Melbourne (Austrália) – Mais uma vez a paulista Beatriz Haddad Maia sofreu contra uma argentina e assim como fez em suas duas partidas de simples na Billie Jean King Cup, no final do ano passado, mostrou resiliência para bater de virada Julia Riera, vinda do quali e atual 146ª do mundo, gastando 2h40 para superar a estreia no Australian Open com o placar final de 4/6, 7/5 e 6/2.
Esta foi a primeira vitória da número 1 do Brasil e 17 do mundo na temporada, após ter perdido seus dois jogos na United Cup e caído na primeira rodada no WTA 500 de Adelaide. Sua próxima adversária nas quadras do Melbourne Park será a russa Erika Andreeva, 86ª do mundo, que superou a chinesa Saisai Zheng na estreia com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6).
Com o resultado, Bia amplia sua invencibilidade contra rivais argentinas, vencendo a nona seguida. Ela não perde de uma tenista do país vizinho desde fevereiro de 2019, quando Victoria Bosio a derrotou na BJK Cup. Ao todo são 23 vitórias e apenas nove derrotas.
Superada por uma tenista vinda do quali na terceira rodada do Australian Open da temporada passada, a russa Maria Timofeeva, a brasileira espanta o fantasma desta vez. Ela não perdia para jogadoras da fase classificatória justamente há um ano, anotando agora a sexta vitória seguida e a 76ª no total, tendo perdendo apenas 16 vezes para qualificadas.
Vantagem escapa e Bia sai atrás
Bia até largou na frente no primeiro set, com uma quebra no quinto game, mas a vantagem não durou muito e logo em seguida viu a rival argentina devolver o break para empatar. Sem impor seu favoritismo, a canhota paulista deixou escapar um break-point no sétimo game e outros dois no nono. As oportunidades desperdiçadas acabaram custando caro, Riera anotou nova quebra e largou na frente.
O saque da brasileira não fez estrago no começo, com apenas 54% de aproveitamento na primeira parcial. Curiosamente, ela teve melhor desempenho com o segundo serviço (64%) do que com o primeiro (48%). Do outro lado, Riera venceu 56% dos pontos com o saque, salvou três dos quatro break-points que teve contra e converteu os dois que teve a seu favor.
No segundo set, a paulista conseguiu se impor melhor com os primeiros serviços e venceu 76% das bolas disputadas, elevando o aproveitamento no geral para 73%. Bia passou tranquila pelos seus games de serviço, mas teve dificuldade em pressionar a adversária, conseguindo a tão esperada quebra apenas no 11º game, em que precisou de quatro break-points para enfim bater o saque de Riera.
Só que para fechar o set e levar a definição para o terceiro não foi nada fácil para Bia. Apesar do grande desempenho com o serviço até então, ela sofreu ao sacar para empatar, saiu de 0-40 e salvou cinco break-points até finalmente ter seu primeiro set-point. Depois de muita luta e sofrimento, a paulista enfim venceu o game e se manteve viva na partida.
Bia deslancha no fim e completa virada
Assim que conseguiu sair da desvantagem, Bia conseguiu deslanchar e dominou as ações no terceiro set. Com duas quebras seguidas, ela venceu os últimos cinco games da partida e garantiu a primeira vitória na temporada. Ainda assim teve seus momentos de dificuldade nessa reta final, salvando dois break-points no sexto game.
Bia não escondeu o descontentamento com seu jogo, apesar da vitória. Ela terminou o jogo com 66% de aproveitamento com o saque, anotou 35 bolas vencedoras e cometeu 47 erros não forçados. Riera teve 56% de aproveitamento nos games de serviço, disparou 28 winners e desperdiçou 45 pontos em erros não forçados.
Natural a Julia e a melhor jogadora Argentina e vem de 3 jogos. Fez um 1 set melhor e perdeu. O segundo melhor é ganhou. E o 3 sobrou. Tem tudo para ir longe só não pegar Pegula, Gauff, Keys e Sabalenka
Valeu pelo resultado mas jogou muitoooo mal. Jogou contra uma jogadora fraquissima con saque de 120 km/h
E ainda aprendendo a fazer toss.
que martírio. psicológico péssimo. erros grotescos. contra uma argentina 144 do mundo e coadjuvante o que acontece com essa moça? ela não consegue se reencontrar.
Ganhou!
Como brasileiro, torço muito para Bia, porém, tá falta muita coisa no jogo dele. Falta sacar bem, falta variação de jogo, falta confiança, etc.
Ja é hora de trocar de técnico msm.
Venceu, mas não convenceu. Foi um suplício, esteve para perder o jogo quando estava 5×4 pra Riera no 2º set, teve que suar sangue pra vencer uma jogadora de 3ª classe. Continua com um saque horroroso, não acerta o primeiro serviço nem com a guarda formada, o segundo serviço era só um tótózinho pra passar da rede e mesmo assim fez um monte de duplas faltas. Melhorou um pouquinho no 3º set porque a adversária estava pisando na língua e não aguentava mais, estava pedindo a Deus pro jogo acabar logo. Desculpem-nos os defensores, mas com este joguinho não vai sobreviver a uma top 50, só se resolver jogar o jogo dela e não o do técnico escolar, porque hoje nem adiantou a torcida chamar pelo nome, pois só estava o corpo em quadra, pois a alma estava passeando em algum outro lugar.
NFL tá acabando né? Que pena…. Estava tão bom sem vc por aqui…
A verdade dói, né amigo? Vocês querem continuar no mundo dos sonhos, criam sua própria realidade.
A verdade é uma coisa, opinião pessoal é outra coisa. O seu comentário reflete apenas a sua opinião e não a verdade.
Parabéns Bia orgulho do Brasil,eu disse que a primeira vitória do ano viria no GS,nada mal
Os Argentinos devem ter uma raiva da Bia
Meu Senhor, que partida terrível da Bia. Era para ser tudo bem mais fácil. Foi triste de ver.
E depois dizem que não há sofrimento. Pelo menos desta vez foi alegria ao final. Ufa!!!
Entrou em quadra no terceiro set e acabou o jogo.
Torcer para que no próximo ela já estar ambientada e jogar o que sabe.
Parabéns e na torcida !!!
A Bia não está no alto nível que jogou em 2023, quando foi semifinalista em RG. São raros os momentos de boas trocas de bolas. A Viera não ganhou o segundo set porque lhe faltou experiência. Não sei se a Bia vá chegar a 4a rodada, mas tem tênis pra isso. O problema é a tal pressão.. Torço muito por ela. Mas precisa-se soltar. O segundo saque dela não chegou a 100km/h. O próximo jogo é contra a Andreeva, osso duro de roer. A conferir!!
Muito sofrimento contra adversária medíocre. Valeu pela vitória mas com saque de principiante não vai longe nesse GS.
A fase continua dificil, oremos por mais uma vitória e quem sabe uma boa melhora de auto-confiança.
Sigo torcendo muito pela Bia mas tem jogos que irrita. A Riera (que perdeu 2x pra Meligeni Alves) tentou estratégia similar à Sara Sorribes mas não aguentou fisicamente (além de ser tecnicamente inferior). Demos sorte. Vamos ver se melhora na próxima rodada.
Vamos Bia
Já temos um bom começo e agora com mais confiança, deve crescer no torneio.
Começo de ano parece que a Bia fica um pouco travada, mas com certeza o tênis está lá!
É apenas questão de tempo e persistência para os resultados aparecerem!
VQV BRAZUCAS!
Jogou muito mal…teve um saque que dela que foi a menos de 80 km …o segundo saque dela deve tá mais lento que o saque da Pigossi. Quando consegue uma vantagem..se encolhe ..para de arriscar…espero que melhore…se não…não vai longe ..
É verdade, parece que fica com medo de arriscar. O braço encolhe é fica só passando bola, rezando pra adversária errar.
Mesmo com a vitória,foi um show de horrores.Essa Argentina é fraca,para ter um ideia ela consegui perder 2 vezes ano passado para a Carol Rodrigues Alves.Bia vai precisar melhorar e muito p passar da segunda rodada
O mais importante foi que ganhou e se classificou para a próxima fase. Obviamente que precisa subir o seu nível porque a qualidade das adversárias vai aumentar a cada rodada. O fato dela não ter ficado satisfeita com a sua performance é positivo porque mostra que ela deve ir atrás de corrigir os erros e evoluir. Muita força pra você, Bia, nessa sequência de torneio.
É importante vencer sempre, mas tem hora que dá até raiva dos erros ridículos dela.
Incrível como a senhora Beatriz não passa nenhuma confiança pra quem está assistindo,se fosse contra uma adversária um pouquinho mais técnica já tinha caído nessa primeira rodada…Olha sinceramente ela têm que repensar tudo o que fazendo pq está sofrível ver ela jogar.
O nível real (atual) é esse daí, juntinho com a Pigossi, lá pelo #150.
Jogo muito parelho, tal como não era nunca pra ser num (#17 vs. #148). E a Riera ainda teve chances reais de levar a partida; só não levou porque o nível não permite jogar um pouquinho mais. Falando sério – novidade pra ninguém, né? A Bia já tá no buraco assim faz tempo…
Tá sacando pior que uma menina do juvenil a Bia – e isso já faz mais de 1 ano e a pessoa que recebe $ pra resolver isso daí não faz nada de concreto pra pelo menos melhorar.
Ou é ingerência (não tem moral com a atleta) ou é incompetência mesmo. Ou ambos.
Termina a partida e você se pergunta: Pra que eu fui assistir isso daí? Que perda de tempo…
Este foi o melhor comentário que eu li aqui no blog. Tudo isto é a pura verdade. Ou procura corrigir ou vai desabar no ranking. Parabéns.
Vitória importante para espantar a zika. Estreias são complicadas e Bia jogou abaixo novamente, mesmo assim venceu na força do ódio. Poderá jogar mais tranquila na próxima partida, agora a temporada começa pra valer…
Já falei várias vezes, o tenis dessa moça é muito fraco, o jogo dela se resume a dar pancada na bola a parte técnica é muito fraca, eu juro que não entendo esse treinador, está com ela a muito tempo e o que vemos é só piora no jogo, ela não melhora em nada e a única coisa que sabe fazer é cerrar punho, gritar vamo e olhar pro treinador que fala sem mexer a boca. Hoje em dia qualquer top 200 da WTA quando não vence, faz jogo duro com ela. me digam os senhores, aonde que o jogo dela evoluiu com esse treinador, eu só vejo piora, no saque, na parte técnica, parece que a única coisa que ela aprendeu é olhar para o treinador quando faz o ponto ou quando perde o ponto, da impressão que se o treinador não estiver sentado ali ela não vai saber o que fazer. Essa argentina foi eliminada pela Pigossi na semi dos jogos panamericanos que é uma competição fraquíssima e hoje ela faz jogo duro com a Bia. Mesmo vencendo hoje, com certeza não passa da próxima, pois com esse jogo pobre e sem alternativas não da pra esperar nada. Ficar o tempo todo cerrando punho e balançando a cabeça não faz vencer jogo. Por favor, se alguem viu alguma evolução no jogo dela com esse treinador, me avise que amanhã mesmo comprarei um óculos.
Parabéns por se dar essa chance. É certo que encurtou bastante o braço quando sacava para abrir vantagem, mas sempre buscou a reação durante os dois últimos sets, sem ter o saque quebrado. Vamos agora deslanchar no AO!
Parabéns Bia! Não foi como vc queria, com certeza, mas é estreia, nervosismo, fazem parte, venceu na raça, bola pra frente, torcendo por vc!!!
Nenhuma surpresa, isso aí é Beatriz Haddad Maia.
Ganhou torneio virando todos os jogos.
Eu não aposto 1 real nela contra a 999° do mundo, mas também não vou duvidar jamais que pode pegar a Sabalenka pela frente e vencer.
Já não crio expectativas, só assisto o jogo e torço.
Nos também só assistimos. Quase ficamos ricos, foi por pouco.
Primeiro set pavoroso. Se recuperou depois, mas está muito abaixo ainda.
Está travada, sem confiança. Hora de se soltar. O segundo saque deixa a impressão de insegurança elevadíssima ou lesão nas costas… algo tem… pouco arranque para bolas defensivas, lenta, pouca explosão e expressão de tensão.
Cada vez pior e vai piorar mais com este técnico e com os defeitos que ela tem
Partida horrível de Bia – contra uma adversária muito fraca – tinha mais do que obrigação de vencer – nervosa , errática, muito mal taticamente e sem qualquer inspiração – acho pouco provável que passe pela excelente Andreeva na próxima rodada …
Já esperava um jogo pegado e até mesmo uma derrota brasileira pois a Bia não vem jogando bem. Mas que bom que passou, apesar do susto.
A Bia nos faz sofrer pelo bem do entretenimento.
Vi apenas parte final do 1° set. Seloko, jogo ruim de assistir !
Haddad Maia errando muitas bolas não forçadas ! Imagina quando forçava ? Tá loko !
Saque tbm muito chinfrim ! Não machuca, nem faz estrago em ninguém !
Se a próxima fosse a caçula Mirra Andreeva, Haddad Maia já poderia dar adeus ! Mas como é a Erika, tudo pode acontecer. Mas o limite parece ser a 3° rodada se for contra Katie Bolter, um jogo equilibrado na teoria, mas que é difícil de ocorrer no atual momento e fase da brasileira.
O jogo da Bia está muito passivo e o serviço(Saque)inofensivo! Se continuar assim não irá longe!
Parabéns à BEATRIZ HADDAD !!! Foi um jogo duríssimo contra a ARGENTINA e em vários momentos achei que BIA iria sucumbir, mas ela sempre renascia e dava novas esperanças, corajosa !!! Parabéns !!!
Como jogou mal…terrível.
Muito bem, Bia!!! Go, go, go!!!
Bia sofreu muito. Melhorou no final do segundo set, ficou mais agressiva e passou a errar menos. Com isso, controlou o 3° set. Mas terá que evoluir se quiser avançar mais uma rodada. Definitivamente não é um bom inicio de ano. E não falo de resultados somente, a performance não está aceitável pra uma TOP20. É trabalhar e melhorar. Quem sabe essa primeira vitória traz um alívio e um mental mais forte.
Ganhou mas jogou muito mal. Instável emocionalmente. Passa o tempo todo gritando dentro de quadra. Previsa melhorar muito. A adversária era muita fraca.
O mais importante foi q conseguiu o resultado mas, o desempenho continua com ene poréns..
O 1° set foi absolutamente pavoroso, pouca coisa se salva.. A partir do 2° set o nível sim, melhorou bastante mas, a parte psicológica continua mostrando fragilidades- é incrível como sempre q vai sacar após conseguir uma quebra a Bia encolhe o braço e sofre horrores com o serviço, n consigo pensar em outra causa q n psicológica..
Enfim, torcer q a vitória dê uma aliviada no mental da BR e q ela consiga desempenhar melhor seu jogo daqui pra frente
Como brasileiro, me dá muita vergonha ver a Bia comemorando erro de uma adversária de nível tão inferior.
Deveria comemorar só seus pontos e ser respeitosa com a adversária
Também percebi isso. Atitude lamentável.
Parabéns Bia. Que a vitória, mesmo sofrida, seja o início da recuperação da confiança no seu jogo.
1 – Demérito da Bia: Considerando as posições atuais no ranking (17º x 144º) era pra ter ganho muito mais fácil
2 – Mérito da Bia: A Julia tá em ascenso e só tem 22 anos, e a sua habilidade tá melhorando…O ranking baixo dela ainda esconde o seu nível atual. O jogo foi disputado assim pelo bom desempenho da Julia e não só pelas fraqueças da Bia
Ou seja, a Bia ganhou com justiça. A diferencia pequena esteve em como no 3º set o cansanço da Julia apareceu diminuindo a precisão nos tiros.
Menos mal que a próxima adversária é a Erika Andreeva. Se fosse a Mirra Andreeva seria bem mais difícil. A chave da Bia não está fácil. Se passar pela Erika, depois pode vir a Katie Boulter ou Veronica Kudermetova e na rodada seguinte a Jasmine Paolini. Serão grandes desafios para a Bia e vai exigir que ela melhore a sua performande atual. Será difícil mas eu acredito na Bia. Torço que ela tenha controle emocional e força mental pra jogar o seu melhor. Os comentários técnicos sobre o jogo da Bia e as sugestões pra mudança de técnico são as mesmas do ano passado. Pelos comentários de alguns, acredito que acham que a Bia não tem personalidade, é dependente do técnico e não tem capacidade de tomar as decisões sozinha. Embora eu ache que a Bia ainda não encontrou o equilíbrio e força mental necessários pra jogar no seu melhor nível com mais consistência, ela está longe de ser uma jogadora medíocre ou fraca como muitos falam. A faixa de ranking em que ela está se mantendo desde agosto/2022 mostram isso. Pra mim, o mais importante é que ela está lutando pra evoluir/melhorar.