PLACAR

Brasil inicia a busca por bicampeonato na Davis Júnior

Atual campeão da Copa Davis Junior, o Brasil inicia a busca pelo segundo título mundial da categoria 16 anos. Para a edição de 2023, que será disputada na cidade de Córdoba, na Espanha, o capitão Rodrigo Ferreiro convocou o brasiliense Pedro Chabalgoity, o mineiro Victor Winheski e o paulista Luiz Felipe Silva, que se classificaram após o vice-campeonato no Sul-Americano da categoria.

Os brasileiros estão no Grupo C, ao lado de República Tcheca, Marrocos e Holanda. A estreia será nesta segunda-feira contra o time marroquino. As duas melhores equipes do grupo se classificam para as quartas de final. No ano passado, o Brasil conquistou o título inédito da competição, disputada na Turquia, com João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida.

+ Brasil define times para Davis e BJK Cup Junior

Ao todo, 16 países estão na disputa da Davis Júnior, com dez campeões na edição deste ano. Jogando em casa, os espanhóis são os recordistas de títulos, com seis conquistas. Tchecos, alemães e norte-americanos têm três títulos cada. Japoneses e holandeses são bicampeões. Brasil, Canadá, Itália e Grã-Bretanha venceram cada um uma edição.

Confira os grupos da Copa Davis Junior

Grupo A: Estados Unidos, Tailândia, Japão e Canadá
Grupo B: Alemanha, Argentina, Peru e Grã-Bretanha
Grupo C: República Tcheca, Brasil, Marrocos e Holanda
Grupo D: Itália, Coreia do Sul, Espanha e Cazaquistão

Cada confronto terá duas partidas de simples e mais uma partida de duplas. Os países se enfrentam dentro de seus grupos durante a primeira fase, que vai até quinta-feira. Já a fase final começa na sexta e vai até domingo, dia 5 de novembro.

Já na semana seguinte, entre so dias 6 e 12 de novembro, acontecem as disputas da Billie Jean King Cup Junior. A equipe feminina do Brasil terá a gaúcha Pietra Rívoli, a catarinense Carolina Bohrer e a paulista Helena Bueno. A capitã Fernanda Ferreira.

Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.
Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Quando os tenistas se machucam, mas ainda vencem

ATP seleciona as 10 melhores jogadas do ATP FInals