Bolonha (Itália) – A Itália marcou seu segundo ponto no confronto contra a Holanda pela última rodada da fase de grupos das Copa Davis. Jogando em casa e já classificados para as quartas, os italianos já confirmam a primeira posição do Grupo A, em Bolonha. Resta a definição da segunda vaga do grupo, que vai depender do jogo de duplas. Se os italianos vencerem, o Brasil avança às quartas de final. Caso contrário, é a Holanda quem fica com a vaga.
Depois da vitória do experiente Matteo Berrettini sobre Botic van de Zandschulp na abertura do confronto, foi a vez de Flavio Cobolli, jovem de 22 anos e 32º do mundo, superar Tallon Griekspoor, 39º colocado, por 7/6 (7-4), 4/6 e 6/3.
Cobolli está disputando a Davis pela primeira vez na carreira. Ele havia perdido para o belga Zizou Bergs na última sexta-fiera e conseguiu neste domingo uma inédita vitória pela competição.
Duplas vão definir a última vaga nas quartas
No encerramento da rodada, os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori enfrentam os holandeses Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp. Ambas as duplas jogaram contra Marcelo Melo e Rafael Matos durante a semana, os brasileiros venceram os italianos e perderam para os holandeses.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Bolelli e Vavassori formam a quarta melhor parceria da temporada, na corrida por vaga no ATP Finals. Juntos, os italianos conquistaram dois títulos em 2024, no saibro de Buenos Aires e na grama de Halle, e foram finalistas do Australian Open e de Roland Garros.
Entre os holandeses, Koolhof está com 35 anos e é ex-número 1 de duplas, mas tem como parceiro habitual no circuito o croata Nikola Mektic. Seu parceiro, Botic van de Zandschulp, prioriza o circuito de simples e é 68º do ranking.
Não estou entendendo essas contas…
No aplicativo da ATP/wta está dando a Belgica se classificando.
Não entendo como o confronto entre holanda e Itália pode colocar o Brasil na frente da Bélgica
Porque aí Brasil e Bélgica empatariam em vitórias e o critério de desempate seria o confronto direto.
Confronto direto
Brasil e Bélgica iguais no número de sets,a frente da Holanda,o game average só seria usado em caso de tríplice empate
Do regulamento oficial da Copa Davis, com meus comentários em ***, caso a Italia vença por 3×0 a Holanda:
58.2.3 The final standings in each group shall be determined by the following count-back calculation (i.e. determined by the first of the following methods that applies, following the order set out below):
58.2.3.1 Greatest number of points.
(***empate triplo)
58.2.3.2 If two Nations are tied with an equal number of points, head to-head results.
(***não é o caso, é empate triplo)
58.2.3.3 If three or more Nations are tied with an equal number of points, the following decides the winner (in the order set out below):
(***este será o caso, com 1 ponto cada entre Brasil, Bélgica e Holanda)
(a) any Nation that has not played in all Ties in its round robin group is automatically eliminated;
(***não é o caso)
(b) highest percentage of matches won;
(***aqui, Holanda cai fora e Brasil e Bélgica empatam, indo automaticamente para o item 58.2.3.4, lá no final)
(*** esses critérios abaixo já não se aplicam, pois o tríplice empate terminou acima)
(c) highest percentage of sets won from all matches played;
(d) highest percentage of games won from all matches played; then finally
(e) the Nations’ positions on the Davis Cup Nations Ranking on the Monday of the week of the Event.
58.2.3.4 The count-back calculation in Regulation 58.2.3 will continue until only two Nations remain tied, at which point the tie between those two Nations will be broken by their head-to head record.
(***Como sobraram Brasil e Bélgica no item 58.2.3.3(b), ativa este item aqui, onde Brasil leva vantagem e classifica)
Ou seja 3X0 Italia – Brasil Classificado
Caso a Itália vença por 2×1, o 58.2.3.39(b) ainda dá tríplice empate, e iria-se aplicar o 58.2.3.3(c) que é a % de sets. Neste caso o Brasil já perde da Bélgica e estaria fora.
Torcer pela virada, dupla italiana vacilou feio no tie-break. Dupla falta no 6×6 foi triste.
Primeiro Itália. Segundo Holanda. Terceiro Bélgica. Quarto Brasil
Por pouco não deu mas com o Fonseca na equipe o Brasil pode jogar no nível dos melhores times. Valeu demais o empenho da equipe. Parabéns
Estamos fora…. sei nao, fica uma sensaçao estranha, os jogos deveriam ser ao mesmo tempo. Pois quem classificou foi a Holanda em segundo com um resultado possivel pra eles, depois que a italia classificou em 1o.
Quando se depende de outro jogo de outro país a situação fica delicada….mas vemos que contamos com o João mas dependemos de um bom simplista. A dupla acho que está bem Rafael é melo. Ou rafael e demoliner. Ou na pior das hipóteses Rafael é Felipe Alves