Miami (EUA) – Como já era esperado desde a última semana, Beatriz Haddad Maia ganhou uma posição no ranking da WTA divulgado nesta segunda-feira. Embora tenha somado pontos na primeira semana do ano na United Cup, a número 1 do Brasil foi beneficiada pela queda da letã Jelena Ostapenko e assumiu o 16º lugar.
Na semana passada, Ostapenko tinha 180 pontos a defender em Brisbane, mas perdeu na estreia. A letã acabou caindo duas posições. Além de Bia, a jovem russa de 17 anos Mirra Andreeva também subiu no ranking e assumiu a melhor marca da carreira, na 15ª posição.
O avanço no ranking vem em boa hora para a brasileira, já que o ranking divulgado nesta segunda-feira é o que define a ordem das cabeças de chave do Australian Open. E as 16 melhores evitam confrontos com o top 8 nas três primeiras rodadas. Além disso, como a tcheca Barbora Krejcikova, número 10 do mundo, se retirou da competição por lesão nas costas, Bia será a cabeça 15 em Melbourne.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Entre as demais brasileiras no ranking, Laura Pigossi caiu cinco posições e agora é a 165ª colocada, Carol Melgeni se manteve no top 300, ocupando o 299º lugar. Atrás delas, aparecem Gabriela Cé no 455º lugar, Luiza Fullana na 534ª posição, Thaísa Pedretti é a número 568, enquanto e Ana Candiotto ocupa a 585ª colocação. Ao todo, 21 brasileiras aparecem com pontuação no ranking profissional da WTA.
Três brasileiras no top 100 de duplas
No ranking de duplas, a melhor brasileira é Luísa Stefani, que ainda não atuou na temporada, porque se recupera de lesão no joelho. A atual 28ª do ranking aguarda por uma desistência para entrar no WTA 500 de Adelaide ao lado da norte-americana Peyton Stearns. Se não conseguir, vai direto para o Australian Open. Bia Haddad Maia é a número 2 do Brasil nas duplas, ocupando o 55º lugar. Já Ingrid Martins está a 83ª posição, ultrapassando uma jogadora em relação à semana anterior. Ainda no top 200, Laura Pigossi é 141ª do ranking de duplas.
Acredito que ainda este ano a Thaísa Pedretti será a número 2 do Brasil, isso se não repetir o histórico de lesões
Thaísa joga fazendo as caretas mais doloridas de todo circuito mundial… Laura continua com sorte…
100 comentarios, 100 motivacao, 100 alegria, somente 1 tenista jogou e sobrou… Bia esta + para ganhar no WTA 1.000 uns 2 ou 3 jogos so… E partir p/ WTA 500, 250 e ITF fazer o PE de meia e contabilizar no fim do ano… no ranking variavel entre 15 a 30 c/ certeza…tem tenista bem melhores entre as 15 e atras tbm … Ela ja fez o pe de meia mm e somando a desmotivacao clara, diferente qdo precisava , …Bem q/ avisei meu amigo de trampo não financiar as passagens q/ tanto torceu, bandeiras etc… ta pagando ate hj e refinanciou kkkkkkk…. peco desculpas tbm pelas escritas , pq a minha atualização do IOS 18.2.1 IPHONE não esta adptando…