Kitzbuhel (Áustria) – Três dias após conquistar seu primeiro título no saibro, o cazaque Alexander Bublik, cabeça de chave número 1 no ATP 250 de Kitzbuhel, manteve o embalo e superou sua estreia no torneio, vencendo o argentino Thiago Tirante por 6/3 e 6/4 para chegar às quartas de final.
Bublik acertou 17 aces e salvou todos os três break points que enfrentou na vitória em 73 minutos Com a vitória sobre Tirante, o cazaque melhorou seu retrospecto para 14 a 2 desde que chegou às quartas de Roland Garros. Essa sequência inclui títulos em Halle, na grama, e em Gstaad, no saibro.
“Foi uma recepção calorosa, então, obrigado a todos os fãs que compareceram”, disse Bublik, que compete em Kitzbuhel pela primeira vez desde 2020. “Me senti muito bem hoje. Tenho jogado muito bem nos últimos meses, mas cada partida é diferente. Tento encarar cada partida”, destacou o cazaque.
Tentando se tornar o terceiro desde 2011 a conquistar os títulos de Gstaad e Kitzbuhel em sequência, depois de Casper Ruud (2021) e Matteo Berrettini (2024). Seu próximo rival será o compatriota Alexander Shevchenko, que bateu o húngaro Marton Fucsovics com parciais de 7/5 e 6/4.
A parte de baixo da chave terá dois duelos entre alemães e franceses nas quartas de final. Vindo do quali, Yannick Hanfmann derrubou o argentino Sebastian Baez, cabeça de chave 2, em uma virada de placar final 5/7, 6/3 e 7/5. Seu próximo oponente será Arthur Rinderknech, sexto favorito, que também venceu de virada, marcando 6/7 (3-7), 6/4 e 6/4 sobre o eslovaco Norbert Gombos.
Também vindo do qualificatório, o alemão Jan-Lennard Struff derrubou o terceiro favorito, o espanhol Pedro Martinez, com duplo 6/2 anotado em 71 minutos, garantindo um confronto com o francês Arthur Cazaux, algoz do argentino Francisco Comesana, triunfando com parciais de 6/4 e 7/6 (9-7).
Tecnicamente o melho jogador do circuito