Miami (EUA) – A paulista Beatriz Haddad Maia garantiu, nesta segunda-feira, mais uma semana como top 10 na WTA, mas seus dias nesta faixa de ranking estão contados. Isso porque na próxima semana serão descontados os pontos do seu título no WTA Elite Finals de Zhuhai e ela fatalmente sairá da faixa das 10 mais bem colocadas.
Ocupando atualmente a décima colocação no ranking, Bia joga o WTA 500 de Tóquio para tentar evitar uma queda grande. Por enquanto, ela está descendo para a 17ª colocação na lista da próxima, mas pode recuperar duas se vencer sua partida de estreia. Na melhor das hipóteses, em caso de título, a paulista será a 11ª do mundo na semana que vem.
Um pouco mais embaixo, as também paulistas Laura Pigossi e Carolina Meligeni ganharam quatro posições cada nesta segunda-feira. Laura subiu para a 123ª colocação e segue na luta para tentar voltar ao top 100. Por sua vez, Carol ficou bem perto de retornar ao top 300, subindo para o 301º lugar.
Na contramão, a gaúcha Gabriela Cé perdeu quatro lugares e agora é a 428ª do mundo. Outra que também foi para baixo nesta semana é Luiza Fullana. A brasiliense de 23 anos amargou uma queda de 10 colocações, descendo para o 584º posto.
As jovens Ana Candiotto, de 20 anos, e Luana Plaza, de 19 anos, tiveram um bom começo de semana, ambas subindo um pouco no ranking. Candioto teve a ascensão mais modesta das duas, melhorou seu ranking em três colocações e agora aparece no 638º posto, ao passo que Plaza ganhou seis lugares e atingiu a 868ª posição.
Veja como está o top 10 das brasileiras na WTA:
Beatriz Haddad Maia – 10ª
Laura Pigossi – 123ª (+4)
Carolina Meligeni Alves – 301ª (+4)
Gabriela Cé – 428ª (-4)
Thaísa Pedretti – 539ª (+1)
Luiza Fullana – 584ª (-10)
Ana Candiotto – 638ª (+3)
Julia Konishi – 820ª (+9)
Luana Plaza – 868ª (+6)
Leticia Vidal – 934ª (-1)
Com uma chave duríssima esta semana, não espero uma boa campanha. Mas terminando no top 20 já é admirável!
Sua adversária será a Andreescu que está longe de ser a jogadora que já foi mas é muito agressiva e confiante. Parada duríssima.
Mas fica bem longe do Top#50, que os haters tanto previram, Rrss…
VQV BIA!
Olha, ganhar duas partidas aí e fechar no top15 uma temporada repleta de oscilações é um feito descomunal. Isso pq tem que trocar o técnico, contratar psicólogo, tem mental de farofa, jogadora de challenger que se pega uma melhorzinha perde. Imagina se todas essas dicas dos haters fossem seguidas????
Pra quem fez a profecia do apocalipse para o final de ano da Bia, ela ter entrado no top 10 e conseguido ficar por duas semanas nesse patamar é um feito enorme. Os profetas do apocalipse não têm nem mais coragem de fazer comentários por aqui. O desconto dos pontos do título do WTA Elite Trophy 2023 já era esperado e a torcida era para que a Bia conquistasse pontos em outros torneios pra compensar o desconto dos 700 pontos do título e isso ela conseguiu com sobras. A grosso modo, nesta semana a Bia está com 3194 pontos e descartando os 700 pontos do título do ano passado, a pontuação cai pra 2494, sem contar os pontos que a Bia pode ganhar nesta semana e os pontos das concorrentes. A Marta Kostyuk esta na 18ª posição no ranking com 2493 pontos e não joga nesta semana. As que estão atrás da Kostyuk até a posição 30 parece que a maioria não joga. Então, acredito que a Bia vai cair pra no máximo 17º lugar no ranking, o que é uma excelente posição.