Lima (Peru) – A equipe masculina do Brasil deu um importante passo no Sul-Americano de 16 anos ao vencer o Uruguai, por 3 a 0. Com o resultado, os brasileiros só precisam vencer o Equador na próxima sexta para garantir a vaga na Copa Davis Júnior. Já as meninas chegaram à segunda vitória na competição ao superarem a Colômbia, por 2 a 1.
No masculino, mais uma boa atuação do time capitaneado por Rodrigo Ferreiro. Thomas Miranda venceu Felipe Vasquez por 6/4 e 6/2. No segundo jogo, foi a vez de Leonardo Storck fazer sua estreia em simples e bater Gastón Lopez, por 6/0 e 6/4. Nas duplas, Miranda e Pedro Dietrich derrotaram Lopez e Vasquez por 6/1 e 6/3.
No feminino, Nauhany Silva abriu o confronto contra a Colômbia e derrotou Maria Isabel Suarez por 6/3 e 6/0. Depois, foi a vez de Pietra Rívoli entrar em quadra, mas foi superada por Maria José Sanchez por duplo 6/4. Com o confronto empatado, a decisão foi para as duplas, e Naná e Ana Cruz selaram a vitória brasileira ao vencerem Juliana Diaz e Maria Jose por 6/3 e 6/4.
“Confronto difícil contra a Colômbia, mas conseguimos confirmar a vitória. A Nauhany começou errando mais, mas depois se encontrou no jogo. Já a Pietra fez um jogo equilibrado, não conseguiu manter a constância do início, e a definição só veio com as duplas”, contou Haroldo Zwestch, capitão da equipe feminina, que enfrenta a equipe peruana nesta quinta-feira.
Brasil tenta vaga na semi do Mundial de 14 anos
Já classificado para as quartas de final do Mundial de 14 anos, que está sendo disputado em Prostejov, na República Tcheca, o Brasil foi superado pela equipe da casa por 2 a 1 nesta quarta-feira e ficou em segundo lugar no Grupo B. Os brasileiros agora enfrentam o Japão em busca de uma vaga na semifinal.
No confronto diante dos tchecos, Henrique Vialle não conseguiu manter o ritmo das outras partidas e perdeu para Matyas Marsik, por 6/2 e 6/0. Livas Damázio igualou o confronto ao vencer Pavel Dufek, por 6/3 e 6/1. Nas duplas, Vialle e Damazio disputaram ponto a ponto contra Marsik e Michal Rakous, mas foram derrotados de virada, por 6/7, 6/2 e 11-9.
Já focado nas quartas de final, o capitão Ivan Cressoni prevê um duelo difícil, mas confia na vitória dos brasileiros. “Os japoneses têm um time muito forte e com o atual campeão do The U14 Championships, mas os nossos meninos têm mostrado um bom tênis e vêm numa boa sequência. Mesmo com o revés nesse último confronto, os atletas tiveram atitude em quadra e estamos com boas expectativas. Vamos fazer de tudo para buscar as semifinais”, completou.
Vamos Brasil
E temos o Juan Pedro Etchecoin (2007) e o Mateus Ranciaro (2007) nas quartas de um J30 no Peru