Tóquio (Japão) – Em sua última parada na longa série de torneios na Ásia, Beatriz Haddad Maia foi eliminada na estreia do WTA 500 de Tóquio. Com aparente lesão nas costas, número 1 do Brasil e 10ª do mundo jogou apenas três games e desistiu do duelo contra a canadense Bianca Andreescu quando perdia o primeiro set por 3/0, depois de 18 minutos partida. Em três jogos entre elas, Andreescu marcou a segunda vitória e chegou às quartas de final. Segunda cabeça de chave em Tóquio, Bia tentava repetir o resultado de 2022, em sua única participação anterior no torneio.
“Senti a lombar no quarto ponto do jogo. E precisamos entender melhor o que aconteceu”, disse Bia após a rápida partida desta quarta-feira em Tóquio. Este foi o quinto torneio seguido que ela disputou no continente asiático. A série começou com o título do WTA 500 de Seul, no final de setembro. Depois, jogou dois WTA 1000 na China, parou ainda na terceira rodada em Pequim e foi às oitavas em Wuhan. Já na semana passada, atuou no 500 de Ningbo, também em solo chinês, e chegou às quartas.
Bia voltará ao Brasil e tenta se recuperar a tempo para o confronto contra a Argentina pela Billie Jean King Cup, em São Paulo. Os jogos acontecem nos dias 15 e 16 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, e valem vaga no qualificatório mundial de 2025. A competição entre países também encerrou as temporadas da brasileira nos anos de 2022, contra a mesma Argentina, fora de casa, e também no ano passado, diante da Coreia do Sul, em Brasília.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com a derrota na estreia, Bia não soma pontos nessa semana em que poderia minimizar a perda dos 700 pontos do título do Elite Trophy do ano passado. A paulistana de 28 anos deve cair para o 17º lugar. Ainda assim, com 35 vitórias e 26 derrotas em 2024, terminará a terceira temporada consecutiva entre as 20 melhores jogadoras do mundo.
Haddad Maia forced to retire through injury 😔@Bandreescu_ moves onto the quarterfinals: 3-0, RET.#TorayPPO2024 pic.twitter.com/c2gmfOQCcM
— wta (@WTA) October 23, 2024
Adversária de Bia nesta quarta-feira, Andreescu teve a melhor temporada da carreira em 2019, quando conquistou o US Open e também os WTA 1000 de Indian Wells e Toronto para chegar ao quarto lugar do ranking. Mas a canadense de 24 anos teve três longos afastamentos do circuito, com uma grave lesão no joelho, além de uma pausa para cuidar da saúde mental e uma recente fratura por estresse nas costas que a deixou dez meses sem jogar. Por tudo isso, ocupa apenas o 159º lugar do ranking e só jogou nove torneios na temporada. Agora com 13 vitórias contra top 10, duas delas neste ano, ela espera pela vencedora da partida entre a britânica Katie Boulter e a japonesa Kyoka Okamura, que se enfrentam apenas na quinta-feira.
O jogo teve apenas 17 pontos disputados, 12 deles vencidos por Andreescu, que confirmou o serviço no primeiro game, conseguiu quebrar Bia no segundo, logo no primeiro break-point que teve a seu favor, e também venceu o terceiro. A canhota paulista, aparentemente com problema nas costas, decidiu então abandonar a partida e assim encerrou sua participação no torneio e na temporada asiática. A última vez que ela havia abandonado uma partida foi em agosto, em Toronto, também por lesão nas costas.
Temporada muito positiva, voltar pra casa, descansar e focar na pré temporada. Terceiro ano seguido fechando como top20, podemos dizer que temos uma autêntica top20. E com potencial pra mais.
Bia vamos tratar das costas e ir para bjk cup
Deveria pular e focar em 2025
Concordo
Eu disse isso no outro post e alguns disseram não! Os caras acham que ela é robo, e que precisa provar mais alguma coisa.
Torcedor as vezes é muito irracional!
Deveria aproveitar para treinar mais.
Ela precisa melhorar em tudo!!!
Aproveito para alertar: se houver mais um comentário ofensivo, no tom absurdo dos que você tem feito, seus comentários serão banidos definitivamente.
Não fará falta nenhuma, pelo contrário.
acho que você deveria banir imediatamente, de qualquer forma ele vai entrar aqui de novo com um outro fake perfil.
que coisa estranha. sequer deu satisfação ao público. tomara que não tenha dado green. achei um pouco feio, por mais que ela estava chateada. menos mal que eu gosto da Andreescu. agora vou torcer por ela. uma pena pois esperávamos ao menos duas ou três vitórias essa semana. agora é esperar 2025. bjos Bia e boa recuperação.
Muita lesão igual com pouco tempo entre elas. Algo de errado não está certo. Não é “fatalidade”.
Volta para o Brasil, esquece BJK Cup, vai tratar do físico e da mente, vai namorar um pouco, pois é isso que pode estar faltando para o equilíbrio emocional e mental.
Olha a Badosa aí, depois que começou namorar sério melhorou a mente e até o físico. Kkkk
Bia já provou ser uma TOP15, o desafio ano que vem é entrar e se consolidar no TOP10, ficando lá a maior parte do ano pelo menos. Eu acredito! Vamos Bia!
Uma pena para a Bia, mas feliz pela Andreescu. Que consiga uma boa campanha!
Uma pena essa lesão. Mas, não adianta prosseguir em tal situação.
Forca Beatriz. Voltará mais forte.
Força Beatriz. Voltará mais forte.
Muitos criticam o saque da Bia por ser sem potência e efeito, está aí há resposta que eu e outros vários aqui já comentarão sobre isso, mas muitos não entenderam ainda. Bia tem um lesão grave na coluna, inclusive já fez uma pequena intervenção cirúrgica na coluna e no giro do quadril, mesmo assim tem um excelente toss e saque a meu ver, é pura superação, não dá pra cobrar muito. Única saída é treinar e melhorar o saque compensativo com bastante efeito, essa lesão lombar das costas vai e volta, depende muito do emocional e desgaste mesmo, não tem o que fazer. Bia obrigado por tudo e todas emoções que você trouxe para o circuito e para nós brasileiros pela ótima retomada e recuperação da temporada. Parabéns mesmo!!! Ainda sim vai encerrar temporada como top 17, sensacional, que demais top 20 três anos seguidos, é para poucos. Volta pra casa descansa bastante você merece isso, porque seu nome já está na estória do tênis mundial, parabéns outra vez, torcemos muito pelas madrugadas ou não, vivemos muitas emoções. Obrigado Beatriz Haddad Maia.
Concordo com tudo que escreveu! Torcer para que se recupere!
Nss, agr eu espero que ela não vá pra o campeonato do brasil, tomara que ela se recupere bem, e volte só ano que vem ou na united cup se já tiver tudo ok, mas ela precisa se recuperar pra não interferir no saque
Só pontuando a lesão na lombar da Bia infelizmente é crônico. Tudo de bom, um excelente natal e feliz ano novo, com muita saúde e paz para todos e familiares. Até a United Cup.
Embora tenha mostrado que é a nossa 3a. Melhor Tenista de todos os tempos, aparecerão os haters vaticinando fim da carreira e para focar em duplas…
VQV Bia!!!
Quando eu disse que ela deveria dar “out” nesse torneio veio alguns aqui dizer que não!! Esta ai, ela é um ser humano e não um robo!!
Torcedor as vezes é bem irracional!
A Bia precisa descansar e focar na preparação para o AO, ela não precisa provar mais nada pra ninguem!
Nada a ver meu amigo. Por acaso as outras são robôs! Que bobagem! Foi uma fatalidade. Ela tinha que jogar sim, cabeça 2. Tinha chance de terminar o ano no top 11.
Não é questão de provar, não se trata disso.
Tem bastante tempo pra descansar até AO. Misericórdia. Troca esse disco!
Olha lá no Top 20, a Bia disputou 26 torneios no ano enquanto a media das jogadoras jogaram 20,… só outras 2 jogadoras jogaram tanto assim só que são jogadoras bem mais novas. e na boa “praquele lugar com o ranking” a Bia não tem mais nada que provar pra você não meu amigo! 3 anos no Top 20 terceira melhor tenista da hitória do Brasil! Vai ficar se matando, pra que??
Ai o resultado entrou em quadra jogou 3 games e saiu…. e não me venha com esse papinho de “cheque” que ela já não precisa mais disso não.
Se desse out, não teria a premiação
Hoje iremos torcer para o Wild, tenista número 1 do Brasil!
Ano que vem teremos também o Fonseca com mais experiência!
Fale por você. Que eu torcer pra ele… não mesmo.
Concprdo totalmente
Que pena, a chave estava favorável… bom descanso e que volte plena para a temporada 2025!
Eu já sabia rs
O grande dilema dos(as) tenistas dado o estafante calendário atual é saber se o corpo resiste a maratona de jogos e viagens. Bia pratica um nível tênis para estar dentro do TOP 15. Chegou perto de encerrar o ano dentro do Top 10 (talvez seja o próximo passo para 2025). Hora de descansar e se recuperar do problema nas costas. Não tem mais nada muito relevante para disputar até o final do ano. apesar dos percalços, mais um ano positivo. Continuar trabalhando e treinando muito. ano que vem tem mais …
Erro do staff da Bia. Até pra gente de fora, era claro que ela já estava sobrecarregada com a sequência incomum dos últimos 2 meses.
Mais um ano acima da média. Está de parabéns!
Merece um descanso para recuperar as energias e tratar da saúde corporal e mental!!
A Bia é o orgulho do tênis brasileiro. Orgulho esse que ficou em baixa por muito tempo.
Me parece que por essa pressão dos 700 pontos a defender ela entrou tensa demais no jogo meio dura e acabou travando as costas logo nas primeiras pancadas na bola.
Uma pena para a Bia pois ela tinha uma chave bem convidativa para até quem sabe vencer o torneio e garantir 500 pontos diminuindo bastante esse desconto no ranking da semana que vem.
Deve finalizar em 17 no ranking esse ano, mas como vai ser o pior fechamento de ano desde 2022 quando finalizou em 15 e 2023 em 11 os haters vão voltar com peso novamente tomara que ela e a equipe tenham cabeça fria para passar por mais essa provação.
Faz parte. Cheque na mão e que descanse para estar na ponta dos cascos no ano que vem.
Deve estar entre as 16 cabeças de chave no Australian Open, então contará com uma boa chave para iniciar a temporada.
Que lástima!
Bora focar em duplas
Este é o tal do FF que está por aqui há 5 anos fazendo chacota dos nossos tenistas.
Bem mais que 5 anos
Respeito por favor
Baba o ovo do Sell e do Wild e critica a nossa única tenista – incluindo homens e mulheres – que pertence de fato à elite do tênis mundial.
Eis aquele que se parece aquele animal agourento, que sobrevoa o terreno e só desce quando sente que aconteceu coisa ruim… Rrss…
Uma vez negativo, sempre negativo…
VQV BIA!
Hora de descansar e depois se preparar para 2025
Esse é o lado bom do Meligeni disputar de 2 a 3 torneios a cada 10 semanas,evita esse tipo de lesão
Foi pro Japão buscar o cheque. Tudo certo, faz parte.
E o público que pagou ingresso ou torcedores que se planejaram para assistir o jogo em casa? Nenhum respeito?
É um comportamento bizarro, concordo. Mas infelizmente é um artifício muito utilizado.
Lesão nas costas é falta de respeito?
É muito provável que já estava, pq foi bem no começo. Entrou pra pegar um cheque…
É ingenuidade num esporte individual não considerar a possibilidade de um dos competidores se lesionar. Então, quem foi assistir pela televisão ou quem pagou ingresso para assistir presencialmente têm que ter consciência desta possibilidade. Num esporte coletivo, o atleta que se lesiona pode ser substituído mas no esporte individual não. Isto posto, não vi nenhum desrespeito por parte da Bia, ela não se lesionou porque quis. Qual seria o motivo para ela se lesionar intencionalmente? Se ela avançasse no torneio ganharia mais dinheiro e mais pontos no ranking.
Uma pena a Bia ter se lesionado mas é o risco que se corre quando se pratica um esporte de alto rendimento como o tênis. Jogar cinco torneios em sequência, além do desgaste dos jogos e treinos, tem as viagens. Agora é tentar se recuperar pra ver se consgue representar o Brasil na BJK Cup e depois se preparar para 2025. O ano de 2024 foi bastante positivo, permaneceu a maior parte do tempo no top 20 e algumas poucas semanas no top 25. Isso é um feito enorme. E as oscilações pelas quais passou em 2024 vão contribuir para o fortalecimento mental da Bia para a disputas dos torneios em 2025.
Fui um dos primeiros comentários e cadê?
Corrigido, tudo certo!
Não deu, faz parte!!!
Pode acontecer com qualquer uma.
Teve uma longa e cansativa temporada. Machucou novamente a coluna depois de várias lesões.
Mas agora vai se preparar para mais um torneio cansativo.
Isso não faz nenhum sentido
Imagino que a Bia tenha uma grande responsabilidade e também uma certa pressão para tentar se recuperar a tempo de participar da BKJ Cup no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo-SP, se eu não me engano nos dias 15 e 16 de novembro. A promoção do evento está sendo feita contando com a presença dela. Acredito que ela e seu staff tenham consciência disso e não sei se isso influenciou na decisão de abandonar o jogo de hoje. De qualquer forma, vou torcer para a Bia se recuperar o mais rápido possível e pra que tenha condições de defender o Brasil na BJK Cup em novembro.
[…] WTA 500 de Tóquio, a canadense Bianca Andreescu se solidarizou com o problema nas costas da rival, que jogou apenas três games na partida entre elas a desta quarta-feira. Em entrevista dentro de quadra, ela lamentou o ocorrido com a […]
Aproveita para treinar os fundamentos :slice, voleio e dropshots.