Paris (França) – A busca por uma vaga na chave principal de Roland Garros começou com vitória para Marin Cilic. O experiente croata de 36 anos estreou com vitória no quali em Paris contra o chinês Yibing Wu por 6/2 e 6/3. Seu próximo rival será o espanhol Pol Martin Tiffon, 208º do ranking, em confronto inédito.
Campeão do US Open em 2014, Cilic também já foi finalista em Wimbledon e no Australian Open. Já em Roland Garros, foi semifinalista em 2022. O ex-número 3 do mundo aparece atualmente no 104º lugar do ranking, depois de ter operado o joelho. Ele venceu o ATP de Hangzhou, na China, no fim do ano passado e teve bons resultados em challengers neste ano, com título em Girona e final em Madri.
Já o também croata Borna Coric, cabeça 1 do quali em Paris e 83º do ranking, está fora da chave principal em Paris. O ex-número 12 do mundo foi eliminado pelo francês Titouan Droguet, 232º colocado, com parciais de 5/7, 7/6 (11-9) e 6/2. Droguet salvou dois match-points e enfrenta o compatriota Arthur Gea, jovem de 20 anos e 305º do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outro nome experiente em quadra nesta terça-feira foi Daniel Evans, que venceu um duelo britânico contra Billy Harris por 7/5 e 6/3. Evans, de 34 anos e atual 215º do ranking, enfrenta o francês Clement Tabur, 311º colocado.
Chilenos conseguem duas vitórias
A rodada foi boa para os chilenos. Cristian Garin venceu o francês Harold Mayot por 6/3 e 6/4 e vai enfrentar mais um tenista da casa, Ugo Blanchet. Já Tomas Barrios Vera passou pelo anfitrião Luka Pavlovic por 6/4 e 6/3. Seu próximo adversário é o português Henrique Rocha. Também avançou o colombiano Daniel Galan, que venceu o australiano Omar Jasika por 6/3, 4/6 e 6/1. Seu próximo rival é o cazaque Dmitry Popko.
Entre os argentinos, o único a vencer foi Juan Manuel Cerúndolo, que bateu o belga Gauthier Onclin por 7/6 (7-4) e 6/4. Seu próximo rival é o libanês Hady Habib, algoz do também argentino Facundo Mena por 6/7 (1-7), 7/6 (7-1) e 6/1. Já Marco Trungelliti perdeu por duplo 6/3 para o austríaco Lukas Neumayer por duplo 6/3.
Que sorte do Coric ele não ser brasileiro
Como ignorar que Coric já foi tratado como grande promessa. Recordo-me dele se gabando de ser o mais novo do TOP50. Muita gente boa apostava tudo nele, mas a realidade foi outra.