Florianópolis (SC) – A equipe brasileira que enfentará a França pela Copa Davis foi convocada nesta segunda-feira pelo capitão Jaime Oncins. Foram chamados Thiago Wild, João Fonseca e Matheus Pucinelli como opções em simples, além dos duplistas Marcelo Melo e Rafael Matos. Os jogos acontecerão nos dias 1 e 2 de fevereiro, em quadra dura e coberta no Palais des Sports de Orléans.
Thiago Wild está de volta a equipe brasileira na Davis, depois de não ter atuado contra a Suécia no início do ano passado e também não competir na fase de grupos. O paranaense de 24 anos e 76º do ranking tem uma vitória e duas derrotas pela competição.
Já João Fonseca, de apenas 18 anos, conseguiu suas duas primeiras vitórias na Davis no ano passado. Ele disputou os confrontos contra Itália, Holanda e Bélgica na fase de grupos e venceu duas dessas partida. Já Pucinelli, 300º do mundo, venceu seus dois jogos na Davis, em confrontos contra o Líbano em 2021 e China em 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Escolhi esses nomes pensando nas condições que vamos enfrentar na França, já que Wild e Fonseca têm estilos que se encaixam no carpete com quadra coberta. Ainda temos o retorno do Pucinelli, que sempre agrega bastante ao grupo”, disse Oncins. “Já o Matos e o Melo têm apresentado bastante entrosamento no circuito de duplas. Por isso acredito que essa é a equipe certa para fazer frente aos nossos adversários”.
O capitão brasileiro também destacou a evolução de João Fonseca em quadra. Recentemente, o carioca conquistou o Next ATP Gen Finals e também o challenger de Camberra, na Austrália. “Temos jogadores vindo de momentos diferentes e o João está numa fase especial. No ano passado ele nos ajudou bastante na participação da fase final da Copa Davis e vem colecionando títulos importantes nessa virada de ano. Tenho certeza que isso trará uma confiança maior para todo o time”, completou.
Na história, Brasil e França já se enfrentaram cinco vezes e os franceses levam vantagem mínima, venceram três confrontos e perderam dois. O último duelo aconteceu no ano 2000, com a vitória brasileira. A competição do ano que vem terá uma mudança de formato. Não há mais fase de grupos e o evento será todo em mata-mata até a definição dos campeões. Quem vencer vai jogar em setembro contra Croácia ou Eslováquia.
Leia mais:
Convocação certeira
Muito justo convocar os dois melhores, não entendi a convocação do Puccinelli
Os outros devem jogar challengers no saibro…provavelmente o Pucinelli não tem rankingo pra entrar direto…e acho que tem um jogo mais parecido com franceses pros outros treinarem contra…
Só vai fazer figuração, pra fazer figuração não precisa atrapalhar o calendário dos outros.
N entendi essa troca do Meligeni pelo Pucinelli(q além de melhor rankeado, servia como opção tanto pra simples quanto pra duplas) mas, certamente é uma questão menor, provavelmente nenhum dos dois entraria em quadra msm..
No mais, convocação correta, são as melhores opções disponíveis no momento msm..
Sim, Colega Rafaelov, você foi certeiro, melhores opções disponíveis, no momento. Pucinelli, vamos dar uma chance a ele, ao convocá-lo. Possivelmente não entrará em quadra. Go, Brasil na Davis, Go!
Só vai a passeio, pra ir a passeio não precisa chamar os top 200 e atrapalhar o calendário deles.
Em relação a troca do Meligeni pelo Pucinelli, deve ter sido o seguinte: ruim por ruim, vai um ruim diferente dessa vez. Kkkk
Brincadeira.
Deve ser contusão ou o foco em competição em saibro pelo Meligeni.
E o monteiro?
Monteiro vai jogar o challenger de Punta del Este na mesma semana, enquanto se prepara para os ATP no saibro na América do Sul
Perfeito, Mario Sérgio, perfeito! O Oncins deve ter pensado bastante, nesta convocação. Estou esperançoso de derrotamos os Franceses.
Rapaz, que vontade que eu tô de ver o João Fonseca ganhando do wild de novo viu, gostaria muito de ver esse duelo acontecer de novo, agora com os dois mais velhos e experientes
Fonseca e Wild podem ir longe na Davis. Agora a bomba mudou de lado e pode ir para as duplas pq os jogos de simples vai emparelhar. Fils tem melhor ranking que perricard. Se não tiver mimimi , Perricard vai ser titular junto Hugo Humbert. Se colocar o Fils acho que ele vai amarelar se pegar o João de novo no confronto. Que coisa boa esse brasilxfrança. Não poderia ter sido melhor esse sorteio. Jogos que vao incendiar e tensos pra assistir.
Pelo ranking a convocação deles seria Fils e Humbert pras simples msm mas, concordo q pelas condições de quadra escolhidas faria mais sentido escalarem o Perricard com o Humbert pra esses duelos(ainda mais com a “freguesia” do Fils com relação ao Fonseca q vc bem citou)..
um bom time se tiver ne um bom dia tem chance de supriender
Na época do Guga, muitas vezes ganhávamos os confrontos com o seu jogo de simples e de duplas, onde ele também participava. Com a ascensão do Fonseca, podemos entrar novamente num ciclo vitorioso da Davis. E, se surgir um novo nome forte (quem sabe o Guto Miguel), podemos até sonhar como título da Davis em algum momento.
Pronto, temos um time competitivo.
Agora… pra quê chamar Pucinelli? Não era mais jogo chamar o Sell, que é infinitamente melhor em quadra dura e já estará na Europa na semana anterior, disputando (salvo engano) Oeiras?
Seria um hit partner muito melhor para Fonseca e Wild. E, acho, ficaria feliz com a convocação.
Concordo.
Tb convocaria o Sell… Os demais foram a melhor opção.
Mas acredito que iria atrapalhar a programação do Sell, que busca baixar o máximo possível o seu ranking para poder jogar o qualy de Rolanga, e não pegar as maiores pedreiras.
Atrapalha a programação do cara que tá escalando o ranking pra ir lá de sparring.
É o melhor time em muitos anos. Bota anos nisso!
Achei super coerente… Finalmente uma convocação com critérios e não por “paixão”…
Convocou os que estão em melhores momentos e com mais afinidade na quadra rápida…
E não atrapalhou a arrancada na gira de saibro, para os que necessitam dela para buscar importantes pontos no ranking… Pontos esses que provavelmente determinaram o restante da temporada de Monteiro, Heide e Meligeni…
O Fonseca vai vencer os seus 2 jogos, e vai passar o restante da responsabilidade pro Wild, tendo que ganhar um jogo, ou a dupla.