Tarija (Bolívia) – A equipe masculina do Brasil conquistou o título do Sul-Americano de 14 anos, disputado nas quadrs de saibro de Tarija, na Bolívia. Na final deste sábado, os brasileiros venceram os dois jogos contra o Equador. O time também está classificado para o Mundial da categoria, que será em agosto na República Tcheca.
O mato-grossense Livas Damazio abriu o confronto vencendo Claudio Tenicela por 6/1 e 6/2. E na sequência, o paranaense Henrique Vialle definiu a disputa ao superar Fernando Gonzalez por duplo 6/3. O time do capitão Ivan Cressoni também contou com o paulista Thiago Santana.
Ao longo da semana, os brasileiros venceram 13 dos 14 jogos que disputaram. A equipe liderou o Grupo A, vencendo os confrontos contra Argentina, Colômbia, Venezuela e Bolívia, com 11 vitórias e apenas uma derrota. Damázio, que há duas semanas se classificou para o torneio de Wimbledon de 14 anos, venceu todos os oito jogos que disputou entre simples e duplas.
“Ganhar o Sul-Americano e classificar para o Mundial é sempre uma sensação incrível. Sabíamos que tínhamos chance de sermos campeões e que nosso time era bem homogêneo. Após a vitória no primeiro confronto contra a Argentina, que tinha um time bem forte, a confiança ficou maior ainda”, pontuou o técnico Ivan Cressoni. “Mas fomos construindo jogo a jogo, sempre com muita serenidade dentro e fora da quadra”.
Além de Brasil e Equador, a Argentina também se classificou para o Mundial com a vitória sobre o Peru por 2 a 0 na decisão do terceiro lugar.
Equipe feminina termina em sétimo lugar
Já sem chances de classificação para Mundial, a equipe feminina terminou na sétima posição após a vitória por 2 a 1 contra o Equador. Larissa Silenci derrotou Estefania Novoa por 6/2 e 6/0. Na sequência, Isabella Yepez bateu Nathalia Tourinho por 2/6, 6/2 e 10-7. Nas duplas, Larissa Silenci e Maria Eduarda Carbone venceram Raffaella Bernal e Isabella Yepez por duplo 6/2.
Durante a primeira fase, as brasileiras ficaram em quarto lugar no Grupo B, atrás de Paraguai, Argentina e Bolívia, vencendo apenas o Uruguai. O capitão Flávio Rosa acompanhou o time das meninas. Classificaram-se para o Mundial: Paraguai, Peru e Argentina.
Olho no Livas Damazio, principal expoente da geração 2010