Barueri (SP) – O tênis brasileiro tem amplo domínio na rodada de quartas de final do Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII, evento de categoria M25 do ranking mundial de profissionais, com a classificação de cinco representantes. A disputa acontece nas quadras sintéticas do Alphaville Tênis Clube.
A grande vitória desta quinta-feira coube ao paranaense João Eduardo Schiessl. O canhoto de 21 anos perdeu o primeiro set no tiebreak e depois reagiu contra o norte-americano Mwedwa Mbithi, anotando as parciais de 6/7 (6-8), 6/4 e 6/4.
“Foi um dia complicado com o vento, mas consegui me sair bem, considerando tudo”, avaliou Schiessl, 606º do ranking e com um título de M15 nesta temporada. “Conduzi bem a situação depois de perder o primeiro set. Muito importante ganhar dois jogos aqui, já que fiquei um mês e meio parado por causa do punho”.
Seu adversário desta sexta-feira será o experiente Pedro Sakamoto, cabeça 4 da semana e com 32 anos, que superou outro norte-americano, Billy Suarez, por 6/3 e 6/4. O confronto é inédito no circuito.
João Eduardo Schiessl, de 21 anos, está nas quartas de final do Torneio Masculino de Alphaville. pic.twitter.com/Uq6W4MTy8Z
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) September 25, 2025
Quem avançar, poderá encarar o favorito Gustavo Heide na semifinal, depois que o cabeça 1 eliminou o colombiano Salvador Price, por 7/6 (7-3) e 6/2. Ele enfrentará agora o norte-americano Bruno Kuzuhara. O pupilo de Thomaz Bellucci passou pelo mexicano Alan Rubio, por duplo 6/4.
A surpresa da rodada coube a Natan Rodrigues. Depois de superar o qualificatório, ele eliminou o cabeça 5 Mateus Alves em noite inspirada, com parciais de 6/4 e 6/4, e marcou o maior resultado de sua carreira. Aos 23 anos, ele é 1.448º do ranking. O desafio agora é o argentino Facundo Mena, que virou a partida em cima de João Pedro Bonini, por 4/6, 6/3 e 6/2. Convidado, Bonini marcou seu primeiro ponto no ranking mundial.
Por fim, Igor Gimenez também teve jogo muito duro antes de superar Igor Marcondes, com o placar de 2/6, 6/4 e 6/1. Ele enfrentará o equatoriano e cabeça 2 Andrés Andrade, que eliminou Rafael Tosetto por 6/1 e 6/1.
O Brasil também tem amplo domínio nas semifinais de duplas, onde apenas um classificado é estrangeiro. Luís Britto e Eduardo Ribeiro enfrentarão Schiessl e Ryan dos Santos, enquanto Marcondes e Gabriel Sidney jogarão contra Enzo Kohlmann e Kuzuhara.
A programação desta sexta-feira dá largada às 11 horas, com Heide x Kuzuhara, seguindo-se Sakamoto x Schiessl, Rodrigues x Mena e Gimenez x Andrade. As semis de duplas acontecerão à tarde. A entrada é gratuita ao público.
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte e tem o patrocínio de Seara Gourmet, BRB, Engie, Equifax/Boa Vista e Tailor. A competição tem como sede o Alphaville Tênis Clube e recebe as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.
Acho que o Heide copa essa,o Gimenez parece que deu uma boa evoluída, torcer muito contra esses cabeças 2 e 3
So nao teremos os 8 cabeças de chave nas quartas pq Mateus Alves conseguiu perder um jogo q ninguém imaginava q ele conseguiria perder. Vamos ver se acontece um milagre e conseguimos colocar quatro brazucas nas semi. Nas duplas já garantimos pelo menos um brazuca campeão. No geral, fou um bom ITF pra gente.
A grande surpresa foi a vitória do baiano Natan Rodrigues sobre Mateus Alves. Natan disputará sua 1º quartas de final de ITF no ano. E por pouco não seria contra o João Pedro Bonini, que fez jogo duro contra o experiente Facundo Mena. Schiessl e Sakamoto farão um confronto nacional. Schiessl fará sua 6º quartas de ITF este ano e Sakamoto fará sua 7º quartas de final no ano, a 6º em ITF. Gimenez vem crescendo neste segundo semestre, venceu Igor Marcondes e fará sua 7º quartas de ITF este ano. E Heide fará sua 4º quartas de final no ano, a 3º em ITF. Na torcida para uma final brasileira, mas acho que será difícil.
Muito bom ver o Bello atuando fora das quadras