, fascistas e desinformação a torto e a direito e aí quem tenta colocar um freio nessa casa de mãe Joana é quem acaba acusado de ultrapassar limites da lei e fica com a pecha de ditador, de antidemocrata e de desrespeitador da liberdade de expressão!
O fascistão dono do X se comporta como dono do mundo e só contesta as decisões do STF brasileiro porque a questão há muito extrapolou a esfera judicial, aliás, desde o princípio sempre foi política e o será até o fim. Suas atitudes e opiniões de colonialista do século XIX já têm sido criticadas até mesmo dentro dos EUA. Quem hoje o aplaude corre o sério risco de arrepender-se amargamente amanhã. A não ser que esteja completamente alinhado com essa postura arrogante de quem se acha acima da lei e mais realista que o próprio rei.
Se não estou enganado, o X tinha representante legal no Brasil e só deixou de ter após ordens supostamente ilegais do Xandão. O X pode voltar a ter novo representante no país, mas o Xandão deixará de dar ordens supostamente ilegais?
Um dia vc tb vai entender…
Supostamente ilegais ? do que voce está falando e baseado em que dados ? Houve julgamento e o juiz não foi o Xandão, ele só fez com que o julgado fosse cumprido. Te aconselho a se informar e não ser levado na onda politica.
A Itália, mesmo com time B ou C, é favoritíssima neste grupo… Já o Brasil, com 2 derrotas seguidas, terá que jogar muito contra a Bélgica para tentar uma classificação…
Exato
Dalcim .temos que ganhar o próximo jogos e torce pela Itália né…?
È o que eu escrevi.
Olha a Bélgica aprontando.
Bergs vence Cobolli e empata o confronto. Chance derradeira do Brasil nas mãos da dupla italiana.
Caso a dupla belga derrote a italiana, o Brasil estará eliminado e a Bélgica classificada em primeiro do grupo. Nesse caso, Itália e Holanda disputariam a segunda vaga no domingo.
Não lembro do André Baran que fez dupla com Guga aos 17 anos em 2008. Contra fognini e volandri. Baran parou com 21 no circuito profissional da atp. Dalcim .tem alguma coisa a falar do André Baran. Que hoje é número um do beach tênis com 33/34 anos?
Tâo reclamando do que que? O time já está tirando leite de pedra na fase final. Fez mais do que poderia. Nosso tênis é isso ae. Seria ótimo se chegássemos a ter uns dois TOP 30 no máximo já está ótimo. É o máximo que se pode com as limitações atuais ee esteutura b!sica para seu desenvolvimento (máximo que nao tem nada a ver com os jogadores, que estão fazendo o m!ximo que podem).
Com a vitória da Itália sobre a Bélgica por 2×1, o Brasil mantém a esperança de classificação.
Pelos meus cálculos, se vencermos a Bélgica amanhã por 3×0, uma vitória da Itália sobre a Holanda por 2×0 ou 2×1, nos classifica.
Caso vençamos por 2×1, fica mais difícil, mas ainda matematicamente possível, dependendo do saldo de sets/games.
Fazemos. Acho da André
Rezemos*
O torcedor agora precisa ter pós-graduação em matemática e estatística pra calcular as chances do Brasil.
Acabou a semi em leme. Entre a italiana pedonal e Luísa fullana. Comecei a ver a partir do meio do primeiro set.3/0 pedone. 3/1 .4/1. 4/2.4/3.5/3.5/4 quando a Luísa tinha o saque para empatar foi quebrada e a italiana fechou 6/4. Segundo set 1/0. Quebrou 2/0 .a fullana teve 0/40 três break points. Não converteu..abriu 3/0. 3/1 .4/1. 4/2. 5/2. E quebrou de novo a Luísa 6/2.a italiana joga bem mas da muito balão. A Luísa tem um bom saque e confia muito na direita dela mas comete muitos erros não forçados. E precisa melhorar o jogo de pernas dela. Ela fica muito presa no chão. Tem que melhorar a condição física. Acho que temos uma boa promessa apesar dos 23 anos da Luísa. Vai para Barcelona parece que academia do Carlos Sanches que eu não conheço. Você conhece dalcim?sem ver acho que a pedone e 450 do mundo e a Luísa e 930 wta
A torre de Tandil ou melhor Juan Martin Del potro vai fazer o “último jogo ‘no dia 1 de dezembro no parque roca em Buenos Aires contra novak Djokovic.é a despedida do tenista argentino depois de várias tentativas de voltar mas que infelizmente não conseguiu.
Outro último jogo?.. Porque já fez o último ano passado, que eu me lembre.
Se um jogador tem teiplo BP em um game e não converte por se afobar e tentar definir a qualquer custo, ÷ falta de preparo adequado. Se ele vem bem na partida e chega no tie-break co segue perder todos os serviços também é dalta de preparação. O dinheiro da família não vai salvá-lo nessas horas. Um psicólogo mal formado também não.
E os preparadores fechando o olho dizendo que “o problema é do alteta” para se safar, muito menos.
O problema são esses pontos da preparação não fechados.
Muitas vezes quando o atleta acorda para eles…já rem 25/26 anos e o tempo deles já passou.
Bom ex. é o Wilde: uma boa preparação mental e ele teria facilmente deixado os problemas extra quadra do lado de fora dos complexos tenísticos.
Mas não: todos se negam e outros (do próprio staff) preferem por a culpa no atleta.
A cultura do brasileiro não ajuda (se.ofende se alguém dizer algo), e assim vamos dilapidando nossas joias brutas, transformando eles em “lugar comum”.
Vide o caso de BHM: aos 28 ainda carrega traumas para dentro da quadra. O que ela precisa levar para dentro do time é claramente um bom profissional para trabalhar a parte mental.
Vou dar um exemplo aqui: para quem acha que o melhor do djoko está nos golpes dele, se engana. A melhor característica dele ÷ sempre se resignar após cada ponto e começar o próximo sem levar a carga do ponto anterior o jogo todo. Isso fica claro ao final de cada partida perdida: se vocês assistirem ele 5 sefundos antes no cumprimento aos adversários, vão perceber que ele claramente aceita (para ele mesmo) a derrota e o fato do outro ter jogado melhor. É um diálogo interno e rápido, mas que faz com que ele aceite o ocorrido e deixe os traumas dentro da quadra. Se você olha as derrotas de brasileiros, vai perceber que saem da quadra se lamentando. Vão carregar aquilo por semanas, meses e a cada derrota ou eminência de uma, recebem de volta aquela carga emocional não resolvida. E isso se repete ano após ano.
O.acima é só um exemplo de.porque a preparação é mal elaborada (ou mal executada) e porque os atletas precisam procurar por algo melhor e de preferência fora do país.
: – p
Monteiro indo para o terceiro set. Rezemos
Bia já indo pata seul para fazer a gira da asia
Monteiro acaba de fechar 2/1 .vencemos pqp
2/0
Agora falta a dupla .podemos fazer 3 a zero
Caraca o Jaime pos o Meligeni para jogar com rafa. por que não pos o Meligeni? Não entendi essa .pode me explicar dalcim?
Não entendi sua pergunta, mas provavelmente foi uma mudança tática.
Errei o Melio
Tirar o tenista mais experiente da dupla …..? Eu não vi os jogos mas melo e duplista nato. Meligeni joga de vez em quando…
..
Indo para o terceiro set nas duplas…
O Brasil perdeu nas duplas. Agora temos que rezar.
Stans wawrinka fez uma citação do jogador perfeito nisso entrou nole,Nadal, Roger. E trastalk nick kirgios.kkkkk.na tradução literal seria conversa fiada.
Boa tarde João. Tenho editado seus comentários com tentativas de inserir palavrões, ainda que abreviados. Por favor, atenha-se ao nosso pedido de não fazê-lo. Obrigada
Ok Márcia desculpa
Zé, tao dando brasil fora ja. O Brasil com 10 sets vencidos e 13 perdidos ficou com 43,47% de set average e a Bélgica soma 44% com 11 vencidos e 14 perdidos, assim o time brasileiro não teria mais chances de classificação às quartas de final.
A italia tem que fazer 3/0
A italia tem que fazer 3/0 .
Se a Itália vencer 2/1 .fica tudo empatado e o Brasil perde no set average e a Bélgica avança. E isso dalcim?
Exatamente.
Então , o que tem que acontecer para o Brasil se classificar ? Não pode dizer um milagre rsss
É só ler o texto bem explicado no TenisBrasil, Sandra.
Já entendi , obrigada, e que chegou tão perto !
Acho bem possível o Brasil classificar.temos que rezar para Itália ter honra e jogar com dignidade os três jogos
O João Ando acha q o Brasil tem q rezar…
AJOELHADO NO MILHO…
Se a Itália vencer 2-1 se clasifica Holanda
Não. A belgica
Seria empate entre as 3 e Holanda ficaria melhor em sets. Mas por sorte parece que Itália pode fazer 3-0. Só faltam as duplas.
As mudanças climáticas significam que lugares antes considerados perfeitos para grandes eventos esportivos estão começando a parecer inadequados. Ao mesmo tempo, o tamanho e o valor de tais eventos cresceram, assim como a demanda para realizá-los em maior variedade de locais. A colisão de ambas as tendências tornou as competições esportivas internacionais mais difíceis e perigosas, e deixou os anfitriões cada vez mais dependentes da elaboração de soluções alternativas.
Inclusive, alta temperatura faz uma grande diferença no desempenho dos atletas. O desgaste provocado pelo clima quente é bem conhecido: aceleram a desidratação, faz com que a glicose seja quebrada mais rapidamente e reduz a quantidade de oxigênio enviada aos músculos – o corpo tem que priorizar o envio de sangue à pele para se resfriar. O clima mais quente também pode atuar como um empecilho de maneiras menos óbvias. O estresse por calor tb é conhecido por prejudicar a tomada de decisões e as habilidades motoras. Evidências sugerem que ele pode tornar os atletas de muitos esportes mais desajeitados ou até mesmo briguentos.
A maioria das políticas, no entanto, não leva em consideração o estresse físico experimentado pelos atletas que já estão se esforçando ao máximo. A Associação de Tênis dos Estados Unidos, por exemplo, suspende o jogo ou fecha o teto deslizante no US Open apenas quando a temperatura do globo de bulbo úmido atinge 32,5 °C, embora a Associação Americana de Medicina do Esporte American recomende que os eventos ao ar livre sejam limitados ou cancelados quando essa medida ultrapassar 28 °C.
Dalcim .voce acha que a Itália vai entrar com o time reserva para o último. Jogo . Ou seja por um duplista para jogar simples e um titular para jogar simples? Eu ainda não entendi como é a escalação para os jogos de simples nem o de dupla….?pois a Itália já está classificada né…?
O capitão indica os jogadores de simples e duplas a cada dia e só pode mudar o de duplas. Os de simples obedecem a ordem do ranking para ver quem é o número 1 daquele dia, que vai enfrentar o número 1 do outro time obrigatoriamente. Não, acho que a Itália vai jogar normalmente.
Ok. Obrigado
Botic van ganhou o primeiro set do mateo
Está 1/1 em sets para mateo e botic e no terceiro 4/2 mateo
Acabei dever a final do Pedro Rodrigues contra Guido justo argentino. Só comecei no meio do segundo set. O Guido ganhou o primeiro set de 7/5. No segundo set estava 4/3 Guido. O o Pedro empatou 4/4. 5/5. 6/5 guido .o Pedro sacou ficou em zero / quarenta. Deu um saque por baixo 15/50. Conseguiu igualar em 40/40 .teve mais um match point contra. Salvou. Mas no seguinte perdeu . Então foi 7/5 7/5. Jogadores muito parecidos tecnicamente. O argentino arriscou mais no final .e venceu
Enquanto tem um que esnoba o time do Brasil. O João Fonseca fala que é um orgulho jogar pelo meu país. Veja a diferença de educação entre dois tenistas. Se fosse o Jaime jamais convocaria esse cara…mesmo que subisse no ranking…qual sua opinião a respeito dalcim?o cara é muito deslumbrado
Cobolli venceu o primeiro set 7/6. Dalcim e essa tenista inglesa sonya kartral que veio do qualy e chegou na final na Tunísia. Tem algo a dizer sobre ela…?
Li agora que a steff graff foi reconhecida como a melhor de todos os tempos. O que acha disso dalcim?
Parabéns a ela, merece. Mas foi reconhecida por quem?
Vi na internet
Sonya kartral ganhou 2/0 da samkrova.e o cobolli ganhou o primeiro set e está 4/3 com saque contra. Rezemos
Indo para o terceiro set cobolli e tollon. Na torcida. Vamos italia
Flávio cobolli venceu 2/1 .agora falta as duplas….rezemos
Rezar? Achei q tivesse q jogar para ganhar
Vamos Itália
Achei que o Jaime não “bancou” o Melo, e valia manter o Melo contra a Bélgica, pois ele foi convocado pra isso. acabou ganhando o João como brinde. O novato era amador pouco mais de seis meses e já se transformou em solução para o time. O fato do João ser o destaque mostra o nível de nosso time.
Sim .tambem estranhei .deixar o mais experiente fora …
Koorlf e van de venceram o primeiro set. Mas eu ainda acredito nos italianos
3/3 no segundo set. Tem que ter coração forte .nossa senhora .o primeiro o von e o parceiro dele levaram
6/5 no segundo set para Holanda. Deve ir para o tie break
Acho que não deu …a Holanda ganhou as duplas …2/0
Nossas preces não foram ouvidas, colega. Da próxima, além de rezar, vamos tentar jogar também. Pra não dependermos de uma equação do terceiro grau acrescida de um filhote de zebra albina que atravesse a quadra galopando de marcha-ré faltando 5 pra meia-noite sob a lua em quarto minguante. E essa Holanda é mesmo a asa negra do Brasil, inclusive no futebol.
Pois é mauricio. Depender dos outros e difícil. Falar daqui e fácil. Mas Monteiro poderia ter ganho um dos jogos .e a escalação do Felipe Alves eu não entendi. Tirando o jogador mais experiente da dupla…mas é aquilo quem tem o pepino e o Jaime oncins
1 Itália, 2 Holanda, 3 Bélgica, 4 Brasil
Não deu pra nós. E olha que não dependíamos de muita coisa, não.
Só dependíamos de paz no Oriente Médio, o Nadal parar de dar balão, o Rublev parar de espancar a perna com a raquete e o Kyrgios treinar com afinco e parar de falar groselha.
E o que o stans falou sobre o Nick