O levantamento exclusivo de TenisBrasil sobre as quadras públicas ou de baixíssimo custo existentes no país, iniciado no ano 2000 e mantido de forma permanente, contabilizou pela primeira vez um número superior a 300. Isso foi possível graças a atualizações feitas na lista em estados como Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Para confeccionar a relação inédita, TenisBrasil fez extensa pesquisa e tem contado acima de tudo com a colaboração de seus leitores. Assim, localizou 350 quadras públicas de tênis em 115 cidades de 22 Estados do País.
Onde foi possível confirmar, a tabela indica também as condições do piso, a existência de iluminação e a disponibilidade de aulas gratuitas ou necessidade de agendamento prévio.
Clique aqui para acessar o levantamento exclusivo, separado por Estados e cidades
Para contribuir com observações e atualizações, use o email tenisbrasil@tenisbrasil.com.br.
Isso é muito bom, já é um começo, enquanto nos states são milhares e milhares de quadras públicas.
Porque aqui o corte de investimento público é aplaudido como se fosse o caminho do sucesso do país. Lá fora acham investimento público lindo, mas aqui defendem até a privatização da água. Aí não pode reclamar
Clr, clr, os pobres políticos BRs n fazem mais apenas por falta de recursos.. diz o colega vivendo no país q acabou de bater seu recorde histórico de arrecadação já sendo uma das nações q mais onera o contribuinte com impostos no mundo..
E os torneios ITF no Brasil são raríssimas.
A CBT deveria se dedicar em colocar mais jovens a transpor do Amador para o profissional. Com isso o tênis cresceria mais na mídia, em mais interesse do público, de investidores, de expansão em geral.
A CBT precisa fazer como a 12 anos atrás, realizar 34 ITF no Brasil, e tem condições para isso, precisa trabalhar com parceria, com as Federações e fazer contatos com clubes e Secretaria das Cidades já estruturadas com condições de sediar um torneio ITF.
Só de lembrar Que Cidades como Diadema, Atibaia, Osasco, São José dos Campos, Guarulhos, Santos, São Paulo, etc, só em SP, foram muitaos torneios que desapareceram do mapa, alguma coisa como retrocesso aconteceu.
Em Jundiaí temos mais quatro quadras de tênis no parque Mundo das Crianças.
Consegue dizer que tipo são as quadras e se tem iluminação? São totalmente gratuitas?
Rinópolis -Sp temos uma quadra de tenis pubica tambem
Obrigado, Adriano. Sabe dizer exatamente onde, o piso e se tem iluminação? Grato!
Em Poá – São Paulo, no Ginásio
2 quadras rápidas, gratuitos
Em Mogi das Cruzes – São Paulo, no Pq da Cidade
2 quadras rápidas, gratuitos, com agendamento.
Em Guaianases – São Paulo, pq rodeio.
1 quadra rápida gratuita
Obrigado, Márcio!
A cidade de Orlândia, interior do Estado de São Paulo, conta com 03 quadras públicas e não paz parte da lista apresentada na matéria.
Em Alagoinhas / Bahia, temos uma quadra pública de saibro. Porém, não está em boas condições de uso. Está um misto de Roland Garros com Wimbledon.
Poderiam fazer o mesmo levantamento pra saber onde tem aulas gratuitas pra adultos e crianças. Aqui em Brasília desconheço e o preço é caro pra 3 pessoas, por isso cada um faz um esporte diferente pois sai mais barato e são mais horas, apesar de que gostaríamos muito de aprender a jogar.
No levantamento, está indicado isso. Mas obviamente dependemos de informação dos locais, dos professores ou de quem usa o espaço.
Uma pena no Mato Grosso do Sul só ter na capital, queria que tivesse uma na minha cidade Dourados-MS
A ÚNICA quadra de QUISSAMÃ aqui no estado do Rio de Janeiro está uma VERGONHA ,olha que tem tenistas lá em, eu vi posso falar!!
300 quadras públicas no país inteiro? Assim fica dificil formar grandes jogadores. Morei em uma cidade de médio porte nos Edtados Unidos, onde quadras públicas em parques, escolas e universidade ultrapassavam o número de 200. Somente na Texas A&M University eram 38 quadras de tênis.
Mas aqui investimento público é demonizado, corte e privatizações são festejados por boa parte de gente que é prejudicada por eles. Já lá nos EUA e Europa, acham lindo quadra pública, ciclovia, corredor de ônibus, parques públicos…
Nem é demonizacao pelo investimento, o problema é que o estado é ineficiente e gastoso, pra não falar de desvios.
Uma quadra de 100k deve chegar fácil aos 500k nas mãos dessa gente. E num país onde a maioria é pobre, o próprio povo demoniza esse tipo de investimento, para um esporte considerado de elite. O presidente do Brasil já disse em uma entrevista para um menino a deaconsiderar jogar tenis. Então não dá para ter esperanças…
Essas quadras públicas em sua imensa maioria são demandas das prefeituras, ou seja, é muito mais fácil fiscalizar, agora nós como população fazemos? Outro ponto é que temos nessas prefeituras vários espectros ideológicos, nos campos liberais e progressistas, então nem a desculpa da polarização não cola.
Nessas quadras públicas há enorme demanda, há todas vertentes sociais, toda idade e ambos sexos então sim aqui se demoniza o investimento público em prol do privado.
Mogi das cruzes irá inaugurar mais duas públicas no próximo mês.
Em Getulina-SP tem 4 quadras de grama Bermuda no Bairro Aliança com acesso no KM 205 da BR 153, cuidada pelos moradores locais.
Ela é realmente pública, Thiago? Qualquer pessoa pode entrar e jogar? Obrigado!
Em Americana, SP, 5 quadras rápidas com iluminação, gratuitas.
Recém reformadas.
Sabe precisar a localização, Vinicius! Obrigado.
Alfenas (MG) inaugurou 3 quadras de saibro públicas em 2023.
Obrigado!
Tem uma em Manduri-SP, na praça do lago! Saibro! Está não está na lista.
Sabe informar o tipo de piso, Thiago?
Os números aqui, ainda são incipientes, porém está em Ascenção… E isto é que conta!
Como posso exigir de forma legal a construção de uma quadra na minha cidade?
Acho que não há como exigir, Rogério, mas talvez uma petição com muitas assinaturas, mostrando que o número de adeptos seja propício para uma quadra pública. A meu ver, toda cidade com um centro esportivo da prefeitura poderia muito bem ter ao menos uma quadra de tênis. Qual sua cidade, aliás?