Bia não se acha, Nadal tenta resistir

Muito instável em quadra e sem aproveitar os momentos positivos, Beatriz Haddad Maia vive o pior início de temporada desde 2016. Na luta por vaga nas quartas de final no har-tru de Charleston, chegou a abrir 4/2 sobre a top 20 Veronika Kudermetova mas, ao invés de vermos sua confiança crescer, a atuação decaiu. Dos 13 games seguintes disputados, só ganhou dois. E alguns momentos foram realmente ruins.

Desde janeiro até agora, a canhota de 28 anos ganhou 9 de seus 19 jogos, portanto um saldo negativo que não via nos últimos sete anos. É um contraste relevante diante dos 11 em 18 do mesmíssimo período da última temporada, dos 12 em 20 de 2022 e dos 25 em 30 de 2021, quando ainda brigava no nível ITF 25. Lá em 2019, foram 16 vitórias e 8 derrotas até o começo de abril, com 8 em 16 de 2018 e 7 em 10 de 2017.

A frieza dos números não mostra o quanto Bia está presa em quadra. O har-tru é um ‘saibro’ pouco mais veloz, mas ela raramente forçou o saque. Ao contrário, o segundo serviço estava bem curto e tenso, com direito a duplas faltas em momentos bem inoportunos. Tentou é verdade usar um pouco mais de topspin nas trocas, sem abusar do ataque, porém a profundidade não parecia suficiente para impedir Kudermetova de forçar paralelas.

Poucas vezes vi Bia cumprimentar a adversária e sair da quadra tão rapidamente. A vitória da véspera contra Caroline Dolehide teve seus sustos, porém foi bem mais satisfatória. Como não tem dado entrevistas, dificilmente saberemos como ela explica o que aconteceu depois do 4/2. Quem sabe, o fato de ter saído depois de 1h da manhã e voltado 18h depois seja um atenuante.

Vem aí o duelo contra a Alemanha da BJK Cup, onde Bia é tão fundamental, e aí ficaremos na expectativa. Se cumprir seu papel, poderá sair muito fortalecida para o saibro europeu. Caso continue tão amarrada e vacilante, a vinda ao ginásio do Ibirapuera corre o risco de virar um desastre. Como costumava dizer minha avó, oremos.

O tempo fica curto para Nadal
Nem mesmo a chegada do saibro europeu conseguiu recolocar Rafael Nadal em condições de competir. Como já se especulava nos bastidores, diante de treinos em que mal conseguia sacar, o canhoto espanhol anunciou mais uma desistência, desta vez para Monte Carlo, onde reinou por 11 anos.

Depois da dura frase “não posso me enganar” lá de Indian Wells, Rafa agora fala que “meu corpo não deixa”. Ou ainda que tem de “aceitar a situação”. Ninguém imagina que ele desista de treinar, agora mirando Barcelona, no entanto é inegável que o tempo está ficando escasso para ele ter uma preparação minimamente decente para Roland Garros.

Como havia dito em 2023, esta tinha tudo para ser sua temporada de despedida do circuito e isso ficou claro em outra passagem de sua declaração de hoje, onde diz que havia “ilusão de poder disputar os torneios que foram importantes para mim”. Claro que, se não estiver em Roland Garros, ainda restará chance de voltar a Paris para os Jogos Olímpicos, talvez sob o lema máximo de Coubertin de que o importante é competir.

129 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andrade
Andrade
8 meses atrás

Pior início em 7 anos é relativo, porque agora ela disputa torneios maiores sempre, as adversárias são mais difíceis. Há 7 anos, o nível das adversárias era mais fraco. Feito esse parênteses, concordo que Bia está “presa” em quadra, tensa. Porém, não podemos esquecer que ela ainda é Top 15, se permanecer no Top 20 até o final do ano, eu consideraria um bom resultado pra brasileira.

Paulo A.
Paulo A.
8 meses atrás
Responder para  Andrade

Já me passa pela cabeça, como um pesadelo evidentemente, que possa acontecer à Bia o mesmo que houve com a Teliana que, quando atingiu o seu auge, chegando a 43 do ranking, travou, perdeu a confiança e nunca mais foi a mesma. Encerrou a carreira de forma melancólica, disputando futures de 5a categoria e com um jogo pavoroso, nem sombra do que ela já tinha jogado…Deus nos livre!

Edison
Edison
8 meses atrás
Responder para  Andrade

Sim. Se ficar no top 50 até o fim da carreira, algo muito grande, estará sempre nos maiores palcos do tênis e ganhando muito dinheiro, tá ótimo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Andrade

O nível era mais fraco e proporcional ao de hoje.
Os jogos que ela vem perdendo, não são compatíveis com o nível mais alto.

Fernando
Fernando
8 meses atrás

Difícil não acreditar que a Bia está com alguma lesão que limita o seu jogo, principalmente o seu serviço.

Sidney Rodrigues
Sidney Rodrigues
8 meses atrás

1 set abaixo, 1 X 5 no segundo, 30 X 40, match point contra, segundo serviço. Bia Olha pro técnico e, pela leitura labial , pergunta: de que lado eu saco?
Nunca vi tanta insegurança…
Pior, em momentos da partida parecia que ela estava tendo um ataque de pânico.
Sabe aquela pesquisa que você fez?
Acho que tem que trocar tudo!

João
João
8 meses atrás

Deveria ter se aposentado no auge, em 2022 quando venceu inesperadamente o Australian Open e o French Open, na sequência. Era óbvio que já estava em idade avançada e que não repetiria o sucesso. Não aprenderam a lição de Pistol Pete, acham que são eternos.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  João

É fácil falar depois do ocorrido. Ninguém queria largar o osso enquanto os concorrentes estivessem na ativa e Federer levou até pneu na Centre Court por isso. Nadal disputou Wimbledon (parou na semifinal) e USO sem a presença do Djoko para tentar ampliar ainda mais o recorde de Slams.

Parece que só o sérvio terá a oportunidade de sair quando quiser com todos os recordes no bolso, mas por enquanto ainda não acabou a disputa; só termina quando o espanhol se retirar oficialmente.

João
João
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Que contexto você tem para dizer que eu falo “só depois do ocorrido”?
E o que é facil mesmo é ficar repetindo só coisas óbvias.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  João

O contexto já está no meu comentário. Leia novamente.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  João

Você dizer que ele deveria ter se aposentado em 2022 é o contexto. Não, ele não deveria, pois ainda acreditava que pudesse ganhar mais Slams e seu maior rival ainda estava na ativa. Já disse no meu primeiro comentário.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  João

Analogamente, será fácil para um sabichão falar no futuro que o Djokovic deveria ter se aposentado agora, ainda número 1 do mundo, caso ele não vença mais nenhum Slam e acumule mais derrotas para a molecada.

AKC
AKC
8 meses atrás
Responder para  João

Pete Sampras se aposentou ali porque achou que seu record nunca seria quebrado e seria o Goat. Deve ter se arrependido quando viu o que o Big3 faria….

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  AKC

Pete Sampras ficou ANO e MEIO sem vencer um único ATP apanhando de coça da tal ” “entressafra ” com direito a duas FINAIS de USOPEN perdidas em Sets diretos 2000 e 2001 ( Safin e Hewitt ) . Deu tempo pra cair pra TOP 17 e pro jovem de 19 anos quando tentava o Octa em WIMBLEDON 2001 ( Roger Federer) . Em 2002 caiu no primeira rodada de WIMBLEDON para outro desconhecido Suíço ( George Basti ) . Resolveu dar um exprint FiNAL, levou o USOPEN 2002 , e largou ainda aos 31 . Com o reforço de Federer a turma ficou encardida. Perdeu as últimas 4 para Hewitt com direito a apenas um Set tirado. Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

De novo com h2h seletivo contra o oráculo Sampras, que sabe tudo do esporte?

Djokovic 10×2 Federer em Slams de 2010 a 2020.

A conferir, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Leia de novo divertido Piloto , pois este histórico tu não conhecias . Mesmo assim com um comentário simplório como este , acredito que receberás vários “ joinhas “ dos teus seguidores. A conferir. Rsrsrs, Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Conhecia sim e terminou com equilíbrio de 5×4 pro australiano, mas é fácil manipular que este venceu as 4 últimas, assim como é fácil manipular que o Nadal perdeu 6 das últimas 7 pro Federer. Um desavisado lendo seu comentário pode até pensar que o espanhol é megafreguês do Terceirão.

Hewitt pegou o americano na descendente, mas isso não impede que o ex-atleta e analista esportivo Sampras corrobore a facilidade que o suíço teve no circuito antes de Nadal e Djokovic.

A conferir, rsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Somente o “ Nobre “ pode achar que é fácil defender pontos no Ranking, com Rafael Nadal como N 2 desde 2005 ( 12 Títulos somente neste ano ) e com Novak N 3 e Murray N 4 desde 2007. Vamos combinar que tentar desmerecer o Craque Suíço nunca colou , exceto pra desavisados que não entendem o que significa as ÚLTIMAS QUATRO PARTIDAS ….Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Número 2 que não conseguiu nem final de Masters 1000 no hard em 2006 e não passava de quartas nos Slams até janeiro de 2008, kkkkk.

Sampras decadente que deu sorte no USO 2002 de não pegar seus carrascos recentes. Não ganhava nem par ou ímpar desde Wimbledon 2000.

Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

N 2 que em 2005 levou MASTERS 1000 de Montréal e Madri ( duras ) . Tu é que deverias explicar tanta dificuldade do Touro na ” entressafra” que somente existiu no teu Circuito Paralelo. Djokovic e Murray sentadinhos no banquinho de N 3 e N4 de 2007 a 2011 sem ameaçar Nadal rs .Sampras deu sorte numa campanha batendo Tops ? . Suas colocações chegam a ser infantis…Deves ser um ídolo mesmo recebendo ” joinhas” num comentário cheio de inverdades… Rsrsrs, Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu falo A e você responde B. Não conseguiu refutar o ocorrido em 2006 e até 2008 em Slams no duro. Em 2007, também só ganhou Indian Wells e até fez final de Paris, mas tomou pneu do Nalbandian, kkkk. Não tinha a menor condição de ameaçar o número 1 do Federer.

Abs!

Paulo Mala
Paulo Mala
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

2010 a 2020 era o auge do Djokovic e últimos suspiros da grandiosa carreira do suíço. O natural é o mais novo vencer contra o tenista trintão… no Auge do Federer, ele fez 4×1 no Djokovic nos slams.
O H2H entre eles é até quase igual. O djokovic por ser mais novo e jogado muito mais com o Federer velho que o novo, deveria ter aberto uma dianteira grande

Última edição 8 meses atrás by Paulo Mala
Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Paulo Mala

Nossa, esses piadistas terceiretes fogem tanto da realidade que eu caio na gargalhada.

Quer dizer então que o Federer ficou 11 anos na UTI dando os últimos suspiros a partir dos 28 anos? KKKKKKKK

Não, meu caro, foi o Djokovic que subiu de nível em 2011 e começou a passar o trator no circuito inteiro, fazendo do suíço um freguês contumaz (21×10 desde então). No geral, ficou 13×6 em finais e 13×11 em semifinais, que são os momentos que realmente importam. O h2h próximo é enganoso devido aos jogos de Davis, R64 de MC, R16 de AO e quartas de Dubai que o Federer ganhou de um Djoko ainda criança, fora 2 RR do Finals que não valeram de nada.

Ainda sobre a péssima desculpa esfarrapada de idade, o GOAT inconteste com 36,5 anos destruiu Sinner e Alcaraz, que poderiam ser seus filhos, há 4 meses. A diferença de 5 anos e 9 meses é desprezível.

Abs!

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sinner? Acho que perdeu 5 dos 6 ultimos jogos

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás

Achou errado. O h2h está 4×3 pro GOAT, com 3×3 nos últimos 6 jogos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Paulo Mala

Djokovic é mais novo e nada vai alterar isso.
Mas Federer, ganhou muito de jogadores mais novos que ele, exceto de Djokovic.
Tem motivo para isso.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Ele pra começar levou WIMBLEDON 2012 pra cima de quem ? . Leia mais acima e corte outra groselha inconformado L.F. 2 rsrs. Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nem devia, mas vou te ajudar: não disse que Federer não ganhou de Djokovic, disse que Djokovic ganhou MAIS que Federer, em seus confrontos diretos.
Estou começando a desconfiar que você se finge de “abscent minded”, porque não é possível…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Mala

O comentário do SR Paulo Almeida está novamente equivocado, caro Maia . Como 10 x 2 se em 2012 Federer bateu Djokovic e Murray em sequência pra levar WIMBLEDON 2012 ? . Ele fica nervoso e manda o famoso se colar , colou … rs. Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

10: USO 2010, AO 2011, USO 2011, RG 2012, WB 2014, WB 2015, USO 2015, AO 2016, WB 2019, AO 2020.

2: RG 2011 e WB 2012.

Colou, rsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Caro que não colou . Roger Federer : AOPEN 2010 , WIMBLEDON 2012 , AOPEN 2017 , WIMBLEDON 2017 , AOPEN 2018 . É o que importa. Não adianta ficar nervoso.Rsrsrs, Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Estamos falando só de Djoko X Federer. Vou fingir que não li.

Rsrs, abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  AKC

Pete Sampras não tinha nenhuma condição física mais de conquistar GS.
Perdeu duas para dois garotos, antes de vencer a última, de um cara um ano mais velho e que também já estava no limite.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O que mais impressiona é a tua desinformação. Sampras desafiou a mídia antes do Torneio e mandou : “ vocês tem mesmo certeza que não posso vencer aqui ??? “ . Entre em USOPEN 2002 DRAWS ( sem preguiça rs ) e veja a relação dos oponentes antes da FINAL . Bateu na sequência o N 3 Tommy Haas e Andy Roddick em Sets diretos ( estava com h2h negativo contra o garoto ) . O citado “ velho “ oponente da grande Final ( André Agassi ) , ainda venceu o AOPEN 2003 e retomou o N 1 do Mundo. Na boa , L.F 2 . Até hoje não sei como não pesquisas primeiro antes das costumeiras groselhas. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Groselhas uma ova!
Você adora dar sapatada até em quem diz o mesmo que você, só para ficar como superior.
Sampras perdeu o US Open para Safin em 2000 e para Hewitt em 2001, ambos com 20 anos e foi ganhar de Agassi em 2002.
Passou um ano sem fazer nada e reapareceu no mesmo US Open de 2003 apenas para dar tchau aos seu fãs.
O que tem aqui que não é real?
Se você tentasse entender o contexto e não tentar desmerecer o outro, veria que meu comentário foi para o AKC que escreveu, dizendo que Sampras se aposentou porque achava que 14 GS era um record imbatível.
Mas é pedir muito para você, sei disso.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Afirmas que Sampras venceu apenas porque pegou um cara já “ Velho “ e não sustentas. Leia as groselhas que postas na íntegra e a contestação com um mínimo de atenção. Ao bater o N 3 Haas e Andy Roddick ( Sets diretos) mostrou que tinha pernas pra enfrentar de igual seu maior rival. Depois daquela FINAL , Agassi ( levou o AOPEN na sequência) somente não ganhou mais SLAM e ATP FINALS pois encontrou com Federer nas decisões principalmente do USOPEN em 2005 . Aí postas groselhas que o cara estava nas últimas em …. 2002 . Errou tanto pra Pete quanto pra André. Nem sabes que o Norte-americano ainda tentou voltar jogando Sidney 2003 mas caindo pra Todd Martin , largou de vez . Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Por que será que ele caiu para o vovô Todd Martin, num 250, na Austrália?
Beleza, nem precisa responder.
Sampras parou porque, como sugeriu o AKC, achava que 14 GS seriam insuperáveis. E o que Agassi fez ou deixou de fazer, não tem nada a ver com a questão Pete Sampras, que é o tema.
Parabéns Mr. Know-it-all!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Sampras parou pois estava apanhando demais pra ” entressafra” e ainda surgiu Roger Federer. Simples assim. Agassi prosseguiu e além do AOPEN se tornou o mais velho N 1 até então aos 33 anos. Ficas nervoso e não acertas absolutamente nada …Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

OK, palavra final sua.
Mesmo que seja exatamente como a primeira, que foi minha.
Parei.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Quem fez a enorme besteira de citar André Agassi foi tu mesmo o chamando de ” velho” ainda em 2002. Tua incapacidade de reler até mesmo o que postas é impressionante. Abs!

Ronildo
Ronildo
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

É sério isso Luiz Fabriciano?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Ronildo

Ao que referes, prezado Ronildo?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Correção : Apaga Sidney 2003 contra Todd Martin . Na verdade foi Adelaide 2002 . Pete realmente depois do USOPEN 2002 mandou : “ Close the Book “ . Sorry ! . Abs!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
8 meses atrás
Responder para  João

Ahhh. Venceu o AO? O French open é Roland Garrot? E venceu tb… em 2022? Em que planeta vc vive? Deve ser outra Bia … hj 28 anos supe avançada a idade??? Em 2022 teria 26…. eh deve ser outra Bia. A Beatriz Haddad Maia, está bem no top 13 com Master 1000 ganhos, Master 500 ganho e o Elite. Está passando por um mal momento técnico e mental, é fato. Mas não invente pra denegrir imagem.

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
8 meses atrás
Responder para  João

João, vou pedir desculpas pelo escrito anterior, porque olhando direito, acho vc quis dizer do Nadal , e achei que fosse da Bia. Nem reparei direito que a reportagem falava dos dois. Errei

Fernando
Fernando
8 meses atrás

Dancim, você não acha que a Bia pode estar com alguma lesão? Talvez lombar que dificulta principalmente o movimento do serviço e potência dos golpes? Talvez ainda a lesão que ela teve no ano passado em Wimbledon.
Abraço

Luciano
Luciano
8 meses atrás

Que triste para o Nadal. Até pouco tempo eu acreditava que ele poderia chegar bem em Paris, e com chance de ganhar mais um Slam. Mas parece que a situação está cada vez mais dramática! Que ele possa conseguir e se despedir do circuito – seja em que hora for – com mais um título!

Edison
Edison
8 meses atrás
Responder para  Luciano

Roland Garros,…fazer jogos de 5 sets,…nem os jovens merecem,…imagina um quarentão.

Tom França
Tom França
8 meses atrás

Beatriz Maia já chegou no limite dela faz tempo! Todos têm um limite.

Andre Borges
Andre Borges
8 meses atrás

Dalcim vc acredita que o Nadal fará esse ano em RG seu último jogo profissional? Seja na condição que for? Ou vc acha que se ele não tiver condições razoáveis de jogar RG ele vai tentar mais um ano de preparação pra tentar jogar em 2025 o último RG com boas condições? Se ele decidir jogar em 2024 tenho certeza absoluta que RG daria a ele um WC e a quadra central pra jogar até de cadeira de rodas se fosse o caso.

André Borges
André Borges
8 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ahhh entendi, poxa que curioso, eu se fosse ele entraria de qq jeito, até pra perder de qq um na primeira rodada. Faria uma celebração, uma despedida, receberia as homenagens, etc como o Agassi fez, ainda que fosse na primeira rodada mesmo. Mas faz sentido isso que voce disse, muitos grandes campeões preferiram se aposentar fora das quadras.

Paulo Mala
Paulo Mala
8 meses atrás
Responder para  André Borges

Tem toda a imagem dele. Despedir apanhando em uma primeira rodada seria deprimente para o que ele construiu ao longo dos anos

Andre Borges
Andre Borges
8 meses atrás
Responder para  Paulo Mala

Nossa, Nadal perder na primeira rodada não mancharia em nada a imagem dele, absolutamente nada. Pelo contrário seria uma grande festa e uma chuva de homenagens, quem ganhou o jogo seria um mero detalhe.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  André Borges

Guga se aposentou perdendo numa primeira rodada em RG, para um francês.
Lógico que Nadal é bem maior, mas, Guga, por ter sido tri lá, ao perder, recebeu todas as honras, ainda em quadra, recebendo um troféu especial para ele, com um perfil demonstrando as camadas do piso das quadras, ofuscando completamente o francês (P. H. Mathieu) que ganhou o jogo. Ao final, nem foi tão melancólica e desastrosa assim sua derrota de despedida.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Boa , finalmente !!! . Federer tentou de tudo e à ideia de reunir TODOS os principais oponentes na Laver Cup, saiu melhor que a encomenda. Virou um evento inesquecível. Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Finalmente só porque tu queres.
De qualquer forma, obrigado.
E para completar, não precisei pesquisar sobre esse fato, uma vez que assisti ao vivo, pela TV, é lógico.

Refaelov
Refaelov
8 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Infelizmente é oq está me parecendo tbm Dalcin, tal ql o Federer, Nadal caminha para se despedir sem uma Last Dance. Uma lástima ao meu ver.

Última edição 8 meses atrás by Refaelov
Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira
8 meses atrás

Difícil comparar temporadas em que jogava ITF com temporada em que só joga os maiores torneios. Masss, algo acontece. Contra uma Kudermetova que não estava jogando nada, foram vários lapsos mentais, como ter batido um drive volley na rede sendo que a bola da adversária ia claramente fora, que foram colocando a Bia em um buraco cada vez mais fundo. O saque também está uma calamidade, telegrafado e a 100 km/hora, então foi show de winner de devolução da russa. Bia tá em #31 no ranking UTR, o que parece ser mais fidedigno que o ranking da WTA, e a defesa da semi de RG está cada vez mais próxima…

André Barcellos
André Barcellos
8 meses atrás

Estou desanimado com a Bia. Pensei que ela deslancharia ainda mais neste ano. Realmente não dá pra entender a questão do saque, a não ser que haja dor. Estou pensando até em cancelar minha assinatura do star+…

Paulo A.
Paulo A.
8 meses atrás
Responder para  André Barcellos

Eu, ontem, no início do 2o set, já prevendo a derrota iminente e irritado com o baixo nível do jogo da Bia, nem consegui assistir mais à partida. E olha que sou muito fã da Bia…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo A.

Imagina o que farias em 98 com o ano horroroso de GUGA , depois de um 1997 de sonhos… Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Naquele ano, Guga era um garotinho ainda.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Tinha a mesma idade de JANNIK SINNER. Que tal falar “ feto “ como o teu mestre SR Paulo Almeida rs . Em 2005 com outra leva de maus resultados, dispensou Larry Passos por ano e meio . Retornou em 2006 e foi até aposentadoria em 2008 ( apenas 32 anos ) . Larry já foi treinador de Bia quando a própria tinha 18 e levou RG Juvenil em duplas . Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Viu?
Eu disse que Guga era um garotinho, comparando ele com a idade atual de Bia Maia e tu nem precisava dizer nada, mas tem que vir com ladainha para dizer a mesma coisa. Sinner por acaso não é um garotinho?
“Somente” 15 anos mais novo que o #1 do mundo.
Ademais, jamais chamei alguém aqui de feto.

levI sIlvA
levI sIlvA
8 meses atrás

Dalcim, fala-se tanto da Bia…mas afinal, o que aconteceu com Ons Jabeur, que não consegue mais engrenar e tem perdido pra quase todo mundo, afinal?

Paulo H
Paulo H
8 meses atrás

Um treinador de saque para a Bia, urgente (aquele que consertou o saque da Sabalenka seria o ideal)! Quanto ao Nadal, segue a despedida do maior jogador de saibro de todos os tempos, com o spin de maior giro da história.

Jader
Jader
8 meses atrás

Acho que o técnico da Bia já elevou ela até onde podia….tá na hora de pensar em outra coisa ..como se diz no tênis ….se está perdendo o jogo ……MUDE

Walter
Walter
8 meses atrás

Sem desmerecer tudo o que ela já conquistou, seu jogo hj não ‘machuca’ ninguém.
Só bate bola no meio da quadra, fica esperando o erro da adversária, não toma a iniciativa do ponto, tem medo de errar, saque muito fraco comparado com o seu ranking.
Infelizmente, se continuar assim, não vai sustentar esse ranking.
Emocional muito inconstante, muito dependente do técnico durante o jogo, parece não saber o que fazer na quadra, parece que entra sem qualquer plano de jogo, só passar a bola para o outro lado.

Luiz Otavio
Luiz Otavio
8 meses atrás
Responder para  Walter

Exatamente, parece que não melhorou nada. O resto piorou muito, em especial o saque. Tem que mudar ou adicionar alguem diferente ao comando tecnico.

Walter
Walter
8 meses atrás
Responder para  Luiz Otavio

Ela e seu técnico deveriam assistir os jogos dela quando estava no auge e mostrar pra ela que deve jogar daquele jeito

Vinícius
Vinícius
8 meses atrás

Dalcim desculpa fugir do tema do post, mas eu queria saber de vc, se é exagero dizer que estamos com a melhor geração de promissores na história do tênis brasileiro?
Eu digo em questão de quantidade, pq temos a Nana, uma garota que parece ser espetacular, tem a Victória barros, obviamente que as 2 ainda vão demorar um tempo para maturar e ver sucesso no profissional, e no masculino tem o Wild que está subindo e para min tem potencial de top 20, e Fonseca que é um legítimo futuro número 1 pelo talento que tem, e assim meu comentário não é sobre prever oq vai acontecer, a gente sabe que o esporte é muito dinâmico, porém é muito animador pensar que talvez daqui 5-7 anos podemos ter uma geração forte no tênis feminino e masculino ao mesmo tempo, e dessa vez brigando por títulos grandes, coisa que a gente não teve desde Guga e era só o Guga, aqui podemos ter um no masculino, e outro no feminino ao mesmo tempo.
Eu não acompanho tênis tanto tempo quanto você, acompanho só a 15 anos, então é animador saber que talvez daqui 5-6 anos a gente pode ser o que foi o Canadá anos atrás com que eles fizeram, que foi um sucesso pq eles ganharam uma Davis e slam.
Enfim queria saber se vc tem essa sensação tbm de termos a melhor geração da história em termos de perspectiva de futuro?
E assim eu não tô falando que eles vão ser maiores que a Maria ou Guga, e sim em termos de quantidade pq eu acredito que quanto mais deles aparecer, mais crianças no futuro vão querer jogar e mais o esporte vai crescer, é ótimo ver a Bia tendo sucesso mas infelizmente ela é a única, precisamos de mais.

Antonio Carlos Pereira da Cunha
Antonio Carlos Pereira da Cunha
8 meses atrás

Fará um ano que percebo que o saque de Bia, que era muito bom, parou de agredir as adversárias, com isso a prerrogativa de ataque se perde, e passa a ser atacada, isso tem acontecido habitualmente, seu forehand que era tão agressivo, passou a ficar curto proporcionando o ataque como se viu contra Jasmine duas vzs e Boulter tb duas vezes, não sabemos se o problema é físico ou mental, torço para que ela volte a ter sua confiança de volta.

Refaelov
Refaelov
8 meses atrás

Boa tarde Dalcin. Uma pena essa postura da Bia de n dar entrevistas no momento, eu realmente tinha expectativas q, durante esse confronto contra a Alemanha no Ibirapuera o Tênis Brasil tivesse oportunidade de questionar a nossa n°1 sobre a percepção dela doq n vem funcionando tecnicamente em quadra e noq a mesma está trabalhando/cogitando mudar para reverter esse momento. Abraço!

Andre Eduardo
Andre Eduardo
8 meses atrás

Sempre fui adepto da máxima “nunca duvide de Rafael Nadal”. No entanto, mediante o que temos visto e ouvido, para minha tristeza e de muitos, acredito que estamos diante do ocaso de sua carreira.

Dalcim, você ainda apostaria num retorno ao menos “protocolar”, ou entende que Nadal deve se aposentar sem disputar torneios?

Julio Cesar
Julio Cesar
8 meses atrás

quais os problemas do Nadal além do conhecido pé e da cirurgia do psoas?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Julio Cesar

Ele teve outros tipos de contusão, mas menos graves e que ele conseguiu contorná-las.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 meses atrás

“UMA TENISTA QUE DERROTA a número 1 do mundo, chega na semifinal de um slam e permanece por tanto tempo entre as 15 ou 20 primeiras é obviamente uma boa tenista”. E uma tenista que é derrotada por adversárias como Maria Timofeeva, Katie Boulter e Taylor Townsend, dentre outras que não há necessidade de eu citar? Esta última, aliás, forma dupla com uma certa tenista brasileira, e mais: “semifinal de slam” quantas vezes mesmo, aos 28 anos? Quanto ao ranking da WTA, ainda que eu não desmereça sua importância, também não posso declinar da ideia de que a tal lista nunca foi o principal parâmetro, no que concerne à capacidade das tenistas…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 meses atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Valmir, tenho certeza que você, assim como eu, torce para que Bia esquente lugar no top 5 do ranking, ganhando jogos em finais, sejam de 500, 1000 ou superior, para que possamos escrever comentários elogiosos à ela.
Mas eu também acho que não acontecerá.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

LUIZ FABRICIANO, até que enfim alguém nesta confraria me aparece com lucidez a respeito do nível fraco do jogo de Beatriz. Parabéns por seu discernimento…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

A Bia tem servido de inspiração para muitos juvenis. O próprio João Fonseca já disse que a admira. Então só isso já é um grande feito. Incentiva muitos a pegarem numa raquete pela primeira vez.
Quanto a ranking, semi de Slam, vitórias sobre Top 5, títulos de WTA 250 na grama, permanência entre as 15 primeiras… não vou perder meu tempo tentando mudar sua cabeça. Se você acha que esse conjunto de coisas não faz dela uma boa tenista, é um direito seu e devo respeitar.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

MAURÍCIO LUÍS, que tal se a gente falasse sobre jogo de tênis, tendo Beatriz como referência? E mais: você afirmar que não vai perder seu tempo tentando mudar minha opinião é de uma tolice sem tamanho, já que minha opinião é sobre o ruim que a mesma Be atriz tem praticado há um tempo considerável, ou seja, eu estou vendo o ocorrido e você está fazendo questão de não enxergar o que sua alienação patrioteira não permite que o faça. Eu não tenho opinião fixa a respeito do jogo de Beatriz, eu tenho opinião sobre o que ela tem jogado, ou sobre o que ela não tem jogado. Fala sério, MAU, você torce para que Beatriz se configure como grande raqueteira, ganhando títulos, ou para que ela sirva de “inspiração para muitos juvenis”? Sim, porque citou Be atriz como exemplo para juvenis como se isto fosse o fator principal da carreira dela…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Pra mim, servir de exemplo pros + jovens é tão ou + importante do que olhar só números.
A Bia está em má fase, qualquer leigo vê isso. Uns acham que ela chegou no limite. Outros acham que ela ainda pode se reinventar. Só o tempo vai dizer quem tem razão.
Se você prefere focar nesses resultados recentes, eu prefiro ver a coisa sob outro prisma. Principalmente a questão do incentivo aos novos talentos.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

MAURÍCIO LUÍS, como você é cabeça dura. Meu parecer sobre Beatriz jogar bola, e não a respeito de números, ok? E mais: Beatriz não está apenas “em má fase” coisa nenhuma, o jogo dela não é muito mais elevado que o que tem apresentado, é isso…

Última edição 8 meses atrás by Valmir da Silva Batista
Refaelov
Refaelov
8 meses atrás

Essa semana de 3 ATPs 250 no saibro, devia ser melhor aproveitada pelos BRs.. temos 1 SF Sudaca em cada um dos 3 torneios desse ano, vários BRs teriam ranking pra jogar ao menos o Qualy desses torneios(podiam jogar e, na sequência disputar alguns CHL menores na Europa/EUA), na minha visão falta um pouco de coragem e ambição aos nossos tenistas..

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Refaelov

A Bia tem servido de inspiração para muitos juvenis. O próprio João Fonseca já disse que a admira. Então só isso já é um grande feito. Incentiva muitos a pegarem numa raquete pela primeira vez.
Quanto a ranking, semi de Slam, vitórias sobre Top 5, títulos de WTA 250 na grama, permanência entre as 15 primeiras… não vou perder meu tempo tentando mudar sua cabeça. Se você acha que esse conjunto de coisas não faz dela uma boa tenista, é um direito seu e devo respeitar.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

Erro de pontaria. Esta resposta é pro Valmir. Desculpe.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Refaelov

Rafaelov, não consegui cancelar o comentário. Desculpe. Era direcionado ao Valmir.

Sandra
Sandra
8 meses atrás

Dalcim não estamos com uma boa safra de juvenis ? Vc já viu o Nicolas olive ? O Que achou ? Toda hora vejo juvenis brasileiros de 14 anos sendo elogiados

Belarmino Jr
Belarmino Jr
8 meses atrás

Aconteça o que acontecer Rafa será lembrado como o segundo maior da história apenas atrás do GOAT Federer.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 meses atrás
Responder para  Belarmino Jr

24 > 22 > 20 kkk

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Belarmino Jr

É Roger GOATerer, Marquinhos.

Ernani Chaves
Ernani Chaves
8 meses atrás

Não sei se Bia precisa necessariamente trocar de técnico. Mas, certamente, precisa de um apoio psicológico de “verdade”, ou seja, algo que vá além de palavras motivacionais, muito comuns hoje em dia. A impressão que dá é que há algo de mais sério. Bia está apática demais. Vê-la jogar hj em dia, por mais que a gente torça por ela, tem sido se preparar para o pior.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
8 meses atrás

Vamos analisar as coisas. Primeiro ponto, nao da pra comparar temporadas Com niveis distintos, a bia perdeu pra kudermetova e outras top 50 o que se nao e desejavel e normal. Roller coaster e o sentiment, as vezes a coisa engrena outras nao o que tambem e normal. Outro ponto importante, todas outras jogadoras conhecem o jogo da bia e estudam estrategias Para supera la. Isto acontece e ela Vai ter que se reinventar ate rg pois os pontos Dali podem derrubala.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 meses atrás

“JOGO DE FONSECA LEMBRA O MEU” – Novak Djokovic. Com esta declaração de Deus, agora é que os que gostam de avaliar o jogo dos tenistas brasileiros de forma rasteira vão se deslumbrar num delírio profundo, sem precedentes, ou seja, são os mesmos que, por conta da patriotada verdeamarelista, têm o pneu de Thomaz sobre Djokovic no primeiro set em Roma/2016 como a maior vitória de sua carreira, ou ainda a vitória do nó cego do Wild sobre Daniil no ano passado em Roland Garros, como se isto fosse grande coisa em termos sequência longeva, ou como se tais acontecimentos fossem títulos importantíssimos. Torço para que João se torne um grande tenista, mas para os alienados de plantão, ele já é o melhor brasileiro de todos os tempos, depois que foi laureado com a chancela de Deus…

Rogerio Silva
Rogerio Silva
8 meses atrás

Dalcim,
Poderia dizer algo sobre a retirada da opção deslike?

Marcelo Costa
Marcelo Costa
8 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Devido ao abuso do debate sobre goat, poderiam banir também esse tema
Por favor ativem o senso de humor

Rogerio Silva
Rogerio Silva
8 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalciim,
De que forma seria abuso?
O mesmo leitor consegue opinar mais de uma vez?
Estranho isso!

Rogerio Silva
Rogerio Silva
8 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Poxa Dalcim,que chato isso.
Essa turma só decepciona!
Lamentável!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás
Responder para  Rogerio Silva

A festa dos ‘haters’ acabou + cedo. Dalcim levou embora a cerveja e cortou a luz… rs

Marcelo Costa
Marcelo Costa
8 meses atrás
Responder para  Rogerio Silva

Eu nem tinha reparado, tamanha irrelevancia que isso tinha pra mim, se você não pergunta ia passar batido.

Paulo F.
Paulo F.
8 meses atrás

Muito bacana a declaração de Nadal enfatizando que Djokovic é o GOAT.
Uma pena que por questões mercadológucas ainda não possa admitir que o sérvio também tenha sido o grande rival de sua carreira.
Vida longa ao Big-2!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Paulo F.

De novo? Já é a terceira vez então e tem mais peso do que a palavra de qualquer outro, já que ele é o segundo maior da história.

Nem precisa admitir essa obviedade, mas seria bem-vinda também. Djoko já falou inúmeras vezes que o espanhol é seu maior rival.

Rogério Pedroso
Rogério Pedroso
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Caro Paulo, permita-me discordar. O H2H Djoko x Nadal é tão enganoso quanto o H2H Nadal x Federer. Nos últimos 10 jogos, Nadal venceu 6 contra Djoko, todos no saibro onde o espanhol é imbatível e onde se joga, se tanto, 30% dos torneios do circuito. O espanhol vem sendo massacrado pelo sérvio fora do saibro há mais de uma década. Se Nadal avançasse nas chaves dos torneios de quadra rápida assim como o sérvio avança nos de quadra lenta, o H2H estaria 50×29 em favor do sérvio.
Grand Slam conta e muito, mas semanas como número 1 mostram a consistência do jogador durante todo ano e não durante 2 semanas, e o Finals é o 5º torneio mais importante do calendário, onde os melhores enfrentam os melhores, ou seja, na minha opinião o segundão é o Federer. Não fosse a existência do GOAT, acredito que o suíço teria muito mais GS que o espanhol.
Abraço!

Última edição 8 meses atrás by Rogério Pedroso
Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Rogério Pedroso

Claro, Rogério, toda discordância faz parte de um bom debate.

O Groff já fez postagem semelhante exaltando semanas #1 e ATP Finals. Eu acho que a disputa é acirrada pelo segundo lugar quando se leva em conta os principais recordes (Slams, semanas #1, temporadas #1, Finals, Masters 1000 e Olimpíadas), mas vejo leve vantagem pro espanhol. Ele tem 2 Slams (com direito a Double Career), 8 Masters e 1 Olimpíada contra 101 semanas e 6 Finals do suíço e há um empate em temporadas. É muito difícil fazer uma conversão inequívoca dos dados e está tudo certo para quem não concorda.

Vamos para o h2h agora. Em relação ao Djoko, acho 50×29 um tanto exagerado, mas uns 40×32 um placar razoável, caso eles tivessem se enfrentado mais vezes no hard e na grama de 2015 pra cá. Em relação ao Federer, não acho enganoso, visto que Nadal chegou a ter 9×6 de vantagem no duro, com direito a 3×0 no Australian Open. Se não fosse Ljubicic para ter ajeitado a esquerda do suíço, acho que ele teria terminado em desvantagem também nesse piso.

Abraço!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Que piada cara. Federer e Nadal jogaram apenas 4 partidas na Grama com 3 x 1 para o Suíço. Já no Saibro foras DEZESSEIS, com 2 Vitória do Suíço. Daí que quando é adicionada as hards e Indoor pula pra 14 x 10 para Federer fora da Terra batida . Tua necessidade de diminuir o Suíço é constrangedora . E jamais colou …Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Piada é você não admitir que era freguês no hard com 9×6 e que sem Ljubicic dificilmente teria virado pra 11×9. Por que não cita essa vantagem mínima e só faz sempre o h2h seletivo de 14×10 precisando somar a grama?

Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Todos fizeram ajustes durante a carreira. Federer já era multi-Campeao sem Ljubicic. Isso é mérito,teus “se ” é que tentam denegrir. Não sabes nada de Back Simples e mostra total desconhecimento com tua ridícula esquerda ” atrofiada ” . Laver e Sampras também tinham ? ?? . Federer tinha uma variação ímpar com este golpe, admirado por muitos e tu não aprendes mesmo. Grama + hard + Indoor são as superfícies fora da Terra Batida . Teu Esporte é ” goat ” , desentendido Piloto … Rsrsrs, Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mudou de assunto e não respondeu minha pergunta pra variar. Por que não cita o apertado h2h de 11×9? Acredita mesmo que teria virado o h2h sem os ajustes na esquerda “atrofiada” castigada a vida inteira pelo forehand com spin do espanhol?

Não fui eu quem disse, foram os argentinos da época (Nalba inclusive) e pode ser facilmente comprovado em vídeos.

Achei que hard indoor fizesse parte do hard court.

A conferir, kkkk, aba!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 meses atrás
Responder para  Rogério Pedroso

*se levam

Rogério Pedroso
Rogério Pedroso
8 meses atrás

Nagal vai jogar Monte Carlo e espero um bom torneio pra este guerreiro que acompanho há anos.

Paulo F.
Paulo F.
8 meses atrás

Novak Djokovic torna-se o mais velho número 1 da história.
Este era uma feito que era cantado em verso e prosa pelo Sérgio Ribeiro quando o Roger Federer era o detentor deste feito.
Agora que este recorde troca de mãos (mais uma vez!) tu continuarás exaltando este feito/recorde ou ele passará a ser desprezado por ti, Serginho?
Sei.
A conferir.
Rsrsrsrrs abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Paulo F.

Comentário típico. Tens noção do que representa a história do Esporte, Sr P.A. ? . Imagina um Tenista jogar um altíssimo nível de Tênis no ocaso da carreira, e ainda se Tornar o mais Velho N 1 de toda a Era Profissional . Federer e agora Djokovic, superaram com folga os 33 anos de André Agassi obtido em 2003 . Um dos recordes mais difíceis do Esporte sem dúvidas. Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 meses atrás
Responder para  Paulo F.

Conferido kkk…

João Sawao ando
João Sawao ando
8 meses atrás

Dalcim.collins ganhou. Qual posição ela vai para o ranking?

João Sawao ando
João Sawao ando
8 meses atrás

Ben shelthon tb ganhou do Tiafoe. O pai do ben tb foi tenista profissional dalcim?

Guilherme
Guilherme
8 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Uma consulta rápida no Google responde esse tipo de pergunta

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 meses atrás

Vi q Sinner também está inscrito p jogar duplas. A meu ver é um erro, ninguém está adaptado ao saibro nesse momento, a temporada nesse piso é longa e desgastante, inclusive com uma olimpíada.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Não vai jogar mais que duas partidas e largar . Escolheu parceiro especialista em Simples e amigo , Lorenzo Sonego . A conferir kkk. Abs!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 meses atrás

A Daniele Collins está com 30 anos e conseguiu se reinventar. A Bia Maia, com menos de 28, não vejo porque não possa fazer o mesmo.
O problema é que ela parece estar com alguma limitação física pra sacar, não sei se momentânea ou crônica. O resto deve dar pra melhorar.

ari
ari
8 meses atrás

Nao creio que podemos considerar o har-tru mais veloz que o saibro. A bola para no material que e mais parecido com uma areia e nao pega muito spin.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.