Hangzhou (China) – Convidado da organização do ATP 250 de Hangzhou, o croata Marin Cilic aproveitou muito bem a oportunidade que lhe foi dada e está na final do torneio chinês. Nesta segunda-feira, ele superou a semifinal contra o norte-americano Brandon Nakashima em sets diretos, gastando 1h46 para triunfar com o placar final de 6/4 e 7/6 (8-6).
Ex-número 3 do mundo, o croata perdeu boa parte da temporada afastado por lesão no joelho, retornou recentemente de dois challengers na Europa e disputa agora seu primeiro torneio ATP desde fevereiro. O tempo de inatividade derrubou Cilic para o atual 777º lugar, o que o torna o segundo finalista de pior ranking em toda a história do circuito ATP.
“Eu precisava estar focado em cada ponto, precisava achar uma maneira de encontrar meu jogo e lutar contra meu oponente. Foi físico, estava 4-6 atrás no tiebreak (do segundo set), então joguei um ótimo ponto e retornei para a partida. Grande espírito, ótima luta e ótimo tênis”, comentou Cilic, sobre a vitória em sets diretos na semifinal.
Será a primeira final de Cilic em dois anos, sendo a última delas em 2022, quando ficou com o vice no ATP de Tel Aviv. Dono de 20 títulos no circuito, com destaque para o US Open de 2014, o croara de 35 anos foi campeão pela última vez em 2021, no ATP de São Petersburgo.
Na final de terça-feira, o adversário do veterano croata será o tenista da casa Zhizhen Zhang, que venceu o duelo 100% chinês na semi batendo o compatriota Yunchaokete Bu em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-3) e 6-4, em 1h40 de disputa, tornando-se o terceiro tenista de seu país a chegar a uma decisão no circuito profissional masculino.
“Foi uma ótima partida. Seu desempenho foi muito bom. Em dois sets, houve só uma quebra na partida. Foi um pouco de sorte, mas estou feliz com o resultado de hoje”, analisou Zhang, que se junta ao campeão de Dallas de 2023, Yibing Wu , e ao finalista desta semana em Chengdu, Shang Juncheng, como o terceiro chinês e chegar na final em um torneio ATP.
Veja os 5 finalistas com pior ranking da ATP:
1) Raemon Sluiter – ‘s-Hertogenbosch, 2009 (866º)
2) Marin Cilic – Hangzhou, 2024 (777º)
3) Pat Cash – Seul, 1990 (590º)
4) Kevin Uyllett – Nottingham, 1999 (574º)
5) Lleyton Hewitt – Adelaide, 1998 (550º)
e o primeiro seria … ?
A informação foi acrescentada…obrigado!
grande Cilic… foi um grande oponente em algumas épicas finais de slam contra o GOAT
Parabéns cilíc. E que vença quem jogar melhor
Ele sempre foi um tenista Marretão só na paulada. Se acerta blau-blau, fim do oponente! Dá sono de assistir!